Questões Militares
Comentadas sobre economia internacional em conhecimentos gerais
Foram encontradas 16 questões
Figura 1 - Desertos na caatinga. Fonte: http://sosriosdobrasii.blogspot.com. Acesso em: 04 set- 2019.
A conturbação política, econômica e humanitária vivida na Venezuela tem sido noticiada em jornais e revistas do mundo todo.
O Jornal Estado de Minas Gerais, no dia 07 de fevereiro de 2019 afirma:
Politicamente dividida, a Venezuela, declarada em moratória parcial em novembro de 2017 por várias agencias classificadoras, afunda mais a cada semana em uma crise econômica sem precedentes.
A inflação alcançou, em 2019, surpreendentes 10.000.000%, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). 0 Produto Interno Bruto (PIB) caiu à metade em cinco anos, e a população sofre com a escassez de alimentos e medicamentos.
Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/02/07/interna_inter nacional,1028771/economia-da-venezuela-esta-no-centro-de-guerradiplomatica.shtml. Acesso em 12 set. 2019
I) O petróleo é o principal alvo das sanções econômicas adotadas pelos Estados Unidos que apoiam o presidente da Assembléia Nacional, Juan Guaidó, opositor autoprodamado presidente interino.
II) Pequim e Moscou seguiram o mesmo caminho dos Estados Unidos ao reconhecer Guaidó como presidente, e impuseram sanções a Venezuela.
IIl) A crise política e econômica provocou uma catástrofe humanitária, com cerca de 2,3 milhões de venezuelanos exilando-se desde 2015, segundo dados da ONU.
IV) Imersa numa crise politica, a Venezuela, declarou moratória parcial em novembro de 2017, o que verticalizou ainda mais a crise econômica sem precedentes naquele pais.
As afirmações abaixo são INCORRETAS:
A região do Golfo tem sido afetada nos últimos meses por uma instabilidade que ameaça o fluxo de uma commodity de interesse mundial. Seis navios foram atacados desde maio em meio à escalada de tensão entre o Irã e os EUA. No ano passado, os EUA impuseram novas sanções contra Teerã por causa do programa nuclear iraniano. Algumas das medidas têm como alvo as exportações dessa commodity do Irã, que é o centro de sua economia. O Irã, em retaliação, aumentou a quantidade de urânio enriquecido e ontem elevou seu teor de enriquecimento.
(Estadão. https://internacional.estadao.com.br, 07.07.2019. Adaptado)
A commodity e a região estratégica tratados no excerto correspondem
“Blocos econômicos são associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que tendem a adotar uma soberania comum, ou seja, os parceiros concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito do todo associado. Os desenhos desses novos mercados, antes de representar uma nova realidade comercial em escala mundial, tendem a transformar-se em um projeto político, resultante de uma decisão de Estados, que pode resultar ou não no aprofundamento da integração entre os países que formam um bloco econômico.”
http://www.camara.leg.br/mercosul/blocos/introd.htm
Atualmente diversos blocos econômicos
vigoram, tratando de economia, política
e desenvolvimento. Sobre o assunto, é
correto afirmar que
Texto 1A7AAA
A globalização e a Terceira Revolução Industrial são processos interligados e interdependentes, que se influenciam mutuamente, pois, por um lado, não haveria a integração planetária sem as novas tecnologias e, por outro lado, traços essenciais dessa nova revolução industrial — tais como a maior importância do mercado global frente aos nacionais, a concorrência e os preços sendo cada vez mais definidos na escala internacional, a produção interdependente (uma peça é fabricada em um país e outra em uma economia nacional diferente), as empresas em rede — não seriam possíveis sem o avançar da globalização.
José William Vesentini. Nova ordem, imperialismo e geopolítica global.
Campinas: Papirus, 2003. p. 103 (com adaptações).
Texto 1A7BBB
Embora tenham sido aspectos sempre presentes na História humana, as migrações assumiram dimensão ainda maior na era contemporânea, estimuladas por avanços tecnológicos nos setores de transportes e comunicações, pela acelerada internacionalização da economia e pelo agravamento de disparidades sociais e econômicas entre regiões e países.
Maria Rita Fontes Faria. Migrações internacionais no plano multilateral.
Brasília: FUNAG, 2015. p. 23 (com adaptações).
Considerando os textos precedentes e os múltiplos aspectos a eles relacionados, julgue o item que se segue.
A nova ordem mundial, caracterizada no texto 1A7AAA,
reorganizou o espaço geoeconômico mundial, por meio da
formação de blocos econômicos regionais, e fragmentou o
poder estatal, com o surgimento de instituições globais.
Com relação a aspectos econômicos e culturais da globalização, julgue o item a seguir.
O Brasil se insere no sistema econômico internacional
fundamentalmente como fornecedor de produtos de alto valor
agregado para os países desenvolvidos.
Julgue o próximo item, relativo à história política e econômica do período republicano brasileiro.
Com vistas a inserir o Brasil de forma independente no sistema
internacional globalizado, o governo de José Sarney optou por
romper com o tratado de integração econômica regional
estabelecido com a Argentina, com o Paraguai e com o
Uruguai.
Leia o texto e a figura abaixo para responder à questão.
Há mais de 60 anos os Estados Unidos explodiram duas bombas atômicas sobre as cidades de Nagasaki e Hiroshima, no Japão, matando mais de 100 mil pessoas, antecipando o fim de uma extensa guerra, o que levou as grandes nações a repensarem sobre o uso deste tipo de armamento. O mapa ilustra a situação atual sobre o potencial bélico das nações possuidoras de armas nucleares.
A grande potência nuclear do Oriente Médio declaradamente, hoje, é