Questões Militares
Sobre guerras, conflitos e terrorismo em conhecimentos gerais
Foram encontradas 27 questões
Fonte: Diário do Nordeste https://encurtador.com.br/uT128
O país, referido no texto, que faz fronteira com a Faixa de Gaza é
( ) A Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) foi uma organização guerrilheira formada por alguns dissidentes do Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR). Seus membros incluíam estudantes, operários e, inclusive, militares desertores.
( ) A guerrilha do Araguaia, centrada na área rural, foi liderada por integrantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e contou com o apoio da população que residia na confluência dos estados do Pará, do Maranhão e do Tocantins.
( ) A Ação Libertadora Nacional (ALN) se conformou a partir de uma dissidência do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e tinha como característica a crença na via eleitoral e pacífica como forma de derrubar o governo militar.
As afirmativas são, respectivamente,
I. A causa fundamental da Guerra Fria foi a ambição doentia de Stalin, a sua determinação em buscar segurança de tal modo que restava pouca ou nenhuma segurança para os demais atores da arena internacional. Uma causa secundária foi o fracasso ocidental por não agir suficientemente cedo para barrar Stalin.
Adaptado de: GADDIS, John Lewis. The emerging post-revisionist synthesis on the origins of the Cold War. Diplomatic History, vol. 7, n 3,1983, p. 176.
II. A Guerra Fria poderia ter sido evitada somente se a União Soviética não tivesse sido possuída por convicções tanto da infalibilidade da palavra comunista como da inevitabilidade do mundo comunista. Estas convicções transformaram um impasse entre Estados nacionais numa guerra religiosa, uma tragédia de possibilidade numa de necessidade. Poderíamos desejar que os Estados Unidos tivessem preservado o equilíbrio e a proporção dos primeiros anos da Guerra Fria e não tivesse sucumbido com o tempo às suas próprias formas de justiça própria. Mas a mais racional das políticas americanas dificilmente poderia ter evitado a Guerra Fria.
Adaptado de: Schlesinger, Arthur. Origins of the Cold War, Foreign Affairs , Oct., 1967, Vol. 46, No. 1, 1967, p. 52.
III. Especialmente depois da criação e utilização da bomba atómica, a atitude dos Estados Unidos deixou aos soviéticos apenas uma opção real: ou aquiescer às propostas estadunidenses ou ser confrontados com o poder e a hostilidade estadunidense. Foi a decisão dos Estados Unidos empregar o seu novo e impressionante poder de acordo com a tradicional Política de Portas Abertas que cristalizou a guerra fria. Dizer isto não significa dizer que os Estados Unidos iniciaram ou causaram a guerra fria. A verdadeira questão é muito mais sútil: qual lado comprometeu o seu poder com políticas que endureceram as tensões e propensões naturais e inerentes a antagonismos amargos e posições inflexíveis. Os Estados Unidos tiveram, de 1944 a pelo menos 1962, uma vasta preponderância de poder real e potencial em relação à União Soviética.
Adaptado de: Williams, William. The tragedy of American Diplomacy, New York: Dell Publishing Co, 1972, pp. 206-207.
Assinale a afirmativa que menciona corretamente as diferentes interpretações do evento histórico apresentadas nos trechos citados.
Assinale a afirmativa que apresenta corretamente os objetivos do plano Schlieffen.
LOUREIRO, Felipe. A Guerra na Ucrânia: significados e perspectivas: consequências políticas, estratégicas e econômicas. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/f9556860-1aa2-4ba0-844c-d2ba84520e63/3075967%20Felipe-CEBRIRevista%20A%20Guerra%20na%20Ucr%C3%A2nia%20significados%20e%20perspectivas.pdf. Acesso em: 15 mar.2023.
Considerando a temática em discussão, assinale a afirmativa correta:
(Alceu L. Pazzinato e Maria Helena V. Senise, História Moderna e Contemporânea)
Assinale a alternativa que apresenta uma das proposições desse plano.
Disponível em: https://www.politize.com.br/10-anos-da- primavera-arabe/. Acesso em: 15 ago. 2021.
A maior parte dos protestos nessas regiões centrou-se no descontentamento da população em relação à(aos)
A chamada estratégia de ascensão pacífica adotada pela República Popular da China (RPC) tem causado instabilidade na Bacia do Pacífico, pois alguns países são diretamente afetados pelas pretensões chinesas. Sobre as implicações advindas dessa estratégia, considere as seguintes afirmações:
I – A reincorporação de Taiwan é uma das principais prioridades da política externa chinesa, mas o governo taiwanês e a população do arquipélago rechaçam fortemente essa ideia.
II – Conforme sua estratégia, Pequim não admite negociar com Taiwan a aplicação do modelo “uma nação, dois sistemas”, como fez nos casos relacionados a Hong Kong e Macau.
III – Países como Vietnã, Filipinas e Malásia têm manifestado preocupações geopolíticas em relação às pretensões territoriais de Pequim no Mar do Sul da China.
IV – Oficialmente, os Estados Unidos, que são os principais fornecedores de armamentos para a defesa do arquipélago, sempre reconheceram a independência de Taiwan.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
O Cáucaso, por sua localização estratégica, é uma região geopoliticamente conflituosa. No segundo semestre do ano passado, irrompeu mais um capítulo do conflito envolvendo dois países: Armênia e Azerbaijão, que disputam um enclave chamado Nagorno-Karabakh. Sobre essa região, considere as seguintes alternativas:
I – O Cáucaso é uma cadeia montanhosa situada na porção sudeste da Europa e ocupa uma posição estratégica, pois é rota de gasodutos e oleodutos que ligam o Cáspio à Europa.
II – Nagorno-Karabakh é um enclave armênio e cristão situado no território do Azerbaijão, que é um país muçulmano.
III – A Ossétia do Sul é uma região autônoma do Azerbaijão, que busca a fusão com a Ossétia do Norte para formar um único país.
IV – A Abkazia é uma república muçulmana autônoma localizada na Armênia, que luta pela sua independência.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
Noticiou-se recentemente o aumento das hostilidades entre a Ucrânia e a Rússia, sete anos após a ocupação da Crimeia por tropas de Moscou. Sobre as principais razões que explicam as tensões envolvendo esses dois países, é correto afirmar:
I – A porção leste da Ucrânia é constituída por uma maioria de russos étnicos, que desejam manter laços com a Federação Russa e são apoiados pelo governo russo.
II – A península da Crimeia é altamente estratégica, pois ali encontra-se a base naval russa de Tartus, que abriga a frota do Mar Mediterrâneo.
III – A Ucrânia pode ser considerada como a nova fronteira entre o Leste e o Oeste, uma reminiscência da Guerra Fria, que colocava em campos opostos a antiga URSS e os EUA.
IV – A crise ucraniana teve como estopim a assinatura de um tratado de adesão do país à União Europeia e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em 2013.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
Na atualidade, a difusão, nas redes sociais, de fake news acerca do conflito entre israelenses e palestinos contribui para a desinformação e para debates acalorados fundamentados em informações distorcidas.
O partido de Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, revogou o status especial da Cachemira, removendo a autonomia de sete décadas da região disputada pelo país e pelo Paquistão. A medida, logo rechaçada pelo governo paquistanês, deve aumentar ainda mais as tensões no território.
O governo indiano impôs um bloqueio de segurança na Cachemira e cortou as telecomunicações na parte administrada pela Índia. Dias antes, enviara milhares de soldados à região, alegando ameaça terrorista. Serviços de internet e telefonia foram cortados, e só cidadãos com um passe para o toque de recolher têm permissão para ir à rua.
Adaptado de dw.com, 05/08/2019.
A questão territorial apresentada na reportagem vem opondo Índia e Paquistão desde meados do século XX.
A escalada recente das tensões envolvendo a disputa entre os dois países é explicada pela seguinte mudança ocorrida na Índia nos últimos dez anos:
O conflito árabe-israelense contribui, inequivocamente, para tornar o Oriente Médio uma das regiões mais instáveis do mundo. Sobre esse importante foco de tensão, é correto afirmar:
I – A guerra do Yom Kippur, em 1967, marcou o ápice da expansão territorial de Israel.
II – A cidade de Jerusalém é sagrada para as três principais religiões monoteístas da atualidade (cristianismo, judaísmo e islamismo), o que é decisivo para gerar instabilidade na região.
III – A geopolítica da água desempenha um papel destacado no conflito, tendo em vista o controle exercido por Israel sobre os principais mananciais da região.
IV – Pelos Acordos de Oslo (1993), a Organização pela Libertação da Palestina (OLP) e o Hamas reconheceram o Estado de Israel, que se comprometeu a devolver os territórios ocupados, nos quais seria criado um Estado Palestino.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
Fome, guerras, miséria, exploração predatória e vida selvagem configuram um quadro que o imaginário coletivo associa, geralmente, à África. No entanto, esse espaço não se resume apenas a tal quadro. Com relação ao continente africano, é correto afirmar:
I – Os últimos anos têm registrado um expressivo incremento das trocas comerciais entre a África e a China. Esse país asiático interessa-se, principalmente, pelas commodities minerais e pelo suprimento energético.
II – A Nigéria tem se desenvolvido e diversificado sua economia investindo no setor de telecomunicações, apesar de o petróleo ainda ser importante na economia do país.
III – Melhorias na infraestrutura urbana e redução do deficit de moradias têm contribuído para o significativo aumento da população urbana no continente, que já ultrapassa a rural.
IV – Alguns regimes ditatoriais foram derrubados devido aos protestos desencadeados pela Primavera Árabe. Atualmente, governos mais representativos renovam as esperanças no fortalecimento da democracia em países como Líbia, Egito, Tunísia e Argélia.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
Em 1º de julho de 1997, Hong Kong, uma ex-colônia britânica, passou a fazer parte da China, sob o acordo “um país, dois sistemas”, que assegura certa autonomia ao território de cerca de 7,4 milhões de habitantes. Considerada uma Região Administrativa Especial, Hong Kong possui seu próprio sistema de leis, diversos partidos políticos e direitos essenciais garantidos. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Hong Kong foi cedida ao Reino Unido em 1842, após a Primeira Guerra do Ópio, quando se tornou uma colônia britânica.
2. Pelo acordo, ficou assegurado que nenhuma alteração poderá ser feita no sistema de governo de Hong Kong e em seu estilo de vida até o ano de 2047.
3. O governo central chinês tem afirmado de maneira recorrente sua jurisdição sobre Hong Kong, mas evitando atritos políticos entre os dois sistemas.
4. O passaporte utilizado pelos habitantes das duas regiões é o mesmo, porém o cidadão honconguês possui visto livre em vários países.
Assinale a alternativa correta.
Em junho de 2017, uma importante capital europeia foi vítima de ataques terroristas simultâneos que mataram quase uma dezena de pessoas.
A capital mencionada na notícia é