Questões Militares
Sobre meio ambiente, sustentabilidade e aquecimento global em conhecimentos gerais
Foram encontradas 38 questões
As opções a seguir apresentam exemplos de sustentabilidade ambiental, à exceção de uma. Assinale-a.
Esse modelo vincula-se a um compromisso entre três contradições fundamentais: os interesses das gerações atuais diante dos das gerações futuras, os interesses dos países industrializados e os dos países em desenvolvimento, as necessidades dos seres humanos e as da preservação dos ecossistemas.
(Yvette Veyret (org.). Dicionário do meio ambiente, 2012. Adaptado.)
O modelo citado no excerto caracteriza
A ecologia está em toda parte: Mas que ecologia? “Preservar o meio ambiente é, para a Louis Vuitton, muito mais do que uma obrigação: é um imperativo, um motor de competividade”, explica o grupo especializado em artigos de luxo. Entre 1993 e 2021, o número de países europeus cujo governo conta com um ministro ligado aos partidos da ecologia política passou de um para onze. O bom resultado obtido pelos Verdes nas eleições legislativas alemãs de 26 de setembro de 2021 (14,8%), por exemplo, pode ser mais bem avaliado quando detalhamos as características sociológicas de um eleitorado mais jovem, urbano, ocidental, abastado e feminino. O partido obteve os votos de apenas 8% dos trabalhadores braçais.
(Benoît Bréville e Pierre Rimbert. “Os ecologistas no poder: amornar a fervura”. Le monde diplomatique Brasil, dezembro de 2021. Adaptado.)
O excerto faz um balanço do movimento ambientalista europeu,
O tema meio ambiente vem sendo muito debatido internacionalmente, se tornando uma preocupação mundial. (época, 01.06.2017, disponível em >https://goo.gl/qu7Jwd<). Sobre esse assunto analise as assertivas abaixo, em seguida marque a opção CORRETA:
I O Brasil tem se destacado em âmbito internacional pelo combate ao desmatamento de forma eficaz.
II A China vem se destacando no desenvolvimento de novas tecnologias de energia sustentável.
III Os Estados Unidos da América vêm investindo em novas tecnologias de combate à pirataria de aves raras no Brasil
Figura 1 - Desertos na caatinga. Fonte: http://sosriosdobrasii.blogspot.com. Acesso em: 04 set- 2019.
0 mundo precisa estar tao alerta e incomodado com o desmatamento quanto em relação aos incêndios, porque é com a derrubada da floresta que esse processo, que todo esse sistema, tern inicio.
Precisamos dar ao desmatamento a mesma atenção que estamos dando as queimadas, porque ambos estão conectados.
Disponivel em: https://brasil.elpais.com/brasn/2019/09/26/ politica/ 1569456980_698387.ht ml. Acesso em: U set. 2019
E correto afirmar que:
I. Dezenas de milhares de focos de incêndio devastaram a região amazônica e provocaram protestos em todo o mundo, com manifestantes no Brasil e em vários países, exigindo ações efetivas que barrassem a devastação.
II. Especialistas destacaram rapidamente a ligação entre o desmatamento e os incêndios, devido à inexistência de uma estação seca severa deste ano de 2019.
III. Visto que muitas ocorrências de incêndios foram detectadas nos limites entre terras agrícolas e áreas florestais, é possível dizer que o risco do aumento dos incêndios ainda existe, à medida que a estação seca se aproxima.
Figura 1 - Desertos na caatinga. Fonte: http://sosriosdobrasii.blogspot.com. Acesso em: 04 set- 2019.
O principal motivo decorre
“[As silvivilas são] alojamentos implantados no meio da floresta a ser ocupada pelo plantio de espécimes voltados para a celulose (...). Foram constmídas residências, escolas, supermercados, centros de saúde, termoelétricas, providenciando abastecimento de água para os trabalhadores (...)” (PORTO, Jadson. Amapá: principais transformações econômicas e institucionais - 1943 a 2000. Macapá: Edição do Autor, 2007, p. 75).
O texto acima caracteriza as silvivilas que foram implantadas a partir do
O estado do Sergipe é drenado por duas grandes bacias hidrográficas brasileiras, a do rio São Francisco e a do Atlântico Leste (SECRETARIA DO ESTADO DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E PESCA, 2018). Em relação às bacias hidrográficas e rios que banham o estado do Sergipe, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) A nascente do rio São Francisco está localizada no estado de Minas Gerais e sua foz entre o Sergipe e a Bahia.
( ) Alguns rios que drenam o estado são: São Francisco, Vaza-Barris, Piauí, Real, Sergipe e Japaratuba.
( ) A bacia que ocupa a maior área no estado é a do Rio Japaratuba, tendo como principais afluentes os rios Paraná e Japaratuba-Mirim.
( ) O rio Real nasce no Sergipe e se constitui como uma divisa natural entre os estados do Sergipe e Alagoas.
Assinale a alternativa correta de cima para baixo.
( ) Devido à aridez do sertão sergipano, desenvolvem-se vegetações hidrófilas. ( ) O litoral sergipano é formado por mangues e matas subtropicais. ( ) No semiárido sergipano são encontradas espécies da caatinga. ( ) No agreste sergipano predominam matas de araucária e cerrado.
Assinale a alternativa correta de cima para baixo.
Desenvolvimento sustentável é o modelo que prevê a integração entre economia, sociedade e meio ambiente. Em outras palavras, é a noção de que o crescimento econômico deve levar em consideração a inclusão social e a proteção ambiental. A respeito dos múltiplos aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável, julgue o próximo item.
Alagoas destaca-se pela concentração de parques eólicos, sendo o principal responsável pelo desempenho positivo da região Nordeste na produção de energia eólica em relação ao resto do Brasil.
Desenvolvimento sustentável é o modelo que prevê a integração entre economia, sociedade e meio ambiente. Em outras palavras, é a noção de que o crescimento econômico deve levar em consideração a inclusão social e a proteção ambiental. A respeito dos múltiplos aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável, julgue o próximo item.
No Brasil, a abundância de água doce torna dispensáveis as
ações de gestão de recursos hídricos, com exceção de regiões
em que o clima é fator determinante de escassez de água, como
é o caso do sertão nordestino.
Insatisfeito com o salto no desmatamento nos últimos dois anos, o principal doador internacional para projetos na Amazônia questionará o mandatário brasileiro sobre os rumos da política ambiental do país.
(Adaptado de: goo.gl. Acessado em: 22/07/2017)
O principal doador para projetos na Amazônia é
“Os ministros do Meio Ambiente do G7 se reúnem neste domingo (11/06/17) e na segunda-feira (12/06/17) em Bolonha, no norte da Itália, em uma reunião marcada pela decisão dos Estados Unidos de deixar o acordo de Paris sobre o combate às mudanças climáticas. Os ministros vão discutir o Acordo de Paris em encontros bilaterais e mesas redondas, e tentarão descobrir se os Estados Unidos têm ‘propostas mais concretas’ sobre o clima após a sua retirada do pacto.”
(Disponível em:http://g1.globo.com/natureza/noticia/g7-do-meio-ambiente-enfrenta-a-retirada-dos-eua-do-acordo-de-paris.ghtml. Adaptado.)
Dentre os principais pontos do Acordo de Paris, podemos apontar: