Questões Militares Comentadas sobre história e geografia do estado da bahia em história e geografia de estados e municípios

Foram encontradas 9 questões

Ano: 2023 Banca: FCC Órgão: PM-BA Prova: FCC - 2023 - PM-BA - Soldado |
Q2085931 História e Geografia de Estados e Municípios
O Parque de Exposições, em Salvador, será palco do evento, considerado o maior festival de cultura negra do mundo. Para os organizadores, esta segunda edição tem um ‘gosto de primeira vez’, já que será 100% presencial na cidade mais negra fora da África, a capital baiana, Salvador.
(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br)
A notícia anuncia a realização do evento:
Alternativas
Q646803 História e Geografia de Estados e Municípios

Observe a charge abaixo, referente ao fim da presença holandesa no Nordeste Brasileiro no século XVII, e responda a pergunta a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

NOVAIS, Carlos Eduardo e César Lobo, História do Brasil para Principiantes, De Cabral a Cardoso 500 anos de Novela, Editora Ática - SP - 1998 - p.98

Pode-se afirmar que a charge refere-se, como consequência da expulsão dos holandeses, do Brasil,

Alternativas
Q571130 História e Geografia de Estados e Municípios
Os conhecimentos sobre a organização do espaço econômico da Bahia permitem afirmar que a
Alternativas
Q571125 História e Geografia de Estados e Municípios
No ano cristão de 1501, no primeiro dia de novembro, a primeira igaraçu [canoa grande: navio português] cruzou a barra da baía para rebatizá-la Baía de Todos-os-Santos. Eram ao todo três os navios que compunham a expedição do português Gonçalo Coelho e do florentino Américo Vespúcio. Sua missão era fazer o reconhecimento das terras ocidentais do Atlântico Sul, das quais se tinha notícia através dos relatos da expedição do espanhol Hojeda e do português Cabral. Os navegadores descobriram as qualidades de Kirimurê [mar interior] e seus habitantes: bom porto, lugar de reabastecimento fácil, população hospitaleira. Aqui descansaram por 27 dias e, ao sair, ensinaram aos tupinambás a escravidão, comprando-lhes dez prisioneiros de guerra que venderam na Europa. (BUENO, 1998, p. 47).

A Baía de Todos-os-Santos não se constitui apenas um acidente geográfico, mas se integra, juntamente com seus habitantes, ao processo de desenvolvimento histórico baiano, na medida em que
Alternativas
Q481796 História e Geografia de Estados e Municípios
imagem-031.jpg

Cerca de 850 policiais civis e militares estão se revezando na ocupação das comunidades no complexo do Nordeste de Amaralina — que inclui ainda os bairros de Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho — iniciada na madrugada de ontem [25 mar. 2011], em uma megaoperação de combate ao tráfico de drogas. (CIRINO; LIMA, 2011, p. A4).

alternativa que se relaciona, corretamente, à ocupação no complexo do Nordeste de Amaralina é a
Alternativas
Q468841 História e Geografia de Estados e Municípios
                            imagem-022.jpg

A partir da análise da charge, aliada aos conhecimentos sobre a agricultura e a estrutura fundiária brasileiras, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) O espaço agrário brasileiro é subutilizado, porque predominam os minifúndios por exploração, a produtividade é baixa e as técnicas obsoletas.
( ) Os latifúndios por dimensão são os mais danosos para a economia, por serem improdutivos.
( ) A estrutura fundiária reproduz o tipo de colonização implantada, a de povoamento, com todas as suas implicações.
( ) A existência de grileiros agrava os problemas fundiários do país, tornando a sociedade mais excludente.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Alternativas
Q468840 História e Geografia de Estados e Municípios
                     imagem-021.jpg

Sobre o Estado da Bahia, é correto afirmar:
Alternativas
Q468838 História e Geografia de Estados e Municípios
I. Os povos indígenas na Bahia estão inseridos em dois contextos históricos e regionais básicos e bem definidos: o do semiárido nordestino ao norte do estado, praticamente todo ele conquistado por frentes de expansão da pecuária durante o século XVII, e onde boa parte da população indígena sobrevivente à conquista foi reunida até o século XVIII, em aldeamentos missionários de ordens religiosas, como as dos jesuítas e franciscanos; e o da Mata Atlântica e litoral ao sul e Extremo Sul do Estado, onde a conquista se iniciou ainda no século XVI e aldeamentos missionários foram implantados já na segunda metade deste, mas em que o processo de conquista, sobretudo das matas do interior, se fez de modo muito lento, prolongando-se até as décadas iniciais do século XX, quando os dois últimos bandos indígenas ainda autônomos no Estado — Hã-Hã-Hãe e Baenã — foram atraídos ao Posto Indígena Caramuru do SPI (Serviço de Proteção aos Índios), no atual Município de Itaju da Colônia. (SAMPAIO, 2012).

imagem-020.jpg


O processo de independência da Bahia se insere em um contexto mais amplo do processo separatista do continente americano. Contudo, esse processo nem sempre ocorreu da mesma forma.

A análise dos textos e os conhecimentos esse processo, permitem afirmar:
Alternativas
Q468837 História e Geografia de Estados e Municípios
I. Os povos indígenas na Bahia estão inseridos em dois contextos históricos e regionais básicos e bem definidos: o do semiárido nordestino ao norte do estado, praticamente todo ele conquistado por frentes de expansão da pecuária durante o século XVII, e onde boa parte da população indígena sobrevivente à conquista foi reunida até o século XVIII, em aldeamentos missionários de ordens religiosas, como as dos jesuítas e franciscanos; e o da Mata Atlântica e litoral ao sul e Extremo Sul do Estado, onde a conquista se iniciou ainda no século XVI e aldeamentos missionários foram implantados jána segunda metade deste, mas em que o processo de conquista, sobretudo das matas do interior, se fez de modo muito lento, prolongando-se até as décadas iniciais do século XX, quando os dois últimos bandos indígenas ainda autônomos no Estado — Hã-Hã-Hãe e Baenã — foram atraídos ao Posto Indígena Caramuru do SPI (Serviço de Proteção aos Índios), no atual Município de Itaju da Colônia. (SAMPAIO, 2012).

imagem-017.jpg

A partir da análise dos textos I e II e dos conhecimentos sobre a questão indígena no Brasil, pode-se afirmar:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: D
5: E
6: D
7: C
8: B
9: A