Questões Militares
Sobre história e geografia do estado de pernambuco em história e geografia de estados e municípios
Foram encontradas 30 questões
[...] Duarte Coelho “veio com uma frota de navios que armou à sua custa, em a qual trouxe sua mulher e filhos e muitos parentes de ambos, e outros moradores”. No início enfrentou os indígenas e os franceses, perdeu gente, mas conseguiu ter êxito na colonização. [...] a causa do progresso da capitania de Duarte Coelho “por residir continuamente nella o mesmo Capitão que a conquistou, e ser mais frequentada de navios deste Reino por estar mais perto delle que cada huma das outras”.
COSENTINO, Francisco Carlos. Construindo o Estado do
Brasil: Instituições, poderes locais e poderes centrais.
In: FRAGOSO, João & GOUVÊA, Maria de Fátima. Coleção
O Brasil Colonial. Volume 1, 1443-1580. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2014. p. 538.
A capitania de Pernambuco, segundo o texto, foi uma das capitanias cuja colonização “vingou” em razão
“Ciente da importância política de Pernambuco, Vargas apontou como interventor no estado precisamente o maior desafeto do governador deposto, Agamenon, figura de sua maior confiança, empossado no dia 2 de dezembro de 1937...”.
(SOUZA NETO, José Maria. Sonhos de Nabucodonosor: um ensaio sobre Estado Novo e propaganda em Pernambuco).
Sobre o período da Interventoria de Agamenon Magalhães em Pernambuco, é CORRETO afirmar que
Certamente o quilombo do Palmares foi e ainda é considerado um marco da resistência escrava em Pernambuco, por todo significado e simbologia que existe em relação a ele. Todavia, ele não foi a única forma de resistência que os escravos africanos desenvolveram em solo pernambucano.
Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que
Ao sair da província de Pernambuco, Darwin, cientista inglês, escreveu em diário, que posteriormente daria origem ao livro “A Origem das Espécies”: “No dia 19 de agosto, finalmente deixamos a costa do Brasil. Eu agradeço a Deus, nunca mais ter que visitar um país escravista.”
(Charles Darwin).
A história do Brasil está marcada pela presença da mão de obra escrava e de tudo o que ela representou para seu desenvolvimento econômico e cultural.
Em relação ao tráfico de escravos para as terras pernambucanas, é CORRETO afirmar que
Analise as proposições abaixo referentes ao clima e ao relevo de Pernambuco:
I. O clima tropical semiárido abrange a maior parte do território pernambucano.
II. O planalto da Borborema propicia aos municípios, em sua porção oeste (barlavento), índices pluviométricos superiores a 2.000 mm anuais.
III. Os municípios do agreste possuem as menores taxas pluviométricas anuais do Estado.
IV. As maiores taxas de amplitude térmica localizam-se na porção leste do Estado.
Está(ão) CORRETA(S) apenas
Sobre os movimentos culturais em Pernambuco, analise as proposições abaixo:
I. A construção da identidade cultural de Pernambuco teve a contribuição de diversos povos.
II. A conjunção da dança ao gênero musical nascido em Pernambuco permitiu o reconhecimento do frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
III. A riqueza cultural de Pernambuco é preservada pelos municípios com maior PIB em decorrência da grande densidade demográfica.
IV. O sincretismo dos caboclos de lança caracteriza o Maracatu Rural com personagens e ritmos que reproduzem uma herança secular.
Está(ão) CORRETA(S) apenas
Sobre a hidrografia de Pernambuco, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos municípios banhados pelos seguintes rios:
I. Rio Pajeú
II. Rio Capibaribe
III. Rio Una
IV. Rio Tracunhaém
V. Rio Arataca
VI. Rio Timbó
Considerando as proposições que tratam dos aspectos físicos de Pernambuco, coloque V nas afirmativas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Caracterizados por índices de precipitação pluviométrica abaixo de 400 mm, os municípios da zona da Mata Sul apresentam clima seco mesotérmico.
( ) A distância de municípios do extremo oeste em relação ao mar explica a ocorrência de climas de monções com grandes cotas de amplitude térmica diárias.
( ) A região do Agreste apresenta as maiores taxas de precipitações pluviométricas de Pernambuco.
( ) As diversas formações geológicas recentes do relevo pernambucano conferem ao Estado as maiores cotas altimétricas do Brasil.
( ) O território pernambucano é marcado por crescentes unidades de relevo acidentado em seu litoral e por topografias homogêneas no agreste e sertão.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
Sobre os valores relacionados ao Estado de Pernambuco, assinale a alternativa CORRETA.
Alguns estudos justificam que o nome do Estado de Pernambuco provém da derivação do tupi, que significa „furo de mar‟. Outros indicam que o significado seja „mar comprido‟. Ambas as etimologias associam Pernambuco às influências marinhas.
Considerando as características gerais do clima de Pernambuco, analise as proposições abaixo:
I. A porção leste do Estado de Pernambuco apresenta menores amplitudes térmicas em decorrência do seu limite com o Oceano Pacífico que apresenta as maiores cotas pluviométricas. Na porção oeste, as amplitudes térmicas são maiores.
II. O regime anual de precipitações pluviométricas no semiárido é menor que no litoral, porém tal regime apresenta distribuição mais homogênea no semiárido, em decorrência da Frente Polar Atlântica e de suas maiores chuvas que ocorrem entre o outono e o inverno.
III. Os brejos de altitude apresentam índices pluviométricos mais elevados do que em outras regiões do semiárido em decorrência de suas altitudes e chuvas orográficas, como nos Municípios de Triunfo e Garanhuns.
IV. Em linhas gerais, Pernambuco apresenta climas quentes em decorrência da ação da latitude e modestas cotas altimétricas. As porções com temperaturas mais amenas são as superfícies de cimeira.
Estão CORRETAS apenas
Em junho de 2010, o Estado de Pernambuco foi acometido por uma catástrofe resultante de altas taxas de precipitação pluviométrica em curto espaço de tempo. Considerando os aspectos físicos de Pernambuco, analise as proposições abaixo:
I. Uma forte onda de leste atingiu o Estado, acarretando enxurradas violentas, sobretudo nos rios Una e Jaboatão. O fenômeno trouxe sérias consequências como inundação e destruição em várias regiões, em diferentes municípios.
II. Os Municípios de Barreiros e Palmares foram exemplos da destruição decorrente das fortes chuvas. Deve-se destacar o fato de ambas as cidades localizarem-se na Zona da Mata, região que apresenta uma das maiores isoietas médias anuais de Pernambuco.
III. As atividades antrópicas potencializam os efeitos de grandes eventos de precipitação pluviométrica, na medida em que atuam com o desmatamento de locais próximos aos rios, impermeabilização do solo e ocupação desordenada em áreas de risco geológico.
IV. As perdas e os danos decorrentes de eventos chuvosos de grande magnitude podem ser minimizados, na medida em que sejam retiradas todas as obras de contenção de águas, como as barragens, extinguindo a vulnerabilidade de regiões com alto volume hídrico represado.
Estão CORRETAS apenas
Considerando as características do espaço rural pernambucano e o quadro a seguir que apresenta algumas das principais culturas desenvolvidas em Pernambuco, no que se refere à área plantada em hectares e ao valor da produção em mil reais, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre as características e especificidades das Regiões de Desenvolvimento - RD do Estado de Pernambuco, analise os itens abaixo:
I. A RD do São Francisco concentra o PIB mais elevado do Estado de Pernambuco e se caracteriza pela tendência de expansão da ocupação humana em razão dos incentivos promovidos pelos gestores públicos para o desenvolvimento do maior polo industrial de confecções do estado e crescimento da fruticultura, sobretudo para abastecimento interno.
II. Pode-se observar, na RD da Mata Sul, uma tendência de diversificação e ampliação das atividades econômicas, a partir da implementação de projetos indutores do desenvolvimento dos quais se destacam a instalação do Polo Farmacoquímico de Pernambuco e uma unidade da Fábrica de Automóveis Fiat no Município de Goiana.
III. A RD Metropolitana possui o maior quantitativo populacional e apresenta maior concentração de empreendimentos econômicos, com destaque para os que se originaram com a instalação do Complexo Industrial e Portuário de Suape, que tem atraído diversos investimentos, inclusive os do setor imobiliário nas localidades próximas ao referido empreendimento.
IV. Na RD do Agreste Setentrional, especialmente nos Municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, observa-se um significativo crescimento dos centros urbanos em razão, sobretudo, dos incentivos ao polo industrial de confecções.
Estão CORRETOS apenas
Considerando a divisão territorial de Pernambuco por municípios e observando o quadro a seguir sobre taxa de alfabetização por mesorregião, assinale a alternativa CORRETA.
Leia com atenção o texto abaixo:
Posso sair daqui pra me organizar (x2)
Posso sair daqui pra desorganizar
Da lama ao caos, do caos à lama (x2)
o homem roubado nunca se engana
O sol queimou, queimou a lama do rio
Eu vi um chié andando devagar
E um aratu pra lá e pra cá
E um caranguejo andando pro sul
Saiu do mangue e virou gabiru
Ô Josué, eu nunca vi tamanha desgraça
Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça
Peguei um balaio fui na feira roubar tomate e cebola
Ia passando uma véia e pegou a minha cenoura
"Aê minha véia deixa a cenoura aqui
Com a barriga vazia eu não consigo dormir"
E com o bucho mais cheio comecei a pensar
Que eu me organizando posso desorganizar
Que eu desorganizando posso me organizar
Que eu me desorganizando posso me organizar.
Da lama ao caos, do caos à lama
o homem roubado nunca se engana
Da lama ao caos, do caos à lama
o homem roubado nunca se engana
Chico Science & Nação Zumbi. Da Lama Ao Caos. 1994.
Sobre ele, assinale a alternativa CORRETA.