Questões Militares
Sobre história e geografia do estado do amapá em história e geografia de estados e municípios
Foram encontradas 34 questões
A taxa de desocupação do 1o trimestre de 2022 calculada pelo IBGE detalhou que o Amapá foi o único Estado do país com queda real no índice de desempregados, reduzindo 3,3 pontos percentuais, de 17,5% para 14,2% entre dezembro de 2021 e março deste ano.
(Disponível em: http://globo/3PAOmJR)
Um dos fatores que explicam essa queda real é
Considere o gráfico abaixo:
Os produtos indicados nas linhas 1 e 2 são, respectivamente,
Município com mais de 100 mil habitantes, boa parte de sua história remonta à instalação, em 1950, de uma grande empresa que explorou manganês em Serra do Navio e escoava a produção pela área portuária do município. Em seus portos, chegam e partem navios e barcos que fazem linha para cidades da Região Norte, além de possuir porto específico para receber navios cargueiros de grande porte de bandeira internacional.
(Disponível em: https://www.portal.ap.gov.br. Adaptado)
O município amapaense a que o texto se refere é
I. Na década de 1950 houve grande crescimento no número de habitantes, sendo um dos fatores principais a construção da infraestrutura para extração de manganês.
II. Com a transformação do Amapá em Estado, em 1988, as taxas de crescimento demográfico passaram a ser negativas até 2010, tendo em vista a alta demanda por mão de obra no Sul e Sudeste do país.
III. A explosão demográfica ocorrida no Amapá tem uma forte dimensão urbana.
IV. Com a expansão do saneamento básico, a taxa de mortalidade infantil, desde 2010, é uma das menores da região Norte.
Está correto o que se afirma APENAS em
I. Até o fim do século XIX, a França reivindicou boa parte do território do Amapá como parte de suas possessões coloniais nas Américas.
II. A Inglaterra e a Holanda dominaram a região do atual Amapá até finais do século XIX, quando o Brasil conseguiu comprar o território destes países.
III. O Tratado de Utrecht foi fundamental para as ambições portuguesas na região do atual Amapá, reconhecendo o Rio Oiapoque como a fronteira com as possessões francesas.
IV. Portugal tomou o território do Amapá depois de expulsar os jesuítas que controlavam a região, em 1759.
Está correto o que se afirma APENAS em
A evolução do IDHM do Amapá deve-se ao crescimento dos seguintes fatores:
Considere o gráfico a seguir.
AMAPÁ – Evolução da urbanização
(Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br)
A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre o espaço econômico e social do Amapá permitem afirmar que o Estado
Monumento do Marco Zero do Equador –Macapá-AP
Com base no texto, na imagem e nos conhecimentos geográficos sobre a cidade de Macapá, avalie as afirmativas abaixo.
I - A Igreja de São José e a Fortaleza de São José de Macapá representam as formas espaciais que marcam a transformação do Amapá em Território Federal, cujo principal objetivo foi defender as fronteiras da região amazônica frente à cobiça e ameaças estrangeiras. II - A partir da década de 1990, a cidade de Macapá conhece um grande crescimento populacional e um intenso processo de expansão urbana, gerado em parte, pelo fluxo de imigrantes atraídos, sobretudo, pelo recém-criado Estado do Amapá e por políticas de desenvolvimento econômico como, por exemplo, a criação da Zona de Livre Comércio de Macapá e Santana. III - A cidade de Macapá possui uma posição geográfica singular no mundo, pois está localizada na margem direita do maior rio do planeta e é cortada pela linha imaginária do Equador, que divide o mundo em oriente e ocidente. IV - O fraco desenvolvimento econômico e a grande concentração da população do estado na cidade de Macapá têm provocado grandes problemas urbanos de ordem sócioambiental, verificados através da ocupação de espaços impróprios para moradias como, por exemplo, as áreas de várzea e de ressaca.
Entre as afirmativas corretas, incluem-se,