Questões Militares
Sobre américa latina na segunda metade do século xx: revoluções, transformações e permanências em história
Foram encontradas 4 questões
I- Durante grande parte do século XIX, a exploração do salitre e do cobre garantiu o desenvolvimento econômico do Chile, cujo governo passou a ser controlado pela burguesia mineradora aliada aos grandes latifúndios.
II- Em 1943, um golpe militar pôs fim a mais de 10 anos de ditadura conservadora na Argentina, porém em seu lugar, os golpistas instauraram não uma democracia, mas um governo autoritário de caráter populista nacionalista.
III- A ditadura de Porfírio Dias no México decorreu do contexto de intervenções estrangeiras no país para garantia do pagamento da dívida externa e da guerra com o EUA, que levou a perda de vasto território.
IV- A operação Condor foi um acordo de cooperação internacional que envolvia governos militares do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile, e que se aliava aos interesses do EUA.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Leia o texto a seguir:
“Três fatores ajudaram a consolidar o mito. O primeiro foi a morte prematura de Che, que eternizou sua imagem jovem. Aos 39 anos, ele estava longe de ser um adolescente quando foi abatido, mas a pinta de galã lhe garantia um aspecto juvenil.[...]
O segundo foi a ajuda involuntária de seus algozes. Preocupados em reunir provas convincentes de que o guerrilheiro célebre estava morto, os militares bolivianos mandaram lavar o corpo e aparar e pentear sua barba e seu cabelo. Também resolveram trocar a sua roupa imunda. Tudo isso para poder tirar fotos em que ele fosse facilmente identificado. O resultado é um retrato com espantosa semelhança com as pinturas barrocas do Cristo morto de expressão beatificada. A terceira contribuição recebida pelos esquerdistas na construção do mito veio do contexto histórico. Che morreu às vésperas dos grandes protestos em defesa dos direitos civis, da agitação dos movimentos estudantis e da contracultura – turbulências que marcaram o ano de 1968.”
(SCHELP, Diogo; TEIXEIRA, Duda. Che há quarenta anos morria
o homem e nascia a farsa. Revista Veja, São Paulo, a.40, n.39,
p.90-92, 2007.)
I - Após sua libertação no ano de 1955, Fidel Castro viajou ao México para organizar uma nova insurreição. Com seu irmão Raúl, Fidel iniciou o projeto para retornar a Cuba e depor Batista. No México, os irmãos Castro conheceram o médico argentino Ernesto Che Guevara, que aderiu ao movimento.
II - Em novembro de 1956, mais de cem homens embarcaram rumo a Cuba. A viagem atrasou três dias e as forças de Batista descobriram o plano revolucionário. Ao chegar à costa cubana, os insurgentes não foram alvos fáceis para os militares, visto que após o desembarque esconderam-se em Sierra Maestra e dividiram-se em grandes grupos para organizar novos ataques.
III - Em 1957, Fidel Castro assumiu o governo de Cuba, adotando imediatamente várias medidas de impacto na política interna e externa do país.
IV - No ano de 1961, norte-americanos e cubanos cortaram relações diplomáticas. Fidel então declarou um Estado socialista. No ano seguinte, o governo dos Estados Unidos impôs um severo embargo econômico.
Assinale a alternativa correta:
Considere a foto.