Questões Militares Comentadas sobre construção do estado liberal: revolução francesa em história

Foram encontradas 27 questões

Q3267588 História

A revolução francesa consigna-se desta maneira um lugar excepcional da história do mundo contemporâneo. Revolução burguesa clássica, ela constitui, para a abolição do regime senhorial e da feudalidade, o ponto de partida da sociedade capitalista e da democracia liberal na história da França. Revolução camponesa e popular, porque antifeudal sem compromisso, tendeu por duas vezes a ultrapassar seus limites burgueses […]


(Albert Soboul, A Revolução Francesa, p. 122)


Uma dessas vezes, segundo Soboul, refere-se

Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2023 - PM-SP - Aluno-Oficial |
Q2566431 História
Uma das realizações do governo de Napoleão Bonaparte (1799-1815) foi a criação do Código Civil de 1804, que garantia, em suas disposições, ideais do Iluminismo e da Revolução Francesa, tais como
Alternativas
Q1986582 História

Pela Declaração dos Direitos, a igualdade foi estreitamente associada à liberdade: fora avidamente exigida pela burguesia em contraposição à aristocracia, pelos camponeses face aos seus senhores. Tratava-se, porém, da igualdade civil, unicamente.

(Albert Soboul, A Revolução Francesa)


A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte, em agosto de 1789, preconizava

Alternativas
Q1815041 História

A respeito do mundo moderno e das revoluções que decretaram o seu fim, julgue o item a seguir.


A Revolução Industrial e a Revolução Francesa, apesar da centralidade histórica e das transformações que se sucederam a partir de suas ocorrências, tiveram pouca influência no fim do antigo regime na Europa.

Alternativas
Q1815040 História

A respeito do mundo moderno e das revoluções que decretaram o seu fim, julgue o item a seguir.


A Revolução Francesa foi eminentemente um levante da aristocracia francesa.

Alternativas
Q1613520 História
No contexto da Revolução Francesa (1789-1799), a Conspiração pela Igualdade, ou Conjuração dos Iguais, segundo a obra de Albert Soboul, A Revolução Francesa,
Alternativas
Q1355969 História
Segundo Vidigal (2006), qual foi a causa determinante para a invasão francesa em Portugal?
Alternativas
Q1339715 História
Em 14 de julho de 1789, com a tomada da Bastilha, que é até hoje o símbolo maior da Revolução Francesa, em 27 de agosto de 1789 foi declarada a “Declaração Francesa dos Direitos do Homem e dos Povos”, que consagram direitos inatos a todos os indivíduos. O Lema dos revolucionários, de clareza evidente, era:
Alternativas
Q845101 História

O barrete frígio ou barrete da liberdade, constante da imagem abaixo, é uma espécie de touca ou carapuça, origmariamente utilizada pelos moradores da Frígia (antiga região da Ásia Menor, onde hoje está situada a Turquia). Foi adotado, na cor vermelha, pelos republicanos franceses que lutaram pela tomada e queda da Bastilha em 1789, que culminou com a instalação da Primeira República Francesa em 1793. As ideias a seguir também estão relacionadas com a Revolução Francesa.


I - Período do Terror

II - Segundo Estado

III - Primeiro Estado

IV - Jacobinos

V - Girondinos

VI - Comitê de Salvação Pública


  Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta as ideias relacionadas à Revolução Francesa e que estejam ligadas à imagem acima. 

Alternativas
Q696014 História

Leia as afirmações abaixo referentes à Revolução Francesa.

I - Sua principal função social era defender a nação.

II - Fase da Revolução Francesa que durou de 1794 até 1799.

III- Revoltas camponesas comuns na França na década de 1780.

IV- Defendiam um governo central forte, o voto universal e a participação popular na direção do processo revolucionário.

Os fragmentos I,II,III e IV referem-se, respectivamente, ao, a(s)

Alternativas
Ano: 2015 Banca: NC-UFPR Órgão: PM-PR Prova: NC-UFPR - 2015 - PM-PR - Aspirante |
Q1330151 História
Considere os seguintes excertos produzidos no contexto da Revolução Francesa (1789-1799): Imagem associada para resolução da questão
* Essa declaração, escrita e proposta pela francesa Olympe de Gouges, não foi aprovada pela Assembleia Nacional; Olympe foi guilhotinada por ordem de Robespierre em 1793.
Compare as duas declarações e assinale a alternativa que identifica a principal diferença entre o texto de 1789 e o de 1791.
Alternativas
Q602151 História
Considere os seguintes excertos produzidos no contexto da Revolução Francesa (1789-1799):

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (26 de agosto de 1789) 

Art. 1º. Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum. 

Art. 2º. A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.

Art. 13. Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração, é indispensável uma contribuição comum, que deve ser dividida entre os cidadãos de acordo com suas possibilidades.


Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã (setembro de 1791)*

Art. 1º. A mulher nasce livre e tem os mesmos direitos do homem. As distinções sociais só podem ser baseadas no interesse comum. 

Art. 2º. O objeto de toda associação política é a conservação dos direitos imprescritíveis da mulher e do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e, sobretudo, a resistência à opressão.

Art. 13. Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração, as contribuições da mulher e do homem serão iguais; ela participa de todos os trabalhos ingratos, de todas as fadigas, deve então participar também da distribuição dos postos, dos empregos, dos cargos, das dignidades e da indústria.

* Essa declaração, escrita e proposta pela francesa Olympe de Gouges, não foi aprovada pela Assembleia Nacional; Olympe foi guilhotinada por ordem de Robespierre em 1793. 

Compare as duas declarações e assinale a alternativa que identifica a principal diferença entre o texto de 1789 e o de 1791. 
Alternativas
Q619255 História
A Revolução Francesa teve início em 1789. Neste processo a(o)
Alternativas
Q637048 História

Com base nos estudos de Emília Viotti da Costa, analise as afirmativas sobre as limitações do liberalismo no Brasil e marque a opção correta.

I. Os princípios do liberalismo no Brasil não se apoiaram na luta de uma burguesia contra os privilégios da nobreza aristocrática.

II. A escravidão constituiu um dos limites do liberalismo no Brasil.

III. A Igreja e a religião Católica também podem ser consideradas como limites do liberalismo no Brasil, uma vez que a grande maioria dos padres nesse período condenava os movimentos revolucionários de caráter liberal.

Alternativas
Q383954 História
Observe as imagens.

imagem-018.jpg

imagem-019.jpg

A opção que melhor define o grande medo é:
Alternativas
Q1664806 História

Conceituar esta Revolução é mais difícil do que parece, mesmo porque muitas definições são construídas por diferentes visões historiográficas. A definição clássica, de fundamentação marxista, é uma das mais utilizadas. Nesta definição, esta Revolução foi uma revolução política da burguesia. E essa classe, economicamente pujante no século XVIII, mas politicamente excluída no Antigo Regime, teria assumido o poder político formal pela revolução e, por meio dela, construído uma nova sociedade baseada na ideologia liberal. Nesse sentido, esta Revolução teria posto fim às estruturas do Absolutismo e do Feudalismo e inaugurado a nova ordem capitalista. Esta definição apóia a tese marxista de que a burguesia havia feito a sua revolução, e o passo seguinte, seria o proletariado fazer também a sua.

(Adaptado de SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2005, p.307).

À que Revolução o texto faz referência?
Alternativas
Q287314 História
A crise da monarquia absolutista na França, às vésperas da Revolução Francesa, esteve relacionada
,
Alternativas
Q827039 História
      Ao longo da Idade Moderna, deu-se a crescente afirmação da economia mercantil, à qual se subordinou a colonização da América. A Idade Contemporânea inicia-se sob o signo da transformação revolucionária: no plano material, a Revolução Industrial, que consolidou e expandiu o capitalismo, e, na política, as revoluções liberais burguesas, que atacaram o Antigo Regime, tendo na Revolução Francesa seu maior símbolo.

A partir das informações acima, julgue o item seguinte, relativo à História Moderna e Contemporânea.

Em termos políticos, a Revolução Francesa voltou-se contra o Absolutismo, tendo sido inspirada em ideias iluministas.

Alternativas
Ano: 2011 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2011 - PM-SP - Soldado Voluntário |
Q664376 História
A Revolução Francesa (1789)
Alternativas
Q244583 História
“A execução de Luís XVI, em janeiro de 1793, abalou a nobreza européia. No interior da França, eclodiram revoltas (...). No exterior, formou-se a Primeira Coligação européia (...). A França foi novamente invadida. (...) Teve início então, o Período do Terror, que se estenderia até julho de 1794.”
(ARRUDA & PILETTI, 2007)

O Período do Terror, caracterizado pela radicalização do processo revolucionário, ocorreu durante a fase da (o)

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: E
5: E
6: B
7: B
8: C
9: D
10: B
11: B
12: B
13: D
14: D
15: D
16: B
17: E
18: C
19: D
20: E