Questões Militares
Comentadas sobre construção do estado liberal: revolução francesa em história
Foram encontradas 27 questões
A revolução francesa consigna-se desta maneira um lugar excepcional da história do mundo contemporâneo. Revolução burguesa clássica, ela constitui, para a abolição do regime senhorial e da feudalidade, o ponto de partida da sociedade capitalista e da democracia liberal na história da França. Revolução camponesa e popular, porque antifeudal sem compromisso, tendeu por duas vezes a ultrapassar seus limites burgueses […]
(Albert Soboul, A Revolução Francesa, p. 122)
Uma dessas vezes, segundo Soboul, refere-se
Pela Declaração dos Direitos, a igualdade foi estreitamente associada à liberdade: fora avidamente exigida pela burguesia em contraposição à aristocracia, pelos camponeses face aos seus senhores. Tratava-se, porém, da igualdade civil, unicamente.
(Albert Soboul, A Revolução Francesa)
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte, em agosto de 1789, preconizava
A respeito do mundo moderno e das revoluções que decretaram o seu fim, julgue o item a seguir.
A Revolução Industrial e a Revolução Francesa, apesar da
centralidade histórica e das transformações que se sucederam
a partir de suas ocorrências, tiveram pouca influência no fim
do antigo regime na Europa.
A respeito do mundo moderno e das revoluções que decretaram o seu fim, julgue o item a seguir.
A Revolução Francesa foi eminentemente um levante da
aristocracia francesa.
O barrete frígio ou barrete da liberdade, constante da imagem abaixo, é uma espécie de touca ou carapuça, origmariamente utilizada pelos moradores da Frígia (antiga região da Ásia Menor, onde hoje está situada a Turquia). Foi adotado, na cor vermelha, pelos republicanos franceses que lutaram pela tomada e queda da Bastilha em 1789, que culminou com a instalação da Primeira República Francesa em 1793. As ideias a seguir também estão relacionadas com a Revolução Francesa.
I - Período do Terror
II - Segundo Estado
III - Primeiro Estado
IV - Jacobinos
V - Girondinos
VI - Comitê de Salvação Pública
Assinale a alternativa que apresenta as ideias relacionadas à Revolução Francesa e que
estejam ligadas à imagem acima.
Leia as afirmações abaixo referentes à Revolução Francesa.
I - Sua principal função social era defender a nação.
II - Fase da Revolução Francesa que durou de 1794 até 1799.
III- Revoltas camponesas comuns na França na década de 1780.
IV- Defendiam um governo central forte, o voto universal e a participação popular na direção do processo revolucionário.
Os fragmentos I,II,III e IV referem-se, respectivamente, ao, a(s)

* Essa declaração, escrita e proposta pela francesa Olympe de Gouges, não foi aprovada pela Assembleia Nacional; Olympe foi guilhotinada por ordem de Robespierre em 1793.
Compare as duas declarações e assinale a alternativa que identifica a principal diferença entre o texto de 1789 e o de 1791.
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (26 de agosto de 1789)
Art. 1º. Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
Art. 2º. A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
Art. 13. Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração, é indispensável uma contribuição comum, que deve ser dividida entre os cidadãos de acordo com suas possibilidades.
Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã (setembro de 1791)*
Art. 1º. A mulher nasce livre e tem os mesmos direitos do homem. As distinções sociais só podem ser baseadas no interesse comum.
Art. 2º. O objeto de toda associação política é a conservação dos direitos imprescritíveis da mulher e do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e, sobretudo, a resistência à opressão.
Art. 13. Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração, as contribuições da mulher e do homem serão iguais; ela participa de todos os trabalhos ingratos, de todas as fadigas, deve então participar também da distribuição dos postos, dos empregos, dos cargos, das dignidades e da indústria.
* Essa declaração, escrita e proposta pela francesa Olympe de Gouges, não foi aprovada pela Assembleia Nacional; Olympe foi guilhotinada por ordem de Robespierre em 1793.
Compare as duas declarações e assinale a alternativa que identifica a principal diferença entre o texto de 1789 e o de 1791.
Com base nos estudos de Emília Viotti da Costa, analise as afirmativas sobre as limitações do liberalismo no Brasil e marque a opção correta.
I. Os princípios do liberalismo no Brasil não se apoiaram na luta de uma burguesia contra os privilégios da nobreza aristocrática.
II. A escravidão constituiu um dos limites do liberalismo no Brasil.
III. A Igreja e a religião Católica também podem ser consideradas como limites do liberalismo no Brasil, uma vez que a grande maioria dos padres nesse período condenava os movimentos revolucionários de caráter liberal.


A opção que melhor define o grande medo é:
Conceituar esta Revolução é mais difícil do que parece, mesmo porque muitas definições são construídas por diferentes visões historiográficas. A definição clássica, de fundamentação marxista, é uma das mais utilizadas. Nesta definição, esta Revolução foi uma revolução política da burguesia. E essa classe, economicamente pujante no século XVIII, mas politicamente excluída no Antigo Regime, teria assumido o poder político formal pela revolução e, por meio dela, construído uma nova sociedade baseada na ideologia liberal. Nesse sentido, esta Revolução teria posto fim às estruturas do Absolutismo e do Feudalismo e inaugurado a nova ordem capitalista. Esta definição apóia a tese marxista de que a burguesia havia feito a sua revolução, e o passo seguinte, seria o proletariado fazer também a sua.
(Adaptado de SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel
Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo:
Contexto, 2005, p.307).
,
Em termos políticos, a Revolução Francesa voltou-se contra o
Absolutismo, tendo sido inspirada em ideias iluministas.
(ARRUDA & PILETTI, 2007)
O Período do Terror, caracterizado pela radicalização do processo revolucionário, ocorreu durante a fase da (o)