Questões Militares
Sobre era vargas – 1930-1954 em história
Foram encontradas 193 questões
Observe a imagem a seguir.
Fonte: Revista Careta, 05/01/1935. Disponível em https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=083712&pagfis=55970
A imagem, intitulada “ISSO NÃO É COMNOSCO”, retrata três personagens: o primeiro, com um violão, canta “Você me pareceu sincera! Mas não era! Mas não era! ...”; a segunda personagem é uma mulher de biquíni, usando um chapéu com a inscrição “1930”; e o terceiro personagem é o presidente Getúlio Vargas, que, segurando a segunda personagem, lhe diz: “Não faças caso. São as novas cantigas de carnaval...”.
A imagem destaca
No início da década de 1950, o governo promoveu várias medidas destinadas a incentivar o desenvolvimento econômico, com ênfase na industrialização. Foram feitos investimentos públicos no sistema de transportes e de energia, com a abertura de um crédito externo de 500 milhões de dólares.
(Boris Fausto, História do Brasil, p. 409. Adaptado)
No contexto apresentado, também fez parte do esforço governamental (A)
Muito valorizado pelos estudos sobre o período [primeiro governo Vargas, de 1930 a 1934] – sobretudo no que tange ao tratamento dado ao capital estrangeiro –, ele costuma ser interpretado como fruto de uma escolha política conscientemente ditada pelo esforço de construir um capitalismo nacional autônomo no país. Sem desprezar o conteúdo de realidade que o postulado possa ter tido para certos segmentos sociais, convém contextualizá-lo […].
Antes de mais nada é preciso deixar de lado a ligação automática estabelecida entre o nacionalismo e a escassa penetração do capital forâneo no país à época.
(Sônia R. Mendonça. As bases do desenvolvimento capitalista
dependente: da industrialização restringida à internacionalização.
Em: Maria Yedda Linhares (org.). História Geral do Brasil, p. 248-249)
Considerando o contexto apresentado pelo excerto, segundo a autora, a “opção nacionalista” do período foi uma decorrência
No início da década de 1950, o governo promoveu diversas medidas destinadas ao incentivo ao desenvolvimento econômico, com ênfase na industrialização. Foram feitos investimentos públicos no sistema de transportes e de energia, com a abertura de um crédito externo de 500 milhões de dólares.
(Boris Fausto, História do Brasil, p. 409. Adaptado)
No contexto apresentado, também fez parte do esforço governamental
No contexto apresentado, também fez parte do esforço governamental
Um assunto dominava a atenção de Getúlio: a política trabalhista. Foi nessa área que ele mostrou quem era e a que viera. Dividiu sua política em duas metades. Numa, criou as leis de proteção ao trabalhador.
(Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling, Brasil: uma biografia, p. 362)
Na outra metade, Getúlio
(Brasilio Sallum Jr. “A condição periférica: o Brasil nos quadros do capitalismo mundial (1945-2000)”. In: Carlos Guilherme Mota (org.). Viagem incompleta. A experiência brasileira (1500-2000): a grande transação, 2013.)
A respeito da economia do Brasil nos anos 1930 e 1940, o excerto aborda
Observe a imagem a seguir:
A imagem acima representou a Revolução Constitucionalista de 1932, que foi uma revolta ocorrida no estado de São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas. As elites paulistas buscavam reconquistar o comando político que haviam perdido com Vargas em 1930. Sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, analise as afirmativas abaixo:
I - Promulgação de uma nova Constituição.
II - Nomeação de um interventor civil e paulista para o estado de São Paulo.
III - O retorno do convênio de Taubaté.
Pode-se afirmar que foi(ram) exigência(s) da Revolução Constitucionalista de
1932 a(s) afirmativa(s):
O que teria ocorrido?
Os problemas do regime resultaram mais na inserção do Brasil no quadro das relações internacionais do que das condições políticas internas do país.
(Boris Fausto, História do Brasil, p. 326.)
Acerca da inserção do Brasil no quadro das relações internacionais, é correto afirmar que
Faziam parte dessas forças sociais que deram suporte ao movimento, EXCETO:
COLUNA I
1. Eurico Gaspar Dutra.
2. Jânio Quadros.
3. João Goulart.
4 Juscelino Kubitschek.
5. Getúlio Vargas.
COLUNA II
( ) Responsável por criar em seu governo a Petrobrás e o BNDE.
( ) Teve seu governo marcado pelo desenvolvimentismo, estabelecendo o Plano de Metas.
( ) No início de seu governo teve uma nova Constituição elaborada que se pautou pelo Plano Salte.
( ) Teve em seu governo, apesar de rápido, a implantação do parlamentarismo.
( ) Teve como símbolo de sua campanha uma vassoura para limpar a vida política nacional e combater a corrupção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(Francisco Iglésias, Trajetória política do Brasil: 1500-1964. Texto adaptado)
O excerto faz referência
Em pleno Estado Novo, um dos primeiros atos do interventor nomeado em 1930 no Estado catarinense, o general Ptolomeu de Assis Brasil, foi aumentar o imposto sobre o capital e diminuir o imposto sobre a terra, contrariando as mudanças de Hercílio Luz, instauradas em 1918. Essa medida acertou em cheio as indústrias do Vale do Itajaí e do Nordeste catarinense. Ele também afastou dos cargos públicos todas as autoridades estaduais ligadas ao PRC e, em 1931, destinou 30% do território de Blumenau para a formação do município de Rio do Sul. Apesar de parte da população de Rio do Sul admitir interesse no desmembramento, a medida foi vista pela população em geral como uma punição ao governo estadual.
(FROTSCHER, 2007, p. 158.)
O Estado Novo, instaurado em 1937, possuía uma roupagem ideológica não muito elaborada. Seu fim aconteceu com a deposição do presidente Getúlio Vargas (e, consequentemente, de seus interventores), em 1945. O Estado Novo, que impactou nitidamente toda a organização política, inclusive nos estados, possuía nítidas inspirações fascistas e caracterizou-se, dentre outros fatores como:
OLIVEIRA, C. E. . Mato Grosso na Era Vargas (1937 ? 1945):caminhos migratórios e novas fronteiras. In: 30 Simpósio Nacional de História, 2019, Recife. História e o futuro da Educação no Brasil. Recife: ANPUH, 2019. p. 1-13. No trecho do discurso de Getúlio Vargas, em passagem pelo Mato Grosso, o líder político aponta o “deserto” como o grande inimigo da região. Entre as ações tomadas por Vargas em seus períodos de governo a que melhor se relaciona com o combate a esse “deserto” é
As eleições de 1945 despertaram um grande interesse na população. Depois de anos de ditadura, a Justiça Eleitoral ainda não ajustara o processo de recepção e contagem de votos. Pacientemente, os brasileiros formaram longas filas para votar. Nas últimas eleições diretas à presidência da República, em março de 1930, tinham votado 1,9 milhão de eleitores, representando 5,7% da população total; em dezembro de 1945 votaram 6,2 milhões, representando 13,4% da população.
Em uma época em que não existiam pesquisas eleitorais, a oposição foi surpreendida pela nítida vitória de Dutra. Tomando-se como base de cálculo os votos dados aos candidatos, com exclusão dos nulos e brancos, o general venceu com 55% dos votos contra 35% atribuídos ao brigadeiro [Eduardo Gomes].
(Boris Fausto, História do Brasil)
Para Boris Fausto, a vitória eleitoral de Dutra teve relação com a
Ao analisar a Revolução de 1930, o historiador Boris Fausto considerou que Um novo tipo de Estado nasceu após 1930, distinguindo-se do Estado oligárquico não apenas pela centralização e pelo maior grau de autonomia como também por outros elementos.
(Boris Fausto, História do Brasil. Adaptado)
Entre esses outros elementos constitutivos do Estado brasileiro, após 1930, é correto apontar que houve atuação relativa à questão