Questões Militares de História - Período Entre-Guerras: Totalitarismos
Foram encontradas 20 questões
Adaptado de KONDER, Leandro. Introdução ao fascismo. Rio de Janeiro: Edições do Graal, 1977. p. 4.
A partir do trecho, pode-se afirmar que o fascismo é
“A criação da Milícia é o fato fundamental que colocou o governo em um plano absolutamente diferente dos precedentes e o transformou em um regime. O Partido armado conduziu ao regime totalitário. A noite de janeiro de 1923, na qual foi criada a Milícia, condenou à morte o velho estado democrático-liberal, ou seja, o seu jogo constitucional, que consistia na alternância dos partidos no governo da nação.”
(Adaptado e traduzido de Opera omnia. Dal discorso dell'Ascensione agli accordi del Laterano. Florença: La Fenice, 1957, p. 12.)
Com base no trecho citado, assinale a afirmativa que identifica corretamente a característica do regime totalitário fascista ao qual Mussolini se refere.
O pôster a seguir, de 1936, é um exemplo dessas atividades
A partir da imagem, analise as afirmativas a seguir sobre a relação entre o Nazismo e os meios de comunicação de massa.
I. O pôster retrata uma Alemanha unida em torno dos valores propagados pelo reich, com vistas ao domínio das massas em um contexto de guerra expansionista. II. O pôster promove a figura de Hitler como condutor infalível da nação alemã, contribuindo para o culto à personalidade do líder, próprio de regimes totalitários. III. O pôster mostra uma multidão ao redor de um aparelho de rádio de tamanho desproporcional, enfatizando o apelo às massas e a grande audiência obtida pelas transmissões nazistas.
Está correto o que se afirma em
(Eric Hobsbawm. Era dos Extremos: o breve século XX. 1914-1991)
A chamada II Guerra Mundial teve seu início em setembro de 1939, primeiramente na Europa. Um dos motivos para sua deflagração foi