Questões Militares
Sobre primeira metade do século xx: revolução mexicana, peronismo e cardenismo em história
Foram encontradas 3 questões
I- Durante grande parte do século XIX, a exploração do salitre e do cobre garantiu o desenvolvimento econômico do Chile, cujo governo passou a ser controlado pela burguesia mineradora aliada aos grandes latifúndios.
II- Em 1943, um golpe militar pôs fim a mais de 10 anos de ditadura conservadora na Argentina, porém em seu lugar, os golpistas instauraram não uma democracia, mas um governo autoritário de caráter populista nacionalista.
III- A ditadura de Porfírio Dias no México decorreu do contexto de intervenções estrangeiras no país para garantia do pagamento da dívida externa e da guerra com o EUA, que levou a perda de vasto território.
IV- A operação Condor foi um acordo de cooperação internacional que envolvia governos militares do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile, e que se aliava aos interesses do EUA.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Apesar de terem chegado ao território americano pela primeira vez em 1492, os espanhóis só conquistaram as regiões do México e do Peru décadas depois. Sobre o tema, analise as afirmativas e, em seguida, marque a opção correta.
I – Um dos fatores decisivos para que transcorresse tão longo tempo foi a unidade dos povos indígenas, seja no México, seja no Peru, em defesa dos Astecas e do Incas.
II – Apesar das armas de fogo diversificadas, os espanhóis não tiveram número suficiente de soldados para atacar de imediato, ocorrendo, dessa forma, uma espera muito longa até que o rei enviasse novos corpos militares.
III – As derrotas definitivas dos astecas e dos incas somente foram viabilizadas em virtude das alianças entre espanhóis e grupos indígenas que se opunham ao domínio dos impérios sobre eles.
Em março de 2014, o Senado Federal cogitou aprovar uma lei “antiterrorismo”, o que gerou muita polêmica entre a sociedade e provocou a discussão sobre a definição de terrorismo e de atos terroristas. Considere as afirmativas abaixo sobre as relações entre o poder instituído e manifestações de terror em diferentes momentos históricos:
1. Durante a Revolução Francesa, na fase jacobina, houve o período do Terror, em que o governo instituído perseguiu os seus opositores – mesmo aqueles que colaboraram com o início da revolução.
2. No período nazista, um dos instrumentos dos Estados foi o terror, com a perseguição política (aos opositores do regime) e racial (aos judeus), entre outros tipos de perseguição, instaurando um estado de permanente vigilância sobre os cidadãos.
3. Nos regimes ditatoriais da segunda metade do século XX na América Latina, qualquer organização armada, guerrilha ou mesmo opositores aos regimes eram considerados terroristas pelo Estado, o que justificava sua perseguição e aniquilação.
4. Depois da Segunda Guerra Mundial, instituiu-se a Guerra ao Terror, encampada pela URSS e pelos Estados Unidos para combater os neonazistas; após a queda do muro de Berlim o terrorismo voltou a crescer mundialmente.
Assinale a alternativa correta.