Questões Militares Sobre reconstrução democrática: governo collor e o impeachment em história

Foram encontradas 16 questões

Q2179158 História
A Manchete do Jornal do Brasil de 17 de março de 1990, um dia após o anúncio do Plano de Estabilização Econômica, popularmente conhecido como Plano Collor, foi: “Reforma de Collor faz terremoto na economia”. A medida desse plano, bem como sua consequência econômica, que causou esse “terremoto”, foi: 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2021 - PM-PR - Aspirante |
Q2097630 História
A Manchete do Jornal do Brasil de 17 de março de 1990, um dia após o anúncio do Plano de Estabilização Econômica, popularmente conhecido como Plano Collor, foi: “Reforma de Collor faz terremoto na economia”. A medida desse plano, bem como sua consequência econômica, que causou esse “terremoto”, foi: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FCC Órgão: PM-BA Prova: FCC - 2023 - PM-BA - Soldado |
Q2085918 História
Dentre os Presidentes do Brasil que tomaram posse entre 1964 e 2019, foram eleitos por meio do voto direto popular, especificamente para esse cargo:
Alternativas
Q2046427 História
Em 1992, após diversas denúncias de corrupção no governo, iniciou-se um processo de impeachment contra o presidente da época, Fernando Collor. Diversas manifestações populares ocorreram, principalmente nas capitais do país, pedindo a saída do presidente. Nessas manifestações, destacavam-se pessoas com os rostos pintados de verde e amarelo, sendo muitas pertencentes a movimentos estudantis. O movimento citado ficou conhecido como
Alternativas
Q856636 História

Imagem associada para resolução da questão


A eleição de Fernando Collor de Mello, em 1989, pretendeu derrubar as antigas estruturas do país. A análise da charge, associada às características do governo Collor, permite afirmar:

Alternativas
Q719468 História
É importante que o aluno aprenda sobre acontecimentos recentes da história do Brasil, pois, assim, ele poderá compreender melhor a política atual. Sobre o ensino do Neoliberalismo e tensões sociais no Brasil, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q716414 História

Imagem associada para resolução da questão

A partir da análise da charge e dos conhecimentos sobre as condições socioeconômicas brasileiras ao longo da história, pode-se afirmar:

Alternativas
Q696012 História

Diante do impasse econômico-financeiro no País e de circunstâncias internacionais, os governos brasileiros, no período de 1986 a 1994, tentaram reverter esta situação combatendo a inflação e procurando retomar o crescimento através de vários planos econômicos que foram implementados naquela época.

Para a conquista da estabilização econômica, foram implantados os seguintes planos econômicos:

1. Plano Cruzado

2. Plano Collor

3. Plano Real

4. Plano Verão

5. Plano Bresser

A sequência cronológica correta dos planos listados é

Alternativas
Q658324 História
Durante seu governo foram realizadas várias privatizações como a Companhia Siderúrgica Nacional de Volta Redonda, a Açominas e a Cosipa. Também autorizou a diminuição de tarifas alfandegárias facilitando as importações. O maior sucesso de seu governo foi o controle da inflação e o lançamento do Plano Real.
O texto acima faz referência ao presidente:
Alternativas
Q550080 História
O período conhecido como “Nova República” corresponde à fase de abertura política e redemocratização vivida no país a partir de 1985. No decorrer do período de abertura, os militares foram progressivamente se ausentando do cenário político em favor de grupos políticos civis. Na prática, a redemocratização significou:
Alternativas
Q535720 História
O início do governo do presidente Fernando Collor (1990-1992) foi marcado pelo anúncio das medidas econômicas para pôr fim à hiperinflação. Foram medidas que compuseram o plano Collor 1, EXCETO:
Alternativas
Q377625 História
m 1993, no Brasil, anunciou-se um novo plano de estabilização econômica, o Plano Real, que entrou em vigor efetivamente em julho de 1994.

O Plano Real foi planejado e implantado no governo do presidente.
Alternativas
Q340642 História
Durante o período da Ditadura Militar no Brasil, muitos eram os que julgavam que a população não tivesse maturidade política para decidir os destinos da nação. Apenas com muita luta que se conseguiu que um regime mais democrático fosse instalado no País, no entanto frases como: “brasileiro não sabe votar”, “político é tudo igual” são comumente ditas ainda por uma parte da população brasileira. Sobre a difícil construção da democracia no Brasil é correto afirmar que:

Alternativas
Q172488 História

Relacione a coluna da direita com a da esquerda, identificando situações e fatos que se referem aos presidentes em destaque e seus respectivos governos e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

PRESIDENTES

1. José Sarney

2. Fernando Collor de Mello

3. Itamar Franco

4. Fernando Henrique Cardoso


SITUAÇÕES/FATOS

( )O Brasil reatou as relações diplomáticas com Cuba rompidas desde 1964.

( )Concentração de medidas relacionadas à estabilização econômica e uma acentuada política de privatizações.

( )Foi lançado o Plano Bresser, pacote econômico que congelava preços, aumentava tarifas públicas e impostos e extinguia o abono salarial.

( )Foi implantado o Plano Real que criava uma nova moeda e a URV (Unidade Real de Valor), que funcionava como um indexador para realizar a transição entre o Cruzeiro e o Real.

( )Ocorreu a abertura do mercado brasileiro às importações que pressionou a modernização da indústria nacional para concorrer com os produtos estrangeiros. 

Alternativas
Q147688 História
A partir de 1945, o Brasil viveu uma experiência
democrática, ainda que limitada. As crises políticas se
sucediam e o regime entrou em colapso em 1964, quando um
golpe de estado derrubou o presidente João Goulart. Foram
cerca de duas décadas de regime militar, cujo autoritarismo
teve no Ato Institucional n.º 5 (AI 5) sua expressão máxima.
Esgotado, o regime sai de cena em 1985, com o retorno do
poder civil, simbolizado na eleição indireta de Tancredo
Neves. Começava nova experiência democrática, agora bem
mais ampliada e assentada nos princípios do respeito amplo à
cidadania e à participação política mais incisiva da sociedade,
realidade que a Constituição de 1988 sintetiza e traduz. O
primeiro presidente civil eleito diretamente após a queda do
regime militar não conseguiu concluir seu mandato, mas a
ordem institucional não foi abalada. Depois de tentativas
frustradas, a inflação foi contida e a economia estabilizada
com o Plano Real.

Tendo as informações acima como referência inicial e
considerando a história contemporânea do Brasil, julgue os
itens seguintes.

Alvo de impeachment, o presidente Collor foi afastado da presidência da República e substituído pelo vice Itamar Franco.
Alternativas
Q57989 História
A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

Fernando Collor foi o primeiro presidente civil eleito pelo voto direto no Brasil após o fim do regime militar.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: D
5: D
6: B
7: E
8: E
9: B
10: E
11: B
12: C
13: C
14: C
15: C
16: C