Questões Militares de História - República de 1954 a 1964
Foram encontradas 65 questões
COLUNA I
1. Eurico Gaspar Dutra.
2. Jânio Quadros.
3. João Goulart.
4 Juscelino Kubitschek.
5. Getúlio Vargas.
COLUNA II
( ) Responsável por criar em seu governo a Petrobrás e o BNDE.
( ) Teve seu governo marcado pelo desenvolvimentismo, estabelecendo o Plano de Metas.
( ) No início de seu governo teve uma nova Constituição elaborada que se pautou pelo Plano Salte.
( ) Teve em seu governo, apesar de rápido, a implantação do parlamentarismo.
( ) Teve como símbolo de sua campanha uma vassoura para limpar a vida política nacional e combater a corrupção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
O rápido processo de industrialização pelo qual o Brasil passou nos anos [...] 1950, sobretudo no governo JK, ampliou desequilíbrios de ordem econômica e gerou outros, aprofundando desigualdades regionais e setoriais. [...] as diferenças de renda per capita entre as regiões do país, que já eram altas, aumentaram. Os desequilíbrios regionais também continuaram pronunciados. A industrialização ficou concentrada no Sudeste, e em menor escala, na região Sul do país, enquanto o Nordeste recebia muito pouco estímulo deste processo, ficando cada vez mais para trás em desenvolvimento industrial, com relação ao resto da nação.
(IANNI, Octávio. 2002.)
Considerado um dos governos democráticos de cunho populista, a “Era JK” efetivamente promoveu a modernização e um significativo crescimento da economia. Para tentar cumprir suas promessas de campanha, JK, como ficou conhecido, optou por uma política econômica baseada no desenvolvimento industrial que, dentre outros fatores
O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) costuma ser lembrado como o período que aliou tranquilidade política e prosperidade econômica. Sobre o governo de Kubitschek, examine as alternativas abaixo:
I - Plano de metas.
II - Construção de Brasília.
III - Diminuição da dívida externa.
Pode-se afirmar que foi(ram) ação(ões) realizada(s) no governo de Juscelino Kubitschek, EXCETO.
Acerca de seu governo, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
O cartaz abaixo evidencia
"Garantindo a tranquilidade política, Juscelino partiu para o seu programa econômico, que tinha como slogan "50 anos em 5", isto é, cinquenta anos de progresso em cinco de governo. Para viabilizá-lo, Juscelino colocou em prática o nacionalismo-desenvolvimentista, ou seja, uma tentativa de promover o desenvolvimento, a partir de interesses exclusivamente nacionais. Nas palavras de Juscelino: "convém que se compreenda, de uma vez pra sempre, que o desenvolvimento do Brasil não é uma pretensão ambiciosa, um desvario, um delírio expansionista, mas uma necessidade vital. Desenvolver para nós, é sobreviver, gravem bem os que estão em condições de colaborar conosco, que não necessitamos apenas de conselhos... mas de cooperação dinâmica, o que essa cooperação é altamente rentável a quem se dispuser a ajudar-nos."
(FAUSTO, Boris (org.). História geral da civilização brasileira. 3 ed. Rio de Janeiro.
Sobre o Governo de Juscelino Kubitschek (JK), marque a opção correta.
Entre 1945 e 1964, o Brasil passou por longo e difícil processo de aprendizado democrático, no qual momentos de tensão política sempre existiram.
“O ______________ se definiu como uma doutrina nacionalista cujo conteúdo era mais cultural do que econômico. Sem dúvida, combatia o capitalismo financeiro e pretendia estabelecer o controle do Estado sobre a economia. Mas sua ênfase maior encontrava na tomada de consciência do valor espiritual da nação, assentando em princípios unificadores: “Deus, Pátria e Família” era o lema do movimento.” Adaptado (FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 2000. p.353).
“O Plano de Metas previa que fosse alcançada a produção de 170 mil veículos anualmente (automóveis, utilitários, caminhões e ônibus), [...]. As metas quantitativas eram acompanhadas de metas referentes a índices de nacionalização: 95% para automóveis e 90% para os demais. [...] A estratégia do governo para o setor automobilístico baseou-se na garantia de reserva de mercado às firmas entrantes: tornou-se impossível importar autoveículos em fase de restrições de toda a sorte [...]”
ABREU, Marcelo de Paiva. O processo econômico. In: SCHWARCZ, Lilia M. (direção) História do Brasil Nação: 1808- 2010. V. 4. Olhando para dentro, 1930-1964. Coord. Ângela de Castro Gomes. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. p. 215-6.
A fabricação de automóveis tornou-se o verdadeiro ícone da modernidade, sendo um dos pontos de destaque do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek.
Considerando a implementação dessa meta, é correto
afirmar:
Observe a imagem a seguir.
Essa fotografia foi tirada em 1961, na posse de Jânio Quadros na presidência da República, e mostra João Goulart, recém-eleito vice-presidente; Jânio Quadros, discursando com a faixa presidencial; Juscelino Kubitschek, antecessor de Jânio na presidência.
A imagem registra um momento marcante da vida política nacional, pois
A seguir estão trechos de Constituições brasileiras.
I. Art. 14 A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos (…).
II. Art. 70 São eleitores os cidadãos maiores de 21 anos, que se alistarem na forma da lei. § 1° Não podem alistar-se eleitores para as eleições federais, ou para as dos Estados:
(…) 2° Os analfabetos; (…).
III. Art. 131 São eleitores os brasileiros maiores de dezoito anos que se alistarem na forma da lei.
Art. 132 Não podem alistar-se eleitores:
I – os analfabetos; (…).
Art. 133 O alistamento e o voto são obrigatórios para os brasileiros de ambos os sexos, salvo as exceções previstas em lei.
É correto afirmar que os trechos das Constituições citados correspondem, na ordem I, II e III, aos contextos históricos:
Ao determinar a construção da capital no interior do Brasil,
Juscelino Kubitschek tinha como objetivo integrar o País
regionalmente, principalmente a partir da construção de
rodovias que cumprissem esse papel. Parte da ideia foi
colocada em prática e gerou um complexo conjunto
rodoviário, que atravessa a Região Integrada de
Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) e
todo o País. A respeito desse tema e com base no mapa
apresentado, assinale a alternativa correta.
Julgue o item subsequente, relativo à história do Brasil da segunda metade do século XX.
Para cumprir o objetivo de industrialização nacional constante
no Plano de Metas, o governo de Juscelino Kubitschek adotou
estratégias como a atração de investimentos privados para a
ampliação do parque industrial e o investimento estatal em
áreas estratégicas de infraestrutura.
Considerando o período histórico abordado no texto precedente, julgue o próximo item.
O governo de Juscelino Kubitschek, na segunda metade da década de 50 do século XX, teve como marco a política desenvolvimentista e o ideal de fazer o Brasil progredir cinquenta anos em cinco.