Questões Militares Sobre revolução intelectual do século xviii: iluminismo em história

Foram encontradas 33 questões

Ano: 2025 Banca: UERJ Órgão: CBM-RJ Prova: UERJ - 2025 - CBM-RJ - Oficial Combatente |
Q3214528 História
O primeiro abalo atingiu Lisboa na manhã do dia 1º de novembro de 1755. Minutos depois, outro ainda mais forte arrasou a cidade, seguido por um terceiro. Lisboa, uma das capitais mais imponentes da Europa, foi destruída em menos de 15 minutos. Então, um tsunâmi, arrastou milhares de pessoas e um vento implacável espalhou os focos de incêndio provocados pelos tremores. O terremoto em Portugal, na capital mais católica do continente, abalou as certezas intelectuais e religiosas que na época dominavam a Europa. Até 1755, as aflições que a natureza impunha sobre a humanidade eram consideradas obra de um Deus furioso. Após a catástrofe, o lugar de Deus nas relações humanas começou a ser questionado. Voltaire, Pope, Kant e Rousseau, entre outras figuras eminentes, fizeram do acontecimento um veículo para expressar seus questionamentos. O jornalista Nicholas Shrady revela, em O último dia do mundo, que essa reação ao desastre natural é o que ainda hoje provoca grande fascínio. 
Imagem associada para resolução da questão

Adaptado de amazon.com.br.
A sinopse do livro O último dia do mundo, que aborda o terremoto ocorrido em Lisboa em 1755, menciona questionamentos, suscitados pelo desastre, acerca do lugar que Deus ocupa nas relações humanas. No contexto do terremoto, tais questionamentos fomentaram maior difusão de princípios advindos de:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UERJ Órgão: CBM-RJ Prova: UERJ - 2025 - CBM-RJ - Oficial Combatente |
Q3214526 História

O caráter de cada ato depende das circunstâncias sob as quais ele é praticado. A proteção mais estrita da liberdade de expressão não protege um homem que falsamente grita fogo num teatro e causa pânico. Ela [a proteção mais estrita da liberdade de expressão] sequer protege um homem de uma injunção contra palavras belicosas que possam ter todo o efeito de força. A questão, em todos os casos, é se as palavras utilizadas são empregadas sob essas circunstâncias e se são de tal natureza para criar um perigo claro e imediato.


LIVER WENDELL HOLMES, JR. (1841-1935) Adaptado de ROTUNDA, R. O direito de dissidência e a dívida dos Estados Unidos com Heródoto e Tucídides. Revista de Estudos Institucionais, v. 1, n. 1, 2015. 


Embasado no raciocínio acima, o juiz da Suprema Corte dos E.U.A, Oliver Wendell Holmes, Jr., argumentou, em 1919, que a liberdade de expressão depende das circunstâncias para sua prática. O movimento que inspirou a defesa desse direito no mundo contemporâneo e uma prática que ameaçou esse mesmo direito no Brasil no século XX estão associados, respectivamente, em:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2024 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q2463515 História
A razão iluminista apresenta-se aos seus adeptos como um instrumental crítico que se dirige a cada indivíduo naquilo que possui de mais íntimo e essencial – sua consciência racional de ser humano. Mais que convencer ou persuadir, com argumentos racionais, trata-se de trazer à tona, em cada um, essa capacidade ou essa essência racional, comum a todos: pensar por si mesmo, “sair da menoridade para a maioridade”, tal é a palavra de ordem.
(FALCON, Francisco Calazans. Iluminismo. São Paulo: Ática, 1986. p. 37)

No que diz respeito ao impacto do Iluminismo no pensamento europeu do século XIX, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBGP Órgão: CBM-MG Prova: IBGP - 2023 - CBM-MG - Soldado |
Q2101619 História
As tensões que envolveram os monarcas, a nobreza e a burguesia na Europa geraram um situação pré-revolucionária. Nesse contexto existem grandes nomes envolvidos para questionar o poder dos reis absolutistas em busca de uma nova ordem política. Em razão disso o pensamento iluminista se apresenta assim estruturado: 

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Autor - desenho ilustrativo fora de escala. 

Jonh Locke costuma ser considerado como o precursor do liberalismo, tendo lançado as bases da filosofia política iluminista. Em sua obra defendia a ideia de que os homens eram portadores de direitos naturais como a vida, a liberdade e a propriedade. Para garantir que todos os indivíduos usufruíssem seus diretos, os homens criaram os governos que recebiam autoridade e o dever de garantir os direitos das pessoas.

Nesse contexto, sobre outros pensadores iluministas que também se destacaram, analise as afirmativas a seguir:
I- Voltaire foi um dos maiores nomes do iluminismo, criticava violentamente a Igreja e o Clero embora fosse deísta.
II- Montesquieu, também iluminista, focava na divisão dos poderes, em que o governante passava a ser apenas o executor da vontade da sociedade conforme leis regidas por legisladores e julgadas pelos tribunais, o que limitaria o poder absolutista dos reis.
III- Rousseau foi o grande defensor da democracia, não como a compreendida atualmente, indissociável de eleição e de voto universal, mas como a expressão da vontade geral do povo de uma nação.

Comparando as ideias apresentadas pelos iluministas em I, II e III, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2022 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1992596 História
Os aspectos assinalados a seguir são traços comuns à civilização do Renascimento e à do Iluminismo, à exceção de um. Assinale-o.
Alternativas
Q1831991 História
A principal característica do Iluminismo, “movimento de ideias” que se desenvolveu na Europa Ocidental entre o final do século XVII e o final do século XVIII, é a crença na razão humana e no seu potencial. A “Enciclopédia”, obra que começou a ser publicada na França, em 1751, foi organizada pelo matemático Jean D’Alembert e pelo filósofo
Alternativas
Q1042171 História
Assim como os fenômenos físicos – diziam os iluministas -, as relações entre os indivíduos são regidas pelas leis da natureza. Os pensadores iluministas podem ser divididos em dois grupos: os filósofos e os economistas. Respectivamente, são representantes desses dois grupos:
Alternativas
Q949290 História
Considere o excerto abaixo sobre o livro Utopia, do escritor inglês Thomas Morus (1478-1535), lançado entre 1516 e 1518:
[...] Em sua obra Utopia, Morus descreve a vida numa ilha em formato de lua crescente, na qual tudo é dividido de maneira equânime entre as pessoas, onde não existe injustiça e violência e se vive confortavelmente. [...] na ilha de Utopia, o problema da exclusão social, tema candente de seu tempo, [...] seria resolvido de uma vez por todas. E de que maneira? Pela aplicação de todos ao trabalho [...]”. (LOPES, M. A. Uma História da ideia de utopia: o real e o imaginário no pensamento político de Thomas Morus. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 40, 2004, p. 141-142.)
A partir do trecho acima e dos conhecimentos sobre o início da Idade Moderna (1453-1789), é correto afirmar que a obra de Morus pertenceu ao:
Alternativas
Q845099 História
As ideias iluministas começaram a circular no Brasil na segunda metade do século XVIII. Elas refletiram-se em vários campos da atividade e do conhecimento humano. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta um filósofo deste período, cujo pensamento incentivou, de forma relevante, a Inconfidência Mineira.
Alternativas
Q799718 História

A filosofia crítica, que é o pano de fundo do Iluminismo, caracteriza-se por três pressupostos básicos: 1) a liberdade, exemplificada pela defesa da livre iniciativa no comércio, segundo o pensamento liberal e opondo-se ao absolutismo de direito divino; 2) o individualismo, que se baseia na existência do indivíduo livre e autônomo, consciente e capaz de se autodeterminar; 3) a igualdade jurídica, que visa garantir a liberdade do indivíduo contra os privilégios da nobreza.


                               (Danilo Marcondes, Iniciação à história da filosofia. Adaptado)


De acordo com essa definição, o Iluminismo foi

Alternativas
Q624643 História

Leia o trecho a seguir.


”Os filósofos do século XVIII só concordavam em um único ponto: podiam discordar publicamente, usando a razão.”


ELIAS, Rodrigo, Dossiê Iluminismo. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 9. Nº 104, maio 2014. p. 17. Durante o século XVIII, conhecido como Século das Luzes, desenvolveu-se um movimento intelectual denominado Iluminismo, que buscou combater práticas até então aceitas.

São práticas combatidas pelo movimento Iluminista, EXCETO:

Alternativas
Q616970 História
O movimento intelectual conhecido como Iluminismo ocorreu no século XVIII. Leia as informações abaixo.
I- O pensamento político e econômico dos iluministas correspondia aos anseios da burguesia e ambos se opunham ao Positivismo. II- O período ficou conhecido como o Século das Luzes. III- O Iluminismo combateu o absolutismo monárquico, o mercantilismo e o poder da Igreja. IV- O Iluminismo encontrou forte resistência entre os adeptos do liberalismo.
Estão corretas
Alternativas
Q574567 História
A fórmula utilizada por letrados europeus da primeira metade do século XVIII não era nova. A dualidade do Iluminismo está na própria raiz do Renascimento moderno, entre os séculos XV e XVI, sobretudo em sua crítica à Europa da Idade Média.

(Rodrigo Elias, Os filósofos do século XVIII. Disponível em: . Adaptado)




Em relação às aproximações entre o Renascimento e o Iluminismo, é correto destacar:

Alternativas
Q512567 História
Leia o texto:

                    FÁBRICA
          “Nosso dia vai chegar
            Teremos nossa vez
            Não é pedir demais
                 Quero justiça
        Quero trabalhar em paz
      Não é muito o que lhe peço
    Eu quero um trabalho honesto
            Em vez de escravidão
          Deve haver algum lugar
              Onde o mais forte
          Não consegue escravizar
            Quem não tem chance
          De onde vem a indiferença
          Temperada a ferro e fogo?
     Quem guarda os portões da fábrica?
       O céu já foi azul, mas agora é cinza
    O que era verde aqui já não existe mais
            Quem me dera acreditar
Que não acontece nada de tanto brincar com fogo
             Que venha o fogo então
        Esse ar deixou minha vista cansada
                      Nada demais".


                                        (Legião Urbana. Fábrica. CD Dois, EMI, 1997.)

Com base na letra da música podemos relacioná-la e interpretá-la como crítica da:
Alternativas
Q434809 História
Sobre o movimento iluminista é incorreto afirmar:
Alternativas
Q417969 História
Influenciados pelos ideais do Iluminismo, as Treze Colônias americanas que eram colonizadas pela Inglaterra iniciaram um processo de emancipação política que ficou conhecido como “Revolução Americana”. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1664133 História
    O movimento filosófico denominado Iluminismo surgiu na Europa do século XVIII, baseando-se na crença absoluta da razão como forma única de o homem alcançar a tão sonhada autonomia intelectual, o progresso material, o desenvolvimento das virtudes morais, bem como o aprofundamento do conhecimento científico. Ademais, os pensadores iluministas compartilhavam a ideia de que a razão humana alçaria o homem à sublime condição de dominador absoluto da natureza.
A partir das informações contidas no texto, é possível considerar que:
Alternativas
Q637033 História

Segundo o historiador Ciro Flamarion Cardoso, a historiografia dos últimos anos tem revelado a existência de dois paradigmas rivais. Seriam eles, o iluminista, partidário de uma história científica e racional, e o pós-moderno, com tendências a enfatizar as representações historicamente construídas. Analise as afirmativas sobre o tema e, em seguida, marque a opção correta.

I. Pelo paradigma iluminista, a narrativa histórica tem como finalidade explicar as sociedades fazendo uso dos modelos hipotético-dedutivos.

II. O paradigma pós-moderno teve sua inauguração nas primeiras gerações dos Annales.

III. O relativo declínio do paradigma iluminista decorre da preferência dos historiadores por macro-temas, a exemplo das pesquisas em torno da escravidão negra no Brasil.

Alternativas
Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2012 - PM-SP - Soldado Voluntário |
Q658938 História

Começava-se a acreditar que a miséria humana era fruto da ignorância, e que somente a razão poderia orientar o pensamento e modificar as condições da vida humana. Essa nova visão de mundo fez surgir, em meados do século XVIII, um novo movimento filosófico. Os filósofos questionaram o poder real, os privilégios da nobreza, a religião, a economia, a educação, a escravidão, o colonialismo etc., submetendo todas as questões à razão e à crítica.

(Joelza Ester Domingues, História em Documento: imagem e texto. Adaptado)


O texto trata

Alternativas
Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2012 - PM-SP - Soldado Voluntário |
Q658937 História
A Europa dos séculos XI-XIII vivera uma fase de expansão. Ao atingir seus limites, essa expansão provocou uma crise generalizada (...). Tais crises refletiam uma readaptação. Passada a época virulenta, o Ocidente europeu voltou a crescer. (...) O Mediterrâneo se tornava insuficiente para suas ambições: a Europa descobre o Atlântico e busca nele novos horizontes. (Hilário Franco Jr. e Ruy Andrade Filho, Atlas de História Geral)
Nesse contexto europeu, na passagem para a Idade Moderna,
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: A
5: A
6: C
7: A
8: D
9: A
10: C
11: C
12: E
13: D
14: B
15: C
16: E
17: B
18: E
19: C
20: B