Questões Militares de Literatura - Quinhentismo

Foram encontradas 12 questões

Q724299 Literatura

Instrução: A questão baseia-se nos textos a seguir.

Texto I, de Luís Vaz de Camões

Os bons vi sempre passar

No mundo graves tormentos;

E para mais me espantar,

Os maus vi sempre nadar

Em mar de contentamentos.

Cuidando alcançar assim

O bem tão mal ordenado,

Fui mau, mas fui castigado.

Assim que, só para mim,

Anda o mundo concertado.


Texto II, de Leonardo Mota

O mundo está de tal forma

Que ninguém pode entender:

Uns devem, porém não pagam,

Outros pagam sem dever.

Considerando as relações entre as palavras nas frases, os dois últimos versos do Texto I, sem prejuízo à correção gramatical e ao sentido, podem ser reescritos da seguinte forma:
Alternativas
Q724298 Literatura

Instrução: A questão baseia-se nos textos a seguir.

Texto I, de Luís Vaz de Camões

Os bons vi sempre passar

No mundo graves tormentos;

E para mais me espantar,

Os maus vi sempre nadar

Em mar de contentamentos.

Cuidando alcançar assim

O bem tão mal ordenado,

Fui mau, mas fui castigado.

Assim que, só para mim,

Anda o mundo concertado.


Texto II, de Leonardo Mota

O mundo está de tal forma

Que ninguém pode entender:

Uns devem, porém não pagam,

Outros pagam sem dever.

A ideia comum aos dois textos é que
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Q724296 Literatura

A Marquesa de Alegros ficara viúva aos quarenta e três anos, e passava a maior parte do ano retirada em sua quinta de Carcavelos. (...) As suas duas filhas, educadas no receio do Céu e nas preocupações da Moda, eram beatas e faziam o chic falando com igual fervor da humildade cristã e do último figurino de Bruxelas. Um jornalista de então dissera delas: – Pensam todos os dias na toilette com que hão de entrar no Paraíso.

(Eça de Queirós. O crime do padre Amaro.)

O comentário do jornalista deve ser entendido por um viés

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Q718400 Literatura
Correlacione as colunas em relação aos autores e seus respectivos movimentos e obras e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Camilo Castelo Branco. 2. Eça de Queirós. 3. Camilo Pessanha.

( ) Escritor lusitano realista autor de O Primo Basílio. ( ) Escritor lusitano romântico, autor de Amor de Perdição. ( ) Expoente máximo do simbolismo português.
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Q718398 Literatura
O Livro do Desassossego é uma das maiores obras de Fernando Pessoa e é assinada por um de seus heterônimos. Assinale a alternativa que o apresenta. 
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Q695951 Literatura

Leia o soneto a seguir e marque a alternativa correta quanto à proposição apresentada.

                           Se amor não é qual é este sentimento?

                       Mas se é amor, por Deus, que cousa é a tal?

                                 Se boa por que tem ação mortal?


                         Se má por que é tão doce o seu tormento?

                           Se eu ardo por querer por que o lamento

                                Se sem querer o lamentar que val?

                                    Ó viva morte, ó deleitoso mal,

                             Tanto podes sem meu consentimento.


                              E se eu consinto sem razão pranteio.

                              A tão contrário vento em frágil barca,

                               Eu vou por alto-mar e sem governo.


                            É tão grave de error, de ciência é parca

                       Que eu mesmo não sei bem o que eu anseio

                         E tremo em pleno estio e ardo no inverno.

O artista do Classicismo, para revelar o que está no universo, adota uma visão

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Q661729 Literatura
O prado, as flores brancas e vermelhas
Está suavemente apresentando;
As doces e solícitas abelhas,
Com um brando sussurro vão voando;
As mansas e pacíficas ovelhas,
Do comer esquecidas, inclinando
As cabeças estão ao som divino
Que faz, passando, o Tejo cristalino.
(Luís Vaz de Camões. Obra completa, 1988.)

Considere as seguintes explicações para o recurso da inversão que ocorre no texto:
I. É uma característica do Classicismo renascentista que resulta da tentativa de imitar a sintaxe do Latim clássico. II. Prende-se à necessidade de preservar as rimas, revelando uma preocupação com a perfeição formal. III. Contribui de maneira decisiva para se alcançar a pretendida regularidade rítmica.
Está correto o que se afirma em
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Q661728 Literatura
O prado, as flores brancas e vermelhas
Está suavemente apresentando;
As doces e solícitas abelhas,
Com um brando sussurro vão voando;
As mansas e pacíficas ovelhas,
Do comer esquecidas, inclinando
As cabeças estão ao som divino
Que faz, passando, o Tejo cristalino.
(Luís Vaz de Camões. Obra completa, 1988.)

A estrofe exemplifica a lírica clássica portuguesa, na qual
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Q539767 Literatura

Leia as estrofes do Canto IV de Os Lusíadas, referentes ao episódio do Velho do Restelo, para responder às questões de números 69 e 70.

Dura inquietação d’alma e da vida,

Fonte de desamparos e adultérios,

Sagaz consumidora conhecida

De fazendas, de reinos e de impérios:

Chamam-te ilustre, chamam-te subida,

Sendo digna de infames vitupérios1;

Chamam-te Fama e Glória soberana,

Nomes com quem se o povo néscio2 engana!


A que novos desastres determinas

De levar estes Reinos e esta gente?

Que perigos, que mortes lhe destinas

Debaixo dalgum nome preminente?

Que promessas de reinos e de minas

De ouro, que lhe farás tão facilmente?

Que famas lhe prometerás? Que histórias?

Que triunfos? Que palmas? Que vitórias?

(Luís de Camões. Obra completa, 2005, p. 112. Adaptado)

1 insultos

2 estúpido, ignorante

A segunda estrofe destaca uma das motivações das navegações portuguesas, em busca de novas terras. Trata-se do interesse
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Q539766 Literatura

Leia as estrofes do Canto IV de Os Lusíadas, referentes ao episódio do Velho do Restelo, para responder às questões de números 69 e 70.

Dura inquietação d’alma e da vida,

Fonte de desamparos e adultérios,

Sagaz consumidora conhecida

De fazendas, de reinos e de impérios:

Chamam-te ilustre, chamam-te subida,

Sendo digna de infames vitupérios1;

Chamam-te Fama e Glória soberana,

Nomes com quem se o povo néscio2 engana!


A que novos desastres determinas

De levar estes Reinos e esta gente?

Que perigos, que mortes lhe destinas

Debaixo dalgum nome preminente?

Que promessas de reinos e de minas

De ouro, que lhe farás tão facilmente?

Que famas lhe prometerás? Que histórias?

Que triunfos? Que palmas? Que vitórias?

(Luís de Camões. Obra completa, 2005, p. 112. Adaptado)

1 insultos

2 estúpido, ignorante

Considerando o contexto do discurso do Velho do Restelo, nos versos – Chamam-te Fama e Glória soberana, / Nomes com quem se o povo néscio engana! – as palavras em destaque enfatizam o
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Q503008 Literatura
Em relação ao momento histórico do Quinhentismo brasileiro, podemos afirmar que
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Q325454 Literatura
“A feição deles é serem pardos, quase avermelhados, de rostos regulares e narizes bem feitos; andam nus sem nenhuma cobertura; nem se importam de cobrir nenhuma coisa, nem de mostrar suas vergonhas.” Essa passagem pertence à Carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro texto escrito no Brasil, no qual eram descritos a terra e o povo que a habitava.A respeito da Literatura Quinhentista, é correto afirmar que :



Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C
5: B
6: C
7: E
8: B
9: A
10: C
11: B
12: E