Questões Militares de Medicina - Choque e Parada Cardiorrespiratória

Foram encontradas 57 questões

Q2560124 Medicina
Sobre a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) no adulto, marque a opção que apresenta um procedimento correto.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Nefrologia |
Q2263401 Medicina
Um jovem, vítima de um acidente de motocicleta, chega a um serviço de urgência com quadro de queda da pressão arterial, com hemoglobina baixa, dor à palpação de abdômen e distensão abdominal. É encaminhado para laparotomia e durante a cirurgia tem uma parada cardíaca. Verifica-se rompimento de fígado e baço. Assinale a a alternativa correta quanto à causa básica a ser registrada na declaração de óbito.
Alternativas
Q2259672 Medicina
No paciente após parada cardiorrespiratória que não recebeu tratamento com hipotermia induzida, o achado do exame físico que, com maior precisão, prediz desfecho neurológico ruim é
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Cardiologia |
Q2259445 Medicina
Paciente com infarto agudo do miocárdio, com supradesnivelamento do segmento ST, evolui em choque cardiogênico. Decide-se por cateterização do lado direito. Amostra de sangue coletada da artéria pulmonar apresenta saturação de oxigênio superior à amostra de sangue coletado do átrio direito. Assinale a alternativa que contém a hipótese diagnóstica relaciona a esse achado. 
Alternativas
Q2225413 Medicina
Homem de 75 anos, com histórico de hipertensão, doença renal crônica e diabete tipo 2, é admitido na UTI com quadro de choque séptico secundário à abdome agudo perfurativo. A glicemia inicial é de 304 mg/dL.
Quanto ao tratamento da diabete, a conduta recomendada nesse paciente é:
Alternativas
Q2225410 Medicina
Homem de 72 anos sobrevive a uma parada cardíaca (PCR) testemunhada com retorno da circulação espontânea após 32 minutos de ressuscitação cardiopulmonar. No momento, ele está internado na UTI com cerca de 72 horas após a PCR, entubado, em ventilação mecânica, estável, e sem medicamentos sedativos ou analgésicos.
Nesse paciente, o achado que é mais provável de prever um resultado clínico adverso é
Alternativas
Q2225397 Medicina
Mulher de 60 anos foi hospitalizada há 3 semanas após um incêndio em casa, tendo queimaduras de 3o grau em 40% do corpo e nas mucosas do nariz. Ela foi entubada, mas extubada com sucesso há 1 semana. A broncoscopia realizada após a extubação foi normal. Há 1 dia, ela evoluiu com dispneia e hipóxia, necessitando de reintubação. Ao exame físico: temperatura: 37,9 ºC; pressão arterial: 104 x 60 mmHg; frequência cardíaca: 95/min; frequência respiratória: 18/min; SatO2 : 91% com FiO2 de 60%; presença de escarro amarelo abundante no tubo endotraqueal quando aspirado. Exames séricos: leucócitos: 16000/mm3 . Radiografia de tórax: consolidação focal no lobo inferior esquerdo.
Nesse momento, a conduta de escolha é
Alternativas
Q2225388 Medicina
Mulher de 62 anos com cirrose alcoólica é avaliada para choque hipovolêmico. Ela foi hospitalizada há 24 horas com hemorragia digestiva alta e submetida a endoscopia digestiva alta, que revelou sangramento de varizes esofágicas, sendo realizada a injeção de epinefrina e ligadura elástica com sucesso. Todavia, há cerca de 1 hora, ela apresenta hematêmese com sangue vivo (300 mL). Os medicamentos atuais são lactulose, rifaximina, omeprazol, ceftriaxona e terlipressina. Ao exame físico: pressão arterial: 77 x 52 mmHg; frequência cardíaca: 105/min; frequência respiratória: 24/min; SatO2 : 94% com cateter nasal (3 L/min); ascite e esplenomegalia estão presentes. Exames séricos 3 horas antes da hematêmese: hemoglobina: 8 g/dL; plaquetas: 74000/mm3 ; coagulograma com RNI/INR: 1,4.
Nesse momento, a conduta de escolha é
Alternativas
Q2221863 Medicina
Homem de 20 anos sofreu um acidente em competição de equitação (queda de cavalo). Dá entrada na emergência consciente, com paraplegia flácida de MMSS e MMII, abolição de todos os reflexos profundos do abdome e dos membros inferiores. PA=90/65 mmHg; P=56 bpm; perfusão < 2 seg.; pele quente e vermelha; constata-se paralisia completa dos membros, e perda de todas as modalidades de sensibilidade. E-FAST negativo em todos os focos. Pelve normal. Não há fraturas de extremidades.
O diagnóstico do paciente relatado é choque
Alternativas
Q2221861 Medicina
Homem de 25 anos chega ao hospital em choque hipovolêmico após ferimento por projétil de arma de fogo em abdome (hipocôndrio direito). Seu tipo sanguíneo é desconhecido. Após infusão rápida de 1 L de Ringer Lactato aquecido a 39 ºC por 2 veias antecubitais através de cateter jelco nº 14, o quadro de choque não se altera e é indicada laparotomia exploradora imediata. O que pode ser administrado ao paciente para reposição volêmica adequada antes da cirurgia?
Alternativas
Q2193361 Medicina
Paciente jovem, 35 anos, diagnosticada com fratura de tornozelo após acidente automobilístico. Foi submetida à correção da fratura e teve alta hospitalar. Ao levantar-se para ir para casa, teve um mal súbito e PCR, sem resposta à ressuscitação cardiopulmonar. O que provavelmente aconteceu com essa paciente?
Alternativas
Q2192831 Medicina
Todas as patologias descritas abaixo podem ser causas de choque de padrão distributivo, exceto
Alternativas
Q2192830 Medicina
Um dos principais desfechos após ressuscitação de parada cardiorrespiratória é a recuperação neurológica. Com relação ao manejo neurológico destes pacientes, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2192826 Medicina
Um paciente do sexo masculino, admitido em parada cardiorrespiratória (PCR) na UTI, encontra-se comatoso. Sobre a decisão de se realizar, ou não, coronariografia e potencialmente intervenção, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Caso haja elevação de segmento ST, sugere-se coronariografia precoce. ( ) Caso não haja elevação de segmento ST, e a PCR foi em ritmo chocável, há estudos observacionais mostrando melhora do prognóstico neurológico com a coronariografia precoce, mas com baixo grau de certeza da evidência. ( ) A recomendação final para pacientes pós-PCR comatosos e sem elevação do segmento ST é que, tanto a coronariografia precoce, quanto a tardia, são aceitáveis.
Alternativas
Q2192818 Medicina
Marque a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.
À luz da literatura atual, o melhor benefício do uso do ácido tranexâmico em pacientes com choque hemorrágico se dá quando o utilizamos dentro do intervalo de ___________ horas após injúria.
Alternativas
Q2017808 Medicina
Sobre a assistência ao indivíduo com parada cardiorrespiratória decorrente de trauma, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) É importante restaurar o volume circulante e corrigir coagulopatias com hemoderivados.
( ) Na ausência de uma lesão letal óbvia, como a decapitação, a ressuscitarão deve ser efetivada.
( ) Paradas cardíacas pós-trauma com duração superior a 10 minutos raramente estão associadas a bom prognóstico.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q2017807 Medicina
Na assistência ao paciente com parada cardiorrespiratória, além de compressões torácicas de alta qualidade, também está recomendado
Alternativas
Q2016200 Medicina
Durante a reanimação cardiorrespiratória da criança, se for registrado - na curta pausa para observação do monitor - ritmo regular taquicárdico com QRS alargado, a conduta CORRETA a ser tomada na sequência é: 
Alternativas
Q2016195 Medicina
Uma menina de 10 anos de idade é levada ao pronto-atendimento em decorrência de palpitação, tonteira e náuseas. Ao entrar na sala de emergência, a criança apresenta síncope. Na avaliação cardiorrespiratória rápida, observa-se palidez cutânea, taquidispneia leve, além de extremidades frias, perfusão lentificada, pulsos distais finos e muito rápidos. Na monitoração eletrocardiográfica, observa-se ritmo regular com FC de 190bpm, QRS com 0,08s de duração e ausência aparente de ondas P. Para o caso em questão, marque a alternativa CORRETA de diagnóstico e tratamento: 
Alternativas
Q1823759 Medicina
Sobre os conceitos de choque e hipoperfusão tecidual, é incorreto afirmar que 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: A
4: E
5: E
6: B
7: C
8: E
9: A
10: D
11: C
12: C
13: A
14: A
15: A
16: D
17: C
18: B
19: C
20: D