Questões Militares de Medicina - Coma
Foram encontradas 39 questões
(Arquivo pessoal: imagem usada com autorização.)
Considerando a principal hipótese diagnóstica, é correto afirmar:
A tomografia de crânio, mais provavelmente, deve mostrar herniação
Nesse momento, a conduta correta é
I. Presença de lesão encefálica de causa conhecida, irreversível e capaz de causar morte encefálica. II. Ausência de fatores tratáveis que possam confundir o diagnóstico de morte encefálica. III. Tratamento e observação em hospital pelo período mínimo de seis horas, mesmo quando a causa for encefalopatia hipóxico-isquêmica. IV. Temperatura corporal superior a 35°C, saturação arterial de oxigênio acima de 94% e pressão arterial sistólica maior ou igual a 100 mmHg ou pressão arterial média maior ou igual a 65mmHg para adultos.
Estão corretas apenas as assertivas
Paciente do sexo masculino, 42 anos, vítima de trauma craniano, é admitido na UTI em escala de coma de Glasgow de 8, pressão arterial sistólica de 88 mmhg, FC 115 bpm, FR 28 irpm, satO2 88%. A TC de crânio não mostra anormalidades. A conduta mais adequada é a estabilização hemodinâmica, ____________ e ____________.
Em um paciente que foi vítima de trauma cranioencefálico, a característica denominada “intervalo lúcido” quando o paciente perde a consciência, a recupera, e a perde novamente em um período relativamente curto de tempo chama a atenção para possibilidade de ______________ .
Analise os critérios a seguir.
I. Reconhecimento de uma causa conhecida e irreversível do coma.
II. Demonstração de um coma aperceptivo com ausência de reflexos do tronco encefálico.
III. Evidência de falência do centro respiratório por meio de teste de apneia.
IV. Ausência de perfusão sanguínea e de atividade elétrica ou metabólica encefálica constatadas por exames complementares.
São princípios fundamentais de morte encefálica (definidas pela Resolução CFM nº 2.173/17)
A respeito do acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH), julgue o item subsecutivo.
Se em um paciente de setenta anos de idade, com diagnóstico de AVCH e com alteração do nível de consciência, observam-se abertura ocular apenas a estímulos dolorosos, resposta verbal com sons incompreensíveis e extensão como melhor resposta motora, então esse paciente apresenta nove pontos na Escala de Coma de Glasgow.