Questões Militares Comentadas sobre coma em medicina

Foram encontradas 13 questões

Q2225398 Medicina
Homem de 50 anos, com histórico de abuso de álcool e drogas, é levado ao pronto-socorro. Ele está bradipneico e arresponsivo, sendo intubado e colocado em ventilação mecânica. Testemunhas confirmam que ele estava bebendo álcool e também havia usado drogas em uma festa. Ao exame físico: não há sinais de trauma; os sinais vitais são normais; frequência respiratória: 14/min; SatO2 : 100% com FiO2 de 40%; escala de Glasgow: 1; pupilas: dilatadas e reativas à luz. O pH arterial e o hiato aniônico eletrolítico são normais.
Nesse momento, a conduta correta é
Alternativas
Q1675558 Medicina

Analise os critérios a seguir.


I. Reconhecimento de uma causa conhecida e irreversível do coma.

II. Demonstração de um coma aperceptivo com ausência de reflexos do tronco encefálico.

III. Evidência de falência do centro respiratório por meio de teste de apneia.

IV. Ausência de perfusão sanguínea e de atividade elétrica ou metabólica encefálica constatadas por exames complementares.


São princípios fundamentais de morte encefálica (definidas pela Resolução CFM nº 2.173/17)

Alternativas
Q1297655 Medicina
Após acidente automobilístico, paciente do sexo feminino, de 35 anos, encontrava-se com abertura ocular espontânea, confusa e localizava a dor. Qual a classificação de acordo com a escala de Glasgow?
Alternativas
Q701417 Medicina
A escala de coma de Glasgow é uma escala neurológica que permite medir/avaliar o nível de consciência de uma pessoa que tenha sofrido um TCE (Traumatismo Crânio Encefálico). Avalia três parâmetros (abertura ocular, resposta motora e resposta verbal) e atribui pontuações a cada uma dessas respostas. Assinale entre as alternativas abaixo a que representa a menor pontuação na escala de coma de Glasgow.
Alternativas
Q685080 Medicina
A escala de coma de Glasgow tem como objetivo uniformizar as avaliações dos pacientes em coma. Assinale a alternativa que reúne os itens avaliados pela referida escala:
Alternativas
Q682250 Medicina
Mulher de 30 anos entrou em coma Glasgow 3 após hemorragia intracraniana por ruptura de aneurisma. O intensivista de plantão realizou o primeiro teste clínico para o diagnóstico de Morte Encefálica (ME) e um neurocirurgião repetiu o teste 6 (seis) horas após, sendo ambos positivos para ME. A central de transplantes foi notificada e a notícia da morte foi transmitida à família pelo novo plantonista da UTI. Um médico da central de transplantes abordou a família desta mulher, solicitando consentimento para a doação dos órgãos e os familiares concordaram com o procedimento. Foi realizada avaliação clínica, sorológica e laboratorial que consideraram a mulher apta para a doação de múltiplos órgãos, sendo então realizado doppler transcraniano, que confirmou ME. A seguir o corpo foi encaminhado para a retirada dos órgãos. Neste caso qual foi o procedimento eticamente INCORRETO?
Alternativas
Q672086 Medicina
A escala de coma de Glasgow é uma escala neurológica que permite medir/avaliar o nível de consciência de uma pessoa que tenha sofrido um TCE (Traumatismo Crânio Encefálico). Avalia três parâmetros (abertura ocular, resposta motora e resposta verbal) e atribui pontuações a cada uma dessas respostas. Assinale entre as alternativas abaixo a que representa a menor pontuação na escala de coma de Glasgow.
Alternativas
Q656077 Medicina

Quanto ao uso da Escala de Coma de Glasgow é correto afirmar que:

I. Quanto maior a pontuação, maior a gravidade do quadro.

II. A avaliação da abertura ocular inclui os seguintes critérios: se é espontânea, se responde à voz, à dor ou não responde.

III. Para a pontuação final deve ser excluída a possibilidade de uso ou efeito de fármacos sedativos, assim como de álcool ou drogas.

De acordo com as afirmativas acima a alternativa correta é:

Alternativas
Q653607 Medicina
Durante o exame neurológico de um paciente politraumatizado, foi encontrado o seguinte resultado: abria os olhos aos estímulos verbais, falava palavras inapropriadas e a resposta motora era de flexão anormal. Qual era a pontuação desse paciente na escala de coma de Glasgow? 
Alternativas
Q428292 Medicina
A avaliação neurológica de um escolar vítima de um traumatismo cranioencefálico mostrou: abertura ocular à dor; resposta verbal através de sons incompreensíveis e resposta motora com flexão normal. Usando-se a Escala de Coma de Glasgow, como deve ser classificado o traumatismo apresentado?
Alternativas
Q287096 Medicina
A escala de Coma de Glasgow (ECG) avalia o nível de consciência através da soma de pontos na avaliação de três parâmetros. Assinale a alternativa que corresponde aos parâmetros e a variação de sua pontuação.

Alternativas
Q250736 Medicina
O nível de consciência da criança comatosa costuma variar bastante, dentro de um determinado intervalo de tempo, dependendo da etiologia e da evolução do coma. De maneira geral, com a finalidade de padronizar a avaliação destas crianças, são utilizadas escalas, como a de coma de glasgow modificada para crianças. Qual a pontuação máxima dessa escala?

Alternativas
Q193032 Medicina
Um jovem Tenente do Exército sofreu acidente motociclístico, com trauma crânio- encefálico, apesar de estar usando capacete. Necessita avaliação neurológica e encontra-se sem sedação e sem curarização, com os seguintes sinais: abre os olhos aos estímulos dolorosos, apresenta flexão anormal de membros superiores e não apresenta resposta verbal a nenhum tipo de estímulo. Qual a sua contagem de pontos na escala de coma de Glasgow?
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: B
5: B
6: D
7: B
8: C
9: E
10: A
11: B
12: C
13: B