Questões Militares Sobre doenças infecto-parasitárias em medicina

Foram encontradas 683 questões

Q3277094 Medicina
Um homem de 45 anos encontra-se internado e apresenta quadro de hipertermia e calafrios. Em seu exame físico é detectado um sopro cardíaco. O paciente relata ser usuário de drogas intravenosas, o que leva ao diagnóstico de endocardite infecciosa. Considerando-se o início do tratamento, o germe mais comumente encontrado nesse cenário seria
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: PM-RJ Prova: FGV - 2025 - PM-RJ - Oficial Médico - Radiologia |
Q3276742 Medicina
Paciente masculino, 13 anos, é encaminhado com história de asma e alterações do VI e VII pares cranianos. Radiografia e TC do tórax apresentam opacidades com escavações no pulmão direito e linfonodomegalias mediastinais e TC de crânio com lesões hipodensas arredondadas nucleocapsulares.
O provável diagnóstico é de
Alternativas
Q3275304 Medicina
A maioria dos indivíduos acometidos pela síndrome de GuillainBarré (SGB) apresenta alguma doença aguda precedendo em 7 a 21 dias o início do quadro neurológico.

O agente infeccioso que mais frequentemente associa-se à SGB é a(o)
Alternativas
Q3275302 Medicina
Dois casos suspeitos de dengue com sinais de alarme foram admitidos no setor de emergência quase que simultaneamente.

Um sinal de alarme para os casos é
Alternativas
Q3275301 Medicina
Na fase aguda da Chikungunya, o tratamento farmacológico mais adaptado para o manejo da dor associada ao acometimento articular é
Alternativas
Q3275300 Medicina
A semelhança entre alguns sinais e sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya representa um desafio para as equipes de saúde. O acometimento articular característico da Chikungunya, na fase aguda, é 
Alternativas
Q3275286 Medicina
Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, o antibiótico de escolha para o tratamento da sífilis primária ou secundária é a
Alternativas
Q3275285 Medicina
Um jovem cabo da polícia militar é avaliado no pronto atendimento. Você identifica um acometimento dermatológico característico da sífilis secundária.
Tal característica foi
Alternativas
Q3275284 Medicina
Você acaba de fazer o diagnóstico de sífilis em uma paciente portadora do vírus da imunodeficiência adquirida. Em relação à sífilis, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Tem por agente etiológico o Treponema pallidum.
( ) A transmissão se dá principalmente por contato sexual.
( ) A infecção pode ser transmitida para o feto durante a gestação.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3275267 Medicina
Paciente adulto jovem passeava de bicicleta quando foi atacado por um pequeno grupo de cachorros vadios, resultando em uma mordedura com pequena laceração na perna direita. Procurou imediatamente atendimento num pronto-socorro.

A melhor conduta diante desse caso é:
Alternativas
Q3275250 Medicina
Durante os períodos de chuvas e enchentes, os casos de leptospirose aumentam em todo o estado do Rio de Janeiro.

Q17.png (96×93)

Em relação à apresentação clínica da leptospirose, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Varia de forma assintomática e subclínica até quadros graves associados a manifestações fulminantes.
( ) Divide-se em duas fases: fase precoce (imune) e fase tardia (leptospirêmica).
( ) Febre, cefaleia e mialgia associam-se aos sintomas iniciais.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3275240 Medicina
Você atende uma criança indígena com status vacinal desconhecido, de 4 anos, que apresenta febre alta, tosse, hiperemia conjuntival e exantema maculopapular confluente que começou na face e evoluiu para tronco e membros em 24 horas.

O diagnóstico mais provável é
Alternativas
Q3253379 Medicina
A resistência aos antimicrobianos pode ocorrer por diferentes mecanismos, tais como: alteração da permeabilidade celular ao antimicrobiano; expulsão do antimicrobiano por bombas de efluxo; alteração do sítio de ação do antimicrobiano e inativação enzimática do agente antimicrobiano. Quanto às características desses mecanismos, é correto afirmar: 
Alternativas
Q3038706 Medicina
Sobre as infecções do grupo TORCH - Toxoplasmose, outros (sífilis, vírus varicela zoster (VVZ), parvovírus B19 e VIH), Rubéola, CMV e Herpes simplex, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q3034581 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
Em pacientes acometidos por polirradiculoneurite aguda (síndrome de Guillain-Barré) é crucial monitorar a função respiratória dos pacientes para determinar a necessidade de ventilação mecânica. Indicadores críticos incluem a pressão inspiratória máxima (PImax) e a capacidade vital (CV). Pacientes com PImax piores que ____________ e CV menores que ____________ devem ser considerados para intubação eletiva, a fim de prevenir a necessidade de intubação de urgência.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas
Q3034562 Medicina
Analise as seguintes afirmativas sobre o tratamento de formas graves da Síndrome de Guillain-Barré.
I. A terapia combinada de PE e IVIg é recomendada para o tratamento de GBS grave devido à sua eficácia comprovada em melhorar os resultados a longo prazo.
II. A utilização da terapia combinada de PE e IVIg para GBS não é recomendada, pois aumenta os custos sem demonstrar melhorias nos desfechos de incapacidade ou morte.
III. A terapia combinada de plasmaferese (PE) seguida por imunoglobulina intravenosa (IVIg) demonstrou vantagem significativa em relação à PE sozinha em termos de desfecho de incapacidade em 4 semanas.
IV. Em termos comparativos, a combinação de PE seguida por IVIg não mostrou diferenças significativas nos resultados quando comparada apenas com a PE, em termos de tempo para caminhada independente e duração da ventilação.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2560046 Medicina
Em relação ao tratamento da bacteriúria assintomática nas mulheres, quais seriam indicações de tratamento com antibioticoterapia?
Alternativas
Q2559848 Medicina
A Esquistossomose é uma doença infecciosa parasitária granulomatosa causada por uma espécie de schistosoma, sendo no Brasil a espécie Schistosoma mansoni, a existente. Sobre essa doença, analise as afirmativas abaixo.

I. Quando da associação com a Hepatite B, é uma causa de piora da doença hepática esquistossomótica, principalmente quando a infecção se torna crônica.
II. Em paciente que apresenta forma clínica típica, porém, apresenta amostras de fezes negativas, a biópsia da mucosa retal pode ser utilizada para diagnóstico.
III. A fibrose periportal não pode ser vista na ultrassonografia, apenas na tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética, e é achado característico de esquistossomose.
IV. A Síndrome da esquistossomose aguda (febre de Katayama) é uma reação de hipersensibilidade sistêmica aos antígenos do esquistossomo e complexos imunes circulantes e ocorre entre 48 a 72 horas após a infecção.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2559592 Medicina
Sobre os sinais clínicos que podem ser detectados no exame do paciente, associe as colunas relacionando com a doença do paciente.

Sinal clínico
(1) Sinal do orvalho sangrante
(2) Sinal do Cacifo
(3) Sinal de Romaña
(4) Sinal de Leser-Trélat


Doença do paciente

( ) Edema.
( ) Psoríase.
( ) Ceratose seborreica.
( ) Doença de Chagas.


A sequência correta dessa associação é:  
Alternativas
Q2559578 Medicina
Indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.

Os tipos de HPV ____________ e ____________ se associam às displasias de alto grau e carcinomas in situ e invasor
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: B
5: B
6: C
7: B
8: D
9: B
10: C
11: A
12: D
13: E
14: B
15: B
16: C
17: C
18: A
19: B
20: A