Questões Militares
Sobre doenças infecto-parasitárias em medicina
Foram encontradas 683 questões
O provável diagnóstico é de
O agente infeccioso que mais frequentemente associa-se à SGB é a(o)
Um sinal de alarme para os casos é
Tal característica foi
( ) Tem por agente etiológico o Treponema pallidum.
( ) A transmissão se dá principalmente por contato sexual.
( ) A infecção pode ser transmitida para o feto durante a gestação.
As afirmativas são, respectivamente,
A melhor conduta diante desse caso é:

Em relação à apresentação clínica da leptospirose, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Varia de forma assintomática e subclínica até quadros graves associados a manifestações fulminantes.
( ) Divide-se em duas fases: fase precoce (imune) e fase tardia (leptospirêmica).
( ) Febre, cefaleia e mialgia associam-se aos sintomas iniciais.
As afirmativas são, respectivamente,
O diagnóstico mais provável é
Em pacientes acometidos por polirradiculoneurite aguda (síndrome de Guillain-Barré) é crucial monitorar a função respiratória dos pacientes para determinar a necessidade de ventilação mecânica. Indicadores críticos incluem a pressão inspiratória máxima (PImax) e a capacidade vital (CV). Pacientes com PImax piores que ____________ e CV menores que ____________ devem ser considerados para intubação eletiva, a fim de prevenir a necessidade de intubação de urgência.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
I. A terapia combinada de PE e IVIg é recomendada para o tratamento de GBS grave devido à sua eficácia comprovada em melhorar os resultados a longo prazo.
II. A utilização da terapia combinada de PE e IVIg para GBS não é recomendada, pois aumenta os custos sem demonstrar melhorias nos desfechos de incapacidade ou morte.
III. A terapia combinada de plasmaferese (PE) seguida por imunoglobulina intravenosa (IVIg) demonstrou vantagem significativa em relação à PE sozinha em termos de desfecho de incapacidade em 4 semanas.
IV. Em termos comparativos, a combinação de PE seguida por IVIg não mostrou diferenças significativas nos resultados quando comparada apenas com a PE, em termos de tempo para caminhada independente e duração da ventilação.
Estão corretas apenas as afirmativas
I. Quando da associação com a Hepatite B, é uma causa de piora da doença hepática esquistossomótica, principalmente quando a infecção se torna crônica.
II. Em paciente que apresenta forma clínica típica, porém, apresenta amostras de fezes negativas, a biópsia da mucosa retal pode ser utilizada para diagnóstico.
III. A fibrose periportal não pode ser vista na ultrassonografia, apenas na tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética, e é achado característico de esquistossomose.
IV. A Síndrome da esquistossomose aguda (febre de Katayama) é uma reação de hipersensibilidade sistêmica aos antígenos do esquistossomo e complexos imunes circulantes e ocorre entre 48 a 72 horas após a infecção.
Estão corretas apenas as afirmativas
Sinal clínico
(1) Sinal do orvalho sangrante
(2) Sinal do Cacifo
(3) Sinal de Romaña
(4) Sinal de Leser-Trélat
Doença do paciente
( ) Edema.
( ) Psoríase.
( ) Ceratose seborreica.
( ) Doença de Chagas.
A sequência correta dessa associação é:
Os tipos de HPV ____________ e ____________ se associam às displasias de alto grau e carcinomas in situ e invasor