Questões Militares Sobre doenças infecto-parasitárias em medicina

Foram encontradas 727 questões

Q3038706 Medicina
Sobre as infecções do grupo TORCH - Toxoplasmose, outros (sífilis, vírus varicela zoster (VVZ), parvovírus B19 e VIH), Rubéola, CMV e Herpes simplex, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q3034581 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
Em pacientes acometidos por polirradiculoneurite aguda (síndrome de Guillain-Barré) é crucial monitorar a função respiratória dos pacientes para determinar a necessidade de ventilação mecânica. Indicadores críticos incluem a pressão inspiratória máxima (PImax) e a capacidade vital (CV). Pacientes com PImax piores que ____________ e CV menores que ____________ devem ser considerados para intubação eletiva, a fim de prevenir a necessidade de intubação de urgência.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas
Q3034562 Medicina
Analise as seguintes afirmativas sobre o tratamento de formas graves da Síndrome de Guillain-Barré.
I. A terapia combinada de PE e IVIg é recomendada para o tratamento de GBS grave devido à sua eficácia comprovada em melhorar os resultados a longo prazo.
II. A utilização da terapia combinada de PE e IVIg para GBS não é recomendada, pois aumenta os custos sem demonstrar melhorias nos desfechos de incapacidade ou morte.
III. A terapia combinada de plasmaferese (PE) seguida por imunoglobulina intravenosa (IVIg) demonstrou vantagem significativa em relação à PE sozinha em termos de desfecho de incapacidade em 4 semanas.
IV. Em termos comparativos, a combinação de PE seguida por IVIg não mostrou diferenças significativas nos resultados quando comparada apenas com a PE, em termos de tempo para caminhada independente e duração da ventilação.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2560046 Medicina
Em relação ao tratamento da bacteriúria assintomática nas mulheres, quais seriam indicações de tratamento com antibioticoterapia?
Alternativas
Q2559848 Medicina
A Esquistossomose é uma doença infecciosa parasitária granulomatosa causada por uma espécie de schistosoma, sendo no Brasil a espécie Schistosoma mansoni, a existente. Sobre essa doença, analise as afirmativas abaixo.

I. Quando da associação com a Hepatite B, é uma causa de piora da doença hepática esquistossomótica, principalmente quando a infecção se torna crônica.
II. Em paciente que apresenta forma clínica típica, porém, apresenta amostras de fezes negativas, a biópsia da mucosa retal pode ser utilizada para diagnóstico.
III. A fibrose periportal não pode ser vista na ultrassonografia, apenas na tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética, e é achado característico de esquistossomose.
IV. A Síndrome da esquistossomose aguda (febre de Katayama) é uma reação de hipersensibilidade sistêmica aos antígenos do esquistossomo e complexos imunes circulantes e ocorre entre 48 a 72 horas após a infecção.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2559592 Medicina
Sobre os sinais clínicos que podem ser detectados no exame do paciente, associe as colunas relacionando com a doença do paciente.

Sinal clínico
(1) Sinal do orvalho sangrante
(2) Sinal do Cacifo
(3) Sinal de Romaña
(4) Sinal de Leser-Trélat


Doença do paciente

( ) Edema.
( ) Psoríase.
( ) Ceratose seborreica.
( ) Doença de Chagas.


A sequência correta dessa associação é:  
Alternativas
Q2559578 Medicina
Indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.

Os tipos de HPV ____________ e ____________ se associam às displasias de alto grau e carcinomas in situ e invasor
Alternativas
Q2559568 Medicina
Analise as assertivas abaixo quanto aos achados patológicos que podem ser encontrados na Leishmaniose.

I. Lesão cutânea ulcerada, úmida, indolor, com bordas elevadas.
II. “Nariz de anta”.
III. Múltiplas lesões.
IV. Microscopia com macrófagos contendo formas amastigotas.


Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2473188 Medicina
As infecções relacionadas ao pé diabético requerem manejo específico, levando-se em conta os micro-organismos comumente associados a esta complicação. Quanto a este manejo, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2473187 Medicina
Com relação ao tratamento das exacerbações agudas de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q2473186 Medicina
Homem, 49 anos, com diagnóstico de cirrose hepática de etiologia etanólica, é internado por descompensação edemato-ascítica e encefalopatia hepática. Queixa-se de redução do volume urinário e dor abdominal há 4 dias. Faz uso de espironolactona 200mg/dia, furosemida 80mg/dia e carvedilol 6,25mg de 12/12h. Ao exame físico encontra-se sarcopênico, ictérico, bradipsíquico, com flapping, piparote positivo e edema simétrico de MMII. Nega internação recente, uso de bebida alcoólica nos últimos meses, sangramentos ou uso de outros medicamentos. Creatinina sérica 1,9 mg/dL (Creatinina basal 0,8 mg/dL há 30 dias); ureia 60mg/dL e bilirrubina total 5mg/dL. Líquido ascítico com: 1500 hemácias/mm³; 410 leucócitos/mm³ (60% de linfócitos, 35% de neutrófilos e 5% de monócitos); proteínas totais 1,2g/dL. Com relação ao caso é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2473185 Medicina
Com relação à meningite bacteriana aguda avalie cada afirmativa como verdadeira ou falsa e assinale a resposta CORRETA:

I. A coloração do líquor pelo Gram mostra a presença de bactérias na maioria dos pacientes quando a coleta é feita antes do início de antibiótico.
II. A antibioticoterapia instituída algumas horas antes da punção lombar modifica significativamente a contagem de leucócitos e concentração de glicose no líquor.
III. Na presença de papiledema, déficit neurológico focal ou imunossupressão, a obtenção de exames de imagem neurológica é recomendada antes da punção liquórica.
IV. As alterações clássicas do líquor são: leucocitose polimorfonuclear, redução da concentração de glicose, aumento da concentração de proteína e aumento da pressão de abertura.
V. Os contatos íntimos de paciente com meningite pneumocócica devem receber quimioprofilaxia com rifampicina
Alternativas
Q2471265 Medicina
Analise as afirmativas abaixo quanto à avaliação por ressonância magnética da doença infecciosa da coluna vertebral.

I. A ressonância magnética é o método de imagem mais sensível para a detecção precoce dos fleimões e abscessos, sejam eles epidurais ou paravertebrais.
II. Nas infecções originadas nos discos ou em sua periferia, o achado precoce ao método é o padrão de edema com captação de contraste nos discos, platôs e esponjosa dos corpos vertebrais.
III. A presença de coleções inflamatórias ou abscessos no disco ou em sua periferia é o sinal mais específico de infecção.
IV. Os achados de edema e realce pelo contraste podem persistir por semanas ou meses depois que os indicadores clínicos e laboratoriais sugiram a resolução do processo.
Sobre as afirmativas acima, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Nefrologia |
Q2263435 Medicina
Sobre a tuberculose no Brasil, pode-se falar no seu ressurgimento nos dias de hoje, principalmente nos pacientes imunocomprometidos. Com relação à tuberculose renal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Nefrologia |
Q2263429 Medicina
Nos últimos anos, não houve mudanças expressivas no tratamento da infecção do trato urinário (ITU) na gestação. Na gravidez, a ITU é dividida em três categorias: bacteriúria assintomática, cistite e pielonefrite.

A melhor opção de tratamento na cistite da gravidez é:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Nefrologia |
Q2263428 Medicina
Nitritos normalmente não são encontrados na urina. Muitas bactérias uropatogênicas gram negativas são capazes de reduzir nitratos em nitritos pela ação da enzima nitrato redutase presente nessas bactérias.

Assinale a alternativa que indica corretamente a bactéria que é incompetente para produzir nitritos. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Nefrologia |
Q2263422 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a doença na qual o acometimento renal apresenta microcistos tubulares, inflamação túbulo-intersticial e glomeruloesclerose extensa com aparente dilatação da cápsula de Bowman.

025.png (257×369)

(Arquivo pessoal; imagens usadas com autorização.)
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Nefrologia |
Q2263418 Medicina
Nas diretrizes da ISDA (Infections Diseases Society of America), em relação à infecção do trato urinário para cistite não complicada, na primeira linha de tratamento, é recomendado:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Proctologia |
Q2261087 Medicina
A diarreia de origem infecciosa, acompanhada ou não de muco ou sangue, é muito frequente no Brasil, e podem ser agudas ou crônicas. Sobre as infecções intestinais e seus principais agentes, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Proctologia |
Q2261078 Medicina
Devido ao aumento da infecção pelo Treponema pallidum, é de grande importância o conhecimento da sífilis e suas características. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: C
5: A
6: B
7: A
8: B
9: B
10: A
11: C
12: B
13: B
14: E
15: D
16: A
17: A
18: A
19: C
20: D