Questões Militares
Sobre intoxicações exógenas em medicina
Foram encontradas 39 questões
Em relação à principal hipótese diagnóstica, a conduta inicial correta é:
(Análise regional dos níveis de mercúrio em peixes consumidos pela população da Amazônia Brasileira) https://g1.globo.com/ac/acre/natureza/amazonia/noticia/2023/05/30
Com base no guia Orientações para Intoxicação pelo Mercúrio - Ministério da Saúde/2021, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) Gestantes, lactantes, mulheres em idade fértil, crianças, indígenas e ribeirinhos são populações mais vulneráveis aos impactos do mercúrio na saúde.
( ) Nas águas, o mercúrio pode se transformar em uma forma mais tóxica para os seres humanos. O metilmercúrio bioacumula-se e biomagnifica-se na cadeia trófica.
( ) O consumo de peixes e de frutos do mar contaminados representa risco à saúde da população.
A afirmativas são, respectivamente,
Ao exame clínico apresenta fácies normais, equimose e bolhas no local da picada. O paciente apresenta pressão arterial normal e ritmo cardíaco regular com 70 batimentos por minuto. Nega oligúria e relata urina de aspecto normal.
A principal hipótese é de um acidente com serpente do gênero
Quanto à sua apresentação clínica está correto se afirmar que
Em relação ao manejo do paciente vítima de inalação de fumaça, analise as seguintes alterações laboratoriais.
I. Elevação da hemoglobina, hematócrito, contagem de hemácias.
II. Grande diminuição da saturação de oxigênio pela oximetria de pulso.
III. Glicosúria, proteinúria e hematúria.
São esperadas as alterações
Analise o quadro a seguir.
Paciente masculino, 75 anos de idade, portador de multimorbidades em uso de polifarmácia, é trazido ao pronto-socorro com relato de náuseas, vômitos, visão turva com halos verde-amarelados, tontura, palpitações e respiração curta. Ao exame clínico, apresenta FC de 48 bpm, ritmo irregular, PA: 120/80 mmHg, edema de membros inferiores, nível de consciência levemente rebaixada. O ECG com infradesnivelamento acentuado de ST nas derivações com QRS predominantemente negativo. A esposa traz a lista de medicamentos de uso crônico, entre eles estão: caverdilol, digoxina, risperidona e amitriptilina.
A principal suspeita diagnóstica nesse caso é de
intoxicação por: