Questões Militares Sobre lúpus eritematoso disseminado (led) em medicina

Foram encontradas 31 questões

Q2560063 Medicina
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma desordem inflamatória autoimune caracterizada pela presença de autoanticorpos contra antígenos celulares nucleares. Pode afetar múltiplos órgãos e sistemas.
Sobre o LES, considere as seguintes assertivas.

I. Manifestações articulares estão presentes em até 90% dos pacientes.
II. O curso clínico da doença é marcado por remissões espontâneas e agudizações.
III. Manifestações neurológicas como convulsões e psicose podem estar associadas ao LES.
IV. O LES pode ser induzido por medicações como a hidralazina, isoniazida, metildopa, clorpromazina, dentre outras.
V. Nos pacientes mais jovens a incidência da doença é maior nas mulheres, chegando a 85% dos casos. Nos pacientes idosos, a distribuição entre os sexos é mais equivalente.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2225408 Medicina
Mulher de 36 anos é internada com pneumonia adquirida na comunidade tratada com ceftriaxona e levofloxacino. Ela tem história de lúpus eritematoso sistêmico e fenômeno de Raynaud em uso de nifedipina e hidroxicloroquina. Ao exame físico: temperatura: 37,8 ºC; demais sinais vitais são normais. A saturação de oxigênio pela oximetria de dedo inicialmente era de 93% em ar ambiente, mas diminuiu para 84%, apesar da adição de oxigênio suplementar de 4 L/min por cânula nasal. O exame pulmonar revela roncos grosseiros dispersos e crepitações no lobo inferior direito. O exame cardíaco é normal. As extremidades estão frias.
Nessa paciente, a próxima conduta recomendada é
Alternativas
Q2219982 Medicina
Paciente com história de lúpus eritematoso sistêmico apresenta quadro de falta de ar, e a angiotomografia de tórax revela duas embolias pulmonares segmentares. Os exames laboratoriais e o ecocardiograma à beira do leito não são dignos de nota. A paciente tem perfil autoimune com títulos positivos de anticorpo anticardiolipina e anti-b2-glicoproteína I.
A conduta inicial correta é prescrever
Alternativas
Q2023828 Medicina
Paciente feminino de 32 anos com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico apresenta edema de ambos os tornozelos e aumento de peso de 10kg em três meses. Vinha em uso regular de sua medicação, mas tem apresentado dores em diversas articulações. O exame físico mostra discreto sopro junto ao bordo esternal esquerdo; PA = 140/90mmg; edema de membros inferiores era +++/4+. Os exames laboratoriais mostram: hemoglobina = 1,5g/dL; glicemia = 96mg/dL; creatininasérica = 1,3mg/dL; ureia = 64mg/dL; albumina sérica = 2,6g/dL; exame de urina com proteinúria ++++, sedimento urinário com 0 hemácias por campo e presença de cilindros granulosos.
Assinale a opção que indica o diagnóstico mais provável verificado pela biópsia renal indicada por seu médico.
Alternativas
Q2022624 Medicina
Paciente feminino de 32 anos, com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, apresenta edema de ambos os tornozelos e aumento de peso de 10 Kg em três meses. Vinha em uso regular de sua medicação, mas tem apresentado dores em diversas articulações. O exame físico mostra discreto sopro junto ao bordo esternal esquerdo; PA = 140/90mmg; edema de membros inferiores era +++/4+. Os exames laboratoriais mostram: hemoglobina = 1,5g/dL; glicemia = 96mg/dL; creatinina sérica = 1,3mg/dL; ureia = 64mg/dL; albumina sérica = 2,6g/dL; exame de urina com proteinúria ++++, sedimento urinário com 10 hemácias por campo e presença de cilindros granulosos.

Assinale a opção que indica o diagnóstico mais provável verificado pela biópsia renal.
Alternativas
Q2016076 Medicina
A apresentação mais comum do acometimento ocular nos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico é a ceratoconjuntivite seca. Depois dela, qual é a mais frequentemente observada?
Alternativas
Q2016046 Medicina
Paciente do sexo feminino e com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico: eritema malar fotossensível, rarefação capilar, artrite de punhos e joelhos, FAN e anti-Sm reagentes e consumo de complemento. Estava em remissão de doença apenas com fotoproteção e hidroxicloroquina e necessitou de internação por apresentar plaquetopenia de 13.000. Caso não responda à corticoterapia, qual das opções a seguir NÃO estaria recomendada?
Alternativas
Q1860520 Medicina
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune multissistêmica que pode afetar a pele, as articulações, o rim, o sistema nervoso central, o sistema cardiovascular, as serosas e os sistemas hematológico e imune. É uma doença muito heterogênea, uma vez que cada paciente apresenta várias combinações de manifestações clínicas. Com relação a esta doença podemos então afirmar, marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsPCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Médico - Patologista |
Q1821907 Medicina
Doença de Crohn, esclerose múltipla e lúpus eritematoso sistêmico são doenças
Alternativas
Q1303878 Medicina
Observou-se que os abortamentos são mais comuns em mulheres com lúpus eritematoso sistémico (Clowse, 2008; Warren, 2004). Subsequentemente, verificou-se que muitas pacientes com lúpus apresentavam anticorpos antifosfolipídeos, quando são encontrados anticorpos antifosfolipídeos em conjunto com alguns sinais e sintomas clínicos, o quadro é denominado síndrome do anticorpo antifosfolipldeo (SAF). Sobre critérios para o diagnóstico de SAF, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1298039 Medicina
Observou-se que os abortamentos são mais comuns em mulheres com lúpus eritematoso sistêmico {Clowse, 2008; Warren, 2004). Subsequentemente, verificou-se que muitas pacientes com lúpus apresentavam anticorpos antifosfolipídeos, quando são encontrados anticorpos antífosfolipídeos em conjunto com alguns sinais e sintomas clínicos, o quadro é denominado síndrome do anticorpo antifosfoiipídeo (SAF). Sobre critérios para o diagnóstico de SAF, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1297643 Medicina
Observou-se que os abortamentos são mais comuns em mulheres com lúpus eritematoso sistêmico {Clowse, 2008; Warren, 2004). Subsequentemente, verificou-se que muitas pacientes com lúpus apresentavam anticorpos antifosfolipídeos, quando são encontrados anticorpos antífosfolipídeos em conjunto com alguns sinais e sintomas clínicos, o quadro é denominado sfndrome do anticorpo antifosfoiipídeo (SAF). Sobre critérios para o diagnóstico de SAF, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1008393 Medicina
Mulher de 32 anos portadora de Lúpus Eritematoso Sitêmico com quadro clínico de síndrome nefrótica e biopsia renal compatível com glomerulonefrite proliferativa difusa deve ser tratada com:
Alternativas
Q719848 Medicina
Qual dos seguintes índices avalia o grau de lesões crônicas em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico?
Alternativas
Q719846 Medicina
Em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico, qual manifestação musculoesquelética não deve ser esperada?
Alternativas
Q719844 Medicina
Qual o melhor exame para monitorar o acometimento renal no lúpus eritematoso sistêmico e as recidivas após remissão?
Alternativas
Q719810 Medicina

Paciente portadora de lúpus eritematoso sistêmico há 20 anos, já com acometimento renal, apresenta marcha claudicante e dor na coxa direita há 1 ano.

O achado radiológico mais provável a ser encontrado é

Alternativas
Q699004 Medicina
Assinale a opção que apresenta exemplos de critérios diagnósticos para o Lúpus Eritematoso Sistêmico.
Alternativas
Q692124 Medicina
Dos diagnósticos abaixo, qual NÃO faz parte dos critérios diagnósticos para lúpus eritematoso sistêmico:
Alternativas
Q688124 Medicina
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune na qual órgãos e células sofrem algum dano inicialmente mediado por autoanticorpos e imunocomplexos ligados aos tecidos. São critérios diagnósticos para o LES, exceto:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E
4: B
5: B
6: D
7: C
8: B
9: E
10: C
11: C
12: C
13: E
14: C
15: D
16: A
17: C
18: D
19: B
20: A