Questões Militares Sobre saúde da criança na atenção básica em medicina

Foram encontradas 28 questões

Q2560074 Medicina
As vacinas desempenham um papel fundamental na proteção das crianças contra uma série de doenças infecciosas. Elas são uma das intervenções mais eficazes em saúde pública, ajudando a prevenir a disseminação de doenças contagiosas e a reduzir a morbidade e a mortalidade infantil. No entanto, algumas situações podem afetar a eficácia das vacinas, como o uso de certos medicamentos. Por exemplo, crianças que receberam corticosteroides em determinadas doses podem precisar de precauções especiais ao receber vacinas.
Marque a opção que descreve corretamente a recomendação em relação à administração de vacinas de microrganismos vivos atenuados em crianças que receberam corticosteroides na dose de 2 mg/kg/dia de prednisona ou dose equivalente por mais de 14 dias.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Pediatria |
Q2260363 Medicina
Menina, 5 meses de idade, com crescimento e desenvolvimento adequados e está em aleitamento materno exclusivo, em livre demanda. Apresenta 2 a 4 regurgitações ao dia, desde os 2 meses de idade, e é uma preocupação para a família, porque em 15 dias inicia frequência à creche e a mãe retorna ao trabalho. Aos 3 meses apresentou infecção vias aéreas, com picos febris por 2 dias e tosse por 10 dias. O diagnóstico e a conduta mais adequados ao quadro apresentado são respectivamente:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Pediatria |
Q2260354 Medicina
Menina, 6 anos de idade, realizou transplante renal há 2 meses. Não recebe vacinas desde os 3 anos e 6 meses de idade. As vacinas indicadas neste momento são
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Pediatria |
Q2260349 Medicina
Menino, 6 anos de idade, tem febre há 3 dias, queixa-se de cefaleia, dor abdominal e apresentou 2 episódios de vômitos. Ao exame está prostrado, com petéquias em face, pescoço e face anterior do tórax, sem sinais meníngeos. Ausculta pulmonar e cardíaca normais, FR = 28 mrm, FC = 120 bpm, tempo de enchimento capilar de 3 segundos. O abdome é doloroso à palpação e o fígado é palpável a 1 cm do RCD. Foi realizado o teste para detecção de antigenemia NS-1, com resultado positivo. A conduta indicada para o quadro é
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Pediatria |
Q2260345 Medicina
Menino, 6 meses de idade, tem lesões vesiculares em face, pescoço, palmas e plantas de mãos e dos pés e lesões nodulares em axilas, região inguinal e bolsa escrotal. O irmão de 6 anos de idade, queixa-se de prurido nos braços, com pele seca e escoriações por coçadura. A mãe não tem queixas. A conduta mais adequada para o quadro é:
Alternativas
Q2260188 Medicina
O aleitamento materno é fundamental ao RN. Entretanto, há algumas condições maternas que podem contraindicar o aleitamento.
Dentre as alternativas a seguir, qual deve contraindicar temporariamente o aleitamento materno?
Alternativas
Q2192784 Medicina
Criança de 3 anos, chega acompanhada de sua mãe na unidade básica, com quadro de febre, nariz entupido alternando com coriza e tosse seca. No exame apresentava hiperemia de tonsilas e orofaringe. Mãe também relata pouco apetite e leve prostração.
Diante do quadro clínico da criança, qual é a conduta indicada?
Alternativas
Q2092077 Medicina
No atendimento de um RN com uma semana de vida, a mãe queixa-se de muita dor ao amamentar, referindo fissuras sangrantes, relatando dificuldade de pega ao seio. O bebê nasceu a termo, de parto cesáreo; a mãe tem 35 anos, primigesta. O peso de nascimento foi de 3,2 kg, não houve intercorrências perinatais. O peso atual do recém-nascido é de 3,0 Kg; ao exame físico não foram vistas anormalidades. São observadas mamas maternas muito ingurgitadas e mamilos achatados. Qual a melhor orientação em relação ao aleitamento materno? 
Alternativas
Q2092073 Medicina
A amamentação com intervalos fixos rigorosos diminui a ocorrência de:
Alternativas
Q2092070 Medicina
A situação hipotética a seguir contextualiza a questão. Leia-a atentamente.

“Paciente, 4 anos de idade, deu entrada no serviço de emergência com história de quadro gripal há 5 dias, com febre e coriza intensa nas primeiras 36 horas. A febre cedeu no segundo dia, mas reiniciou nas últimas 12 horas com maior intensidade e frequência. Iniciou quadro de taquidispneia, prostração intensa e anorexia. No atendimento inicial, apresentava FC = 155 bpm; FR = 45 ipm; PA = 80 × 50 mmHg; tiragem intercostal e sub-costal; e, saturometria em ar ambiente de 80%. À ausculta pulmonar revelou murmúrio vesicular diminuído em base direita e discreta assimetria visual com diminuição de expansibilidade em base D. O raio X de tórax mostrava extensa condensação, acometendo lobo médio e inferior direito. Em perfil, mostrava sinais de derrame pleural D moderado, confirmado com exame de US.”
O agente etiológico mais provável da pneumonia no caso apresentado é: 
Alternativas
Q2092065 Medicina
Lactente, 6 meses, é levado ao posto de saúde para vacinação. Foi constatado que ele não recebeu nenhuma dose anteriormente, ou seja, nenhum tipo de vacina. Ao ser questionada sobre quais motivos da não vacinação, a mãe respondeu de maneira agressiva que não tinha tempo para levá-la ao posto. Para a atualização do calendário vacinal e, ainda, considerando sua idade, além da BCG e da Pentavalente, este lactente deverá receber quais vacinas?
Alternativas
Q2016192 Medicina
Qual situação NÃO cursa com aceleração puberal (puberdade precoce) na adolescência? 
Alternativas
Q2016189 Medicina
A violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema de natureza médica, social e legal que perpassa mundialmente todas as classes sociais, tipos raciais e religiões. Acerca deste tema, é CORRETO afirmar que:  
Alternativas
Q2016183 Medicina
A imunização na infância é uma importante medida para saúde pública, em qual situação NÃO é recomendado utilizar vacinas de bactérias ou vírus atenuados na criança? 
Alternativas
Q1827099 Medicina
Os três principais agravos nutricionais das crianças brasileiras são:
Alternativas
Q1822664 Medicina
Menina de 12 meses está em consulta de puericultura. A mãe refere que fazia as vacinas na UBS, mas as vacinas estão atrasadas e quer atualizá-las na rede privada. No cartão vacinal constam as seguintes doses: BCG – 1 dose ao nascimento; Hepatite B – 1 dose ao nascimento; Rotavírus – nenhuma dose; Pentavalente – 3 doses (aos 4, 6 e 8 meses de idade); Pneumocócica conjugada 7-valente: 2 doses (aos 4 e 6 meses de idade); Meningocócica conjugada tipo C: 2 doses (aos 4 e 6 meses de idade); Febre amarela – nenhuma dose; Sarampo-caxumba- rubéola: 1 dose de campanha (aos 8 meses de idade);
Em relação à programação para atualização da vacinação dessa criança, é correto afirmar que
Alternativas
Q1821718 Medicina
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc) tem como um de seus eixos estratégico
Alternativas
Q1820159 Medicina
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc) tem como um de seus eixos estratégicos
Alternativas
Q940019 Medicina
A cefaleia é a terceira forma de dor mais comum em crianças e adolescentes. Com relação às cefaleias nessa faixa etária, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q940018 Medicina
Com relação às doenças exantemáticas na criança e no adolescente, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: A
5: B
6: E
7: D
8: E
9: D
10: E
11: B
12: C
13: A
14: A
15: B
16: C
17: D
18: A
19: B
20: A