Questões Militares
Sobre síndrome do desconforto respiratório agudo em medicina
Foram encontradas 20 questões
Na abordagem da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), a utilização da posição prona é recomendada de forma precoce (menos de 48 horas após o diagnóstico), nos casos de SDRA com PaO2/FiO2 inferior a ____________. Esta recomendação visa melhorar a oxigenação e a mecânica pulmonar dos pacientes.
Em síndrome de desconforto respiratório agudo, podemos estabelecer a PEEP titulada pela complacência do sistema respiratório. A complacência estática é medida em valores decrementais de PEEP, começando de 23 a 26cmH2O e diminuindo até valores ao redor de 8 a 12cmH2O. Após identificar a PEEP que proporciona a melhor complacência, o valor final da PEEP deve ser ajustado para ____________ a ____________ acima do valor encontrado na titulação decremental.
A sequência que preenche corretamente as lacunas é:
A próxima conduta de escolha é
(Arquivo pessoal: imagem usada com autorização.)
Nessa circunstância, é correto afirmar:
A próxima intervenção recomendada para melhorar a oxigenação é
Além do suporte hemodinâmico, a próxima conduta recomendada é
Texto II
Paciente de 39 anos, sexo feminino, admitida no CTI com diagnóstico de insuficiência respiratória aguda, de etiologia a esclarecer. Foi admitida inicialmente na emergência, levada por vizinhos, com relato de ter sido encontrada inconsciente em sua residência, após quadro de "chieira" e dispneia algumas horas antes. Relatam que a paciente vinha se queixando de dispneia progressiva aos médios esforços há cerca de 2 meses, mas se recusava a procurar atendimento médico. Nega febre e outros sintomas respiratórios. À admissão, encontrava-se cianótica, com nível de consciência rebaixado (ECG=4/15), com sibilância difusa ins e expiratória, SatO2 40%, obesidade. Evoluiu com grande dificuldade de adaptação à ventilação mecânica, com necessidade de parâmetros elevados e demanda de sedação em altas vazões. Recebeu 01 dose de curare e fez 1 ciclo de prona. Transferida ao CTI para continuidade de cuidados.
HPP: 1 - Neoplasia de cólon pT4bpN0pMx (pT4b: Tumor invade diretamente outros órgãos ou estruturas adjacentes; pN0: Ausência de metástases para linfonodos regionais: pMx: Metástases à distância não avaliadas). Foi submetida à retossigmoidectomia, histerectomia parcial, anexectomia esquerda, enterectomia e anastomose colorretal terminoterminal há 02 anos. Submetida a 2 sessões de quimioterapia em 2021 >> abandonou tratamento
2- Asma, em uso de Salbutamol “apenas quando sentia muita falta de ar”
I. Pode-se optar pelos modos de volume controlado ou pressão controlada. II. Deve-se utilizar posição prona. III. Pode-se optar por utilizar sedação e cisatracúrio por 48 horas. IV. Deve-se evitar o uso do modo ventilação de alta frequência.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
( ) Volume corrente baixo, idealmente menor que 6 ml/Kg peso ideal. ( ) Pressão de Plateau menor que 30 cmH2O. ( ) Limitação dos valores de PEEP a um máximo de 15 cmH2O. ( ) Pressão de distensão (driving pressure) menor que 20 cmH2O.
I. Ventilação mecânica protetora, com volumes correntes de até 6mL/kg e pressão de plateau até 30cmH2O, para os pacientes com esse diagnóstico e que são intubados.
II. Óxido nítrico inalatório para os pacientes com SDRA grave, com relação PaO2/FiO2 < 100.
III. Recrutamento alveolar para os pacientes com SDRA grave, com relação PaO2/FiO2 < 100.
Está correto o que se afirma em
Assinale a opção que indica o parâmetro que, após a prona, avaliado individualmente em cada paciente, indica menor letalidade com essa conduta.