Questões Militares Sobre síndrome do desconforto respiratório agudo em medicina

Foram encontradas 20 questões

Q3034574 Medicina
Indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.
Na abordagem da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), a utilização da posição prona é recomendada de forma precoce (menos de 48 horas após o diagnóstico), nos casos de SDRA com PaO2/FiO2 inferior a ____________. Esta recomendação visa melhorar a oxigenação e a mecânica pulmonar dos pacientes.
Alternativas
Q3034571 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
Em síndrome de desconforto respiratório agudo, podemos estabelecer a PEEP titulada pela complacência do sistema respiratório. A complacência estática é medida em valores decrementais de PEEP, começando de 23 a 26cmH2O e diminuindo até valores ao redor de 8 a 12cmH2O. Após identificar a PEEP que proporciona a melhor complacência, o valor final da PEEP deve ser ajustado para ____________ a ____________ acima do valor encontrado na titulação decremental.

A sequência que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas
Q2259704 Medicina
Homem de 77 anos é avaliado por agitação aguda com redução da pressão arterial, taquicardia e piora da oxigenação nos últimos 30 minutos. Ele está internado há 2 dias com pneumonia e insuficiência respiratória hipoxêmica, necessitando de ventilação mecânica. O histórico médico é significativo para DPOC e insuficiência cardíaca. Os medicamentos em uso são: cefepima, claritromicina, propofol, corticoide, omeprazol e enoxaparina (profilaxia de TVP). Exame físico: temperatura: 37,1 ºC; pressão arterial: 92 x 55 mmHg; frequência cardíaca: 122 bpm; frequência respiratória: 30/min; a traqueia está na linha média; pulmonar: murmúrios respiratórios diminuídos bilateralmente, sem sibilos; B3 está presente. A ventilação é modo pressão controlada, volume corrente de 6 mL/kg, PEEP de 8 cmH2O, FiO2 de 50%, mantendo uma saturação arterial de oxigênio: 87%.
A próxima conduta de escolha é
Alternativas
Q2259680 Medicina
Mulher de 62 anos, previamente saudável, apresenta dor torácica subesternal e dispneia nas últimas 2 horas. O desconforto começou minutos depois de saber que seu filho havia se ferido gravemente em um acidente automobilístico. O histórico é notável para hipertensão arterial. Exame físico: pressão arterial: 152 x 84 mmHg; frequência cardíaca: 88 bpm; saturação de O2: 96%; tórax normal; exame cardíaco: não há galope ou sopro; extremidades sem edema. ECG: inversões difusas da onda T. Exames laboratoriais são inespecíficos e a troponina cardíaca é de 1,07 ng/mL (normal <0,01 ng/mL). O desconforto torácico persiste, apesar da nitroglicerina IV, e a angiografia coronária é realizada. Não são encontradas estenoses coronárias. A ventriculografia esquerda é mostrada a seguir.
036_36 .png (273×465)

(Arquivo pessoal: imagem usada com autorização.)
Nessa circunstância, é correto afirmar: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Cardiologia |
Q2259456 Medicina
Mulher, 48 anos, apresenta dor torácica ventilatório dependente e eletrocardiograma com supradesnivelamento do segmento ST côncavo e difuso, poupando aVR e V1, sendo diagnosticada com pericardite. Ecocardiograma inicial mostrou cavidades cardíacas com dimensões normais, fração de ejeção preservada e derrame pericárdico mínimo. Iniciado tratamento e realizado acompanhamento com eletrocardiograma diário, que evolui com normalização do segmento ST e achatamento das ondas T. Posteriormente, o eletrocardiograma mostra inversão difusa da onda T. Este último achado indica
Alternativas
Q2259330 Medicina
As manifestações extra-articulares da artrite reumatoide são comuns e se associam à maior morbimortalidade perioperatória, principalmente cardiovascular. A principal manifestação cardíaca da artrite reumatoide é a 
Alternativas
Q2225400 Medicina
Mulher de 29 anos é hospitalizada há 24 horas com insuficiência respiratória hipoxêmica devido à pneumonia por influenza. Ela foi intubada e colocada em ventilação mecânica e tratada com antiviral, ringer lactato, propofol, fentanil e norepinefrina. Ao exame físico: temperatura: 38,1 ºC; pressão arterial: 109 x 59 mmHg; frequência cardíaca: 90/min; frequência respiratória: 20/min; PO2 arterial é de 60 mmHg com FiO2 de 65%; pressão expiratória final positiva: 10 cm H2 O. volume corrente: 6 mL/kg; pressão de platô: 27 cmH2 O. O paciente está sedado, mas acorda ao toque e está calmo. A radiografia de tórax mostra opacidades bilaterais e o ecocardiograma é normal.
A próxima intervenção recomendada para melhorar a oxigenação é
Alternativas
Q2225379 Medicina
Homem de 74 anos intubado em ventilação mecânica na UTI é avaliado por sepse e hipotensão. Um cateter venoso central acaba de ser inserido na veia jugular interna esquerda sob visualização ultrassonográfica para iniciar noradrenalina. À medida que a linha do cateter está sendo fixada, o paciente fica subitamente mais hipotenso. Os medicamentos em uso são fentanil, propofol, piperacilina-tazobactam e vancomicina. Ao exame físico: temperatura: 37,8 ºC; pressão arterial: 74 x 55 mmHg; frequência cardíaca: 118/min; frequência respiratória: 18/min em ventilação mecânica; pressão expiratória final positiva (PEEP): 12 cmH2 O; SatO2 : 91% com FiO2 de 100%.
Além do suporte hemodinâmico, a próxima conduta recomendada é
Alternativas
Q2193347 Medicina

Texto II 


Paciente de 39 anos, sexo feminino, admitida no CTI com diagnóstico de insuficiência respiratória aguda, de etiologia a esclarecer. Foi admitida inicialmente na emergência, levada por vizinhos, com relato de ter sido encontrada inconsciente em sua residência, após quadro de "chieira" e dispneia algumas horas antes. Relatam que a paciente vinha se queixando de dispneia progressiva aos médios esforços há cerca de 2 meses, mas se recusava a procurar atendimento médico. Nega febre e outros sintomas respiratórios. À admissão, encontrava-se cianótica, com nível de consciência rebaixado (ECG=4/15), com sibilância difusa ins e expiratória, SatO2 40%, obesidade. Evoluiu com grande dificuldade de adaptação à ventilação mecânica, com necessidade de parâmetros elevados e demanda de sedação em altas vazões. Recebeu 01 dose de curare e fez 1 ciclo de prona. Transferida ao CTI para continuidade de cuidados.

HPP: 1 - Neoplasia de cólon pT4bpN0pMx (pT4b: Tumor invade diretamente outros órgãos ou estruturas adjacentes; pN0: Ausência de metástases para linfonodos regionais: pMx: Metástases à distância não avaliadas). Foi submetida à retossigmoidectomia, histerectomia parcial, anexectomia esquerda, enterectomia e anastomose colorretal terminoterminal há 02 anos. Submetida a 2 sessões de quimioterapia em 2021 >> abandonou tratamento


          2- Asma, em uso de Salbutamol “apenas quando sentia muita falta de ar”


Exames: 1- RT-PCR Sars-Cov-2 18/FEV - Não detectável
                2- Hemocultura e cultura de aspirado traqueal: negativos
                3- Raio-x de tórax: sem alterações pleuropulmonares em atividade.

Evolução: não necessitou de aminas. Suspensa sedação no dia seguinte à admissão e, após 12h, foi extubada. Alta do CTI para a enfermaria 02 dias após a admissão. 


Quais as indicações de CTI para o caso descrito no Texto II? 
Alternativas
Q2192812 Medicina
Considere o caso clínico de um paciente com Síndrome de Desconforto Respiratório Agudo, que se apresenta no momento do diagnóstico com uma relação PaO2/fiO2 100, já em ventilação mecânica protetora. Analise as assertivas abaixo com relação à condução deste paciente. 
I. Pode-se optar pelos modos de volume controlado ou pressão controlada. II. Deve-se utilizar posição prona. III. Pode-se optar por utilizar sedação e cisatracúrio por 48 horas. IV. Deve-se evitar o uso do modo ventilação de alta frequência.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2192811 Medicina
Sobre o manejo da Síndrome de Desconforto Respiratório do Adulto (SDRA), no que se refere à ventilação protetora, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Volume corrente baixo, idealmente menor que 6 ml/Kg peso ideal. ( ) Pressão de Plateau menor que 30 cmH2O. ( ) Limitação dos valores de PEEP a um máximo de 15 cmH2O. ( ) Pressão de distensão (driving pressure) menor que 20 cmH2O.
Alternativas
Q2192810 Medicina
A Síndrome de Desconforto Respiratório do Adulto (SDRA) é motivo de altas taxas de mortalidade e permanência em Unidades de Terapia Intensiva. Marque a opção que não apresenta um critério de Berlin para definição desta patologia.
Alternativas
Q2092078 Medicina
Lactente, 6 meses, sexo masculino, peso 6 kg, dá entrada no pronto-socorro apresentando edema perioral e dispneia. Foi ofertada fórmula de segundo semestre há mais ou menos 30 minutos. Na suspeita de anafilaxia, deverá ser prescrita adrenalina 1:1000 da seguinte forma: 
Alternativas
Q2092071 Medicina
A situação hipotética a seguir contextualiza a questão. Leia-a atentamente.

“Paciente, 4 anos de idade, deu entrada no serviço de emergência com história de quadro gripal há 5 dias, com febre e coriza intensa nas primeiras 36 horas. A febre cedeu no segundo dia, mas reiniciou nas últimas 12 horas com maior intensidade e frequência. Iniciou quadro de taquidispneia, prostração intensa e anorexia. No atendimento inicial, apresentava FC = 155 bpm; FR = 45 ipm; PA = 80 × 50 mmHg; tiragem intercostal e sub-costal; e, saturometria em ar ambiente de 80%. À ausculta pulmonar revelou murmúrio vesicular diminuído em base direita e discreta assimetria visual com diminuição de expansibilidade em base D. O raio X de tórax mostrava extensa condensação, acometendo lobo médio e inferior direito. Em perfil, mostrava sinais de derrame pleural D moderado, confirmado com exame de US.”
Em relação ao diagnóstico do paciente do caso clínico apresentado, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2091806 Medicina
Mulher, 72 anos, internada em leito de UTI há três dias para tratamento de broncopneumonia aspirativa, em uso de ceftriaxona e clindamicina. Necessitou de intubação nas últimas 24 horas devido piora aguda do quadro respiratório. Em ventilação mecânica; em modo controlado a pressão; FR 16; Peep 8; FiO2 60%; pressão inspiratória de 14; e, volume corrente 312 mL. Exame físico: ausculta pulmonar; murmúrio vesicular presente bilateral; crepitações em base; ausculta cardíaca com ritmo regular; 3T; presença de B4; perfusão periférica preservada; normotensa; e, normocardica. Radiografia de tórax com infiltrado bilateral e piora gasométrica. Ecocardiograma transtorácico sem alterações. Gasometria arterial PH 7,35; Po2 70 mmHg; PCO2 48; e, Bic 24. Assinale o diagnóstico e classificação de gravidade da paciente.
Alternativas
Q2023402 Medicina
Sobre as condutas que reduzem a mortalidade nos paciente com Síndrome do Desconforto Respiratório do Adulto (SDRA), analise as afirmativas a seguir.
I. Ventilação mecânica protetora, com volumes correntes de até 6mL/kg e pressão de plateau até 30cmH2O, para os pacientes com esse diagnóstico e que são intubados.
II. Óxido nítrico inalatório para os pacientes com SDRA grave, com relação PaO2/FiO2 < 100.
III. Recrutamento alveolar para os pacientes com SDRA grave, com relação PaO2/FiO2 < 100.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2023399 Medicina
Pacientes submetidos à posição prona em UTI no caso de Síndromes do Desconforto Respiratório do Adulto moderadas a graves (relação PaO2/FiO2 < 150) apresentam menor mortalidade que os pacientes mantidos em posição supina.
Assinale a opção que indica o parâmetro que, após a prona, avaliado individualmente em cada paciente, indica menor letalidade com essa conduta.
Alternativas
Q1823312 Medicina
O médico da UTI foi chamado para transferir o paciente que estava internado na enfermaria, e que foi intubado por estar com síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico SDRA, com base na definição de Berlim.
Alternativas
Q285742 Medicina
Considere o ECG apresentadado a seguir para responder às questões de números 30 e 31.

O ECG é diagnóstico de quadro de
Alternativas
Q193029 Medicina
A hipoxemia da síndrome do desconforto respiratório agudo é secundária a:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: A
5: A
6: B
7: B
8: C
9: A
10: D
11: B
12: D
13: E
14: E
15: E
16: A
17: D
18: D
19: A
20: B