Questões Militares Sobre suporte ventilatório mecânico em medicina

Foram encontradas 29 questões

Q3034589 Medicina
No contexto da injúria pulmonar induzida por ventilação mecânica, o conceito de mechanical power ou poder mecânico, representa a quantidade de energia transferida aos pulmões, e seu cálculo engloba diversos fatores que contribuem para o risco de lesão. Marque a opção que não influencia o cálculo do mechanical power
Alternativas
Q3034573 Medicina
Para a aplicabilidade confiável de indicadores dinâmicos de pré-carga, como a variação da pressão de pulso (PPV) e a variação do volume sistólico (SVV) em pacientes sob ventilação mecânica controlada, qual fator é crucial?
Alternativas
Q3034567 Medicina
Indique a opção que completa a lacuna da assertiva a seguir.
Nas modalidades de Ventilação Pressão Controlada (PCV) e Pressão de Suporte (PSV), o fenômeno denominado "overshoot", em que a pressão nas vias aéreas ultrapassa o nível ajustado, pode ser corrigido ajustando-se o(a) ____________. 
Alternativas
Q3034566 Medicina
Em relação ao manejo da ventilação em pacientes grávidas é correto afirmar que
Alternativas
Q2473189 Medicina
A capnografia é uma importante ferramenta na assistência ao paciente gravemente enfermo. Além de confirmar o posicionamento correto da cânula orotraqueal, permite avaliar a qualidade das compressões torácicas durante a ressuscitação cardiopulmonar. Abaixo estão representados traçados hipotéticos de capnógrafos. Qual curva corresponde a uma ressuscitação cardiopulmonar de BAIXA QUALIDADE?
Alternativas
Q2260192 Medicina
O uso de ventilação mecânica é muito frequente nas UTI neonatais devido principalmente aos pacientes prematuros internados. Quais são, respectivamente, a vantagem e a desvantagem quando se ajusta, no respirador, os parâmetros descritos ?
Alternativas
Q2260159 Medicina
A respeito da ventilação mecânica no recém-nascido, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2259701 Medicina
Homem de 48 anos é internado com quadro de dispneia intensa e cianose de extremidades. O histórico é notável por cirrose Child-Pugh Classe C devido à infecção crônica pelo vírus da hepatite C em uso atual de tratamento antiviral devido à altas cargas virais. A saturação arterial de oxigênio é 64% e a frequência respiratória é 25 ipm. A gasometria arterial mostra PaO2 de 49 mmHg. O paciente teve muitos episódios semelhantes ao atual, mas que têm se tornado mais frequentes e graves. A condição geralmente melhora quando ele se deita e piora quando ele se senta ou fica de pé.
Considerando a principal hipótese diagnóstica, o teste de escolha para esse paciente é
Alternativas
Q2259689 Medicina
Homem de 63 anos com histórico de hipertensão, tabagismo (30 maços-ano) e etilismo é internado com febre e convulsões de início recente. Ele apresenta espasmos faciais, tremores nos braços e pernas e alguns episódios de tremores aparentemente generalizados que duram 1 hora. Ele recebe o total de 20 mg de diazepam intravenoso, o que interrompe a atividade convulsiva. Ao chegar na UTI, o estado mental começa a piorar e ele é intubado e colocado em ventilação mecânica. A ressonância magnética (coronal, T2) realizada é mostrada a seguir.
045.png (322×319)

(Arquivo pessoal: imagem usada com autorização.)
Considerando a principal hipótese diagnóstica, é correto afirmar:
Alternativas
Q2259687 Medicina
Homem de 68 com histórico de tabagismo e DPOC está internado há 8 dias por quadro de pneumonia com dificuldade para desmame do ventilador. Ele começou a apresentar picos de febre há 2 dias e agora está necessitando de vasopressores. Antibioticoterapia empírica com cefepima e vancomicina foram iniciados, mas clinicamente não houve melhora. O lavado broncoalveolar (BAL) e hemoculturas foram positivos para Candida, com tipo de espécie pendente.
Nesse momento, a melhor conduta é
Alternativas
Q2259671 Medicina
Homem de 62 anos apresenta quadro grave de pneumonia por covid-19 e a radiografia apresenta opacidades intersticiais em ambos os campos pulmonares médios e inferiores. Ele está hemodinamicamente estável, sem drogas vasopressoras e o IMC é de 42 kg/m². A gasometria arterial em ar ambiente mostra: pH: 7,32; PCO2: 36 mmHg; PO2: 55 mmHg; lactato: 3,2 mmol/L. Após coleta de exames, culturas e início de corticoide, o próximo passo mais adequado é
Alternativas
Q2259670 Medicina
Mulher de 19 anos apresenta piora da insuficiência respiratória nas últimas 48 horas. Ela está internada há 10 dias devido a trauma com fraturas de múltiplas costelas, contusões pulmonares e uma laceração hepática de grau 1. A ventilação está em pressão controlada com baixo volume corrente, FiO2 de 100% e relação PaO2/FiO2 de 71. No momento, está com pressão expiratória final positiva otimizada e em prona, com bloqueio neuromuscular. Não há uso de vasopressores e a hemoglobina é de 9 g/L.
A próxima intervenção mais apropriada é
Alternativas
Q2259669 Medicina
A variação da pressão de pulso (VPP) quantifica as mudanças na pressão de pulso arterial durante a ventilação mecânica, sendo uma das variáveis dinâmicas que podem predizer a responsividade a fluidos. Em qual dos seguintes pacientes ventilados a VPP prediz de forma mais confiável a responsividade a fluidos?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Cardiologia |
Q2259456 Medicina
Mulher, 48 anos, apresenta dor torácica ventilatório dependente e eletrocardiograma com supradesnivelamento do segmento ST côncavo e difuso, poupando aVR e V1, sendo diagnosticada com pericardite. Ecocardiograma inicial mostrou cavidades cardíacas com dimensões normais, fração de ejeção preservada e derrame pericárdico mínimo. Iniciado tratamento e realizado acompanhamento com eletrocardiograma diário, que evolui com normalização do segmento ST e achatamento das ondas T. Posteriormente, o eletrocardiograma mostra inversão difusa da onda T. Este último achado indica
Alternativas
Q2259290 Medicina
Paciente do sexo feminino, 27 anos, vítima de atropelamento, deu entrada no pronto-socorro apresentando tórax instável, respiração paradoxal secundária a fraturas com desvio em vários arcos costais e pneumotórax bilateral, drenada bilateralmente no atendimento primário. Foi encaminhada à UTI consciente, respirando espontaneamente, estável hemodinamicamente. Após quatro horas do atendimento, apresentou quadro de insuficiência respiratória aguda progressiva sendo entubada. Qual é a causa mais provável para essa evolução clínica?
Alternativas
Q2225398 Medicina
Homem de 50 anos, com histórico de abuso de álcool e drogas, é levado ao pronto-socorro. Ele está bradipneico e arresponsivo, sendo intubado e colocado em ventilação mecânica. Testemunhas confirmam que ele estava bebendo álcool e também havia usado drogas em uma festa. Ao exame físico: não há sinais de trauma; os sinais vitais são normais; frequência respiratória: 14/min; SatO2 : 100% com FiO2 de 40%; escala de Glasgow: 1; pupilas: dilatadas e reativas à luz. O pH arterial e o hiato aniônico eletrolítico são normais.
Nesse momento, a conduta correta é
Alternativas
Q2192823 Medicina
Indique a opção que completa corretamente as lacunas da assertiva a seguir.
Paciente do sexo masculino, 42 anos, vítima de trauma craniano, é admitido na UTI em escala de coma de Glasgow de 8, pressão arterial sistólica de 88 mmhg, FC 115 bpm, FR 28 irpm, satO2 88%. A TC de crânio não mostra anormalidades. A conduta mais adequada é a estabilização hemodinâmica, ____________ e ____________.
Alternativas
Q2192813 Medicina
Com relação à ventilação mecânica na crise asmática, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2192809 Medicina
Sobre a diferença veno-arterial de CO2, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) É usada primariamente para avaliar a capacidade de troca gasosa pulmonar. ( ) Pode revelar perfusão tissular inadequada. ( ) Indica estado de permeabilidade da membrana alvéolo-capilar pulmonar. ( ) Pode ser indicativa de adequação do fluxo sanguíneo às demandas tissulares.
Alternativas
Q2192803 Medicina
Em pacientes sob ventilação mecânica, a necessidade do uso de sedativos deve ser avaliada. Analise as assertivas abaixo, que se referem aos casos em que se opta por utilizar sedativos.
I. A sedação leve deve ter preferência sobre sedação profunda. II. Os Benzodiazepínicos são a primeira escolha quando se indica sedação. III. Quando se compara propofol com dexmedetomidina, não foi detectada diferença significativa no desfecho tempo até extubação. IV. Em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca, propofol tem preferência sobre benzodiazepínicos quando se opta por utilizar sedação.
Estão corretas apenas as assertivas 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: B
5: A
6: B
7: C
8: E
9: E
10: B
11: A
12: D
13: C
14: A
15: D
16: E
17: B
18: C
19: B
20: D