Questões Militares Comentadas sobre traumas em medicina

Foram encontradas 20 questões

Q2259289 Medicina
Paciente masculino, 65 anos, vítima de trauma contuso de alta energia, por um acidente entre uma moto e um ônibus, dá entrada em pronto-socorro consciente, orientado. Há escoriações visíveis em dorso e tórax à direita. Evolui após 2 horas do primeiro atendimento com piora da dispneia, taquipneia e taquicardia. Durante a ausculta pulmonar, o exame físico revela diminuição importante da ausculta pulmonar à direita, frêmito toracovocal abolido e hipertimpanismo na percussão. A história e exame físico são compatíveis com:
Alternativas
Q1344478 Medicina
No atendimento inicial ao politraumatizado, no que se refere ao mnemônico “ABCDE", marque a opção correta.
Alternativas
Q1284196 Medicina
Homem de 27 anos de idade, trazido pelos bombeiros, vítima de acidente de trânsito, após ser arremessado vários metros de sua moto, há 20 minutos, usava capacete no momento do acidente. Ao exame físico, está eupneico, hipocorado ++/4+, Glasgow 14, com exame neurológico sem particularidades. PA = 90×60 mmHg, FC = 120bpm. Ausculta cardiopulmonar normal. Abdome com escoriação em hipocôndrio esquerdo, distensão discreta, dor à palpação difusa, sem massas palpáveis ou fraturas em pelve ou membros. Radiografia de tórax mostrando apenas fraturas dos arcos costais inferiores à esquerda. Após o atendimento inicial e infusão de 2000ml de solução cristalóide, ainda mantém FC = 128bpm e PA = 70×40mmHg. Assinale a alternativa que indica a conduta correta:
Alternativas
Q698990 Medicina
Paciente vitima de acidente automobilístico, dá entrada na emergência com quadro de hipovolêmia importante, com choque hipovolêmico grau II. Após reposição volêmica e estabilidade hemodinâmica, é encaminhado para a radiologia para realização de tomografia computadorizada de abdome. Evidenciou-se lesão esplénica grau III, sendo assim, o quadro apresentado sugere
Alternativas
Q682565 Medicina
Com relação aos exames laboratoriais indicados nos pacientes com suspeita de traumatismo intra-abdominal, podemos citar:
Alternativas
Q672271 Medicina

Estima-se que ocorram no Brasil, 400mil acidentes automobilísticos por ano, com uma mortalidade de 7%. Estima-se que os traumas, correspondem a 10% das admissões hospitalares no Brasil, e que 62% das mortes intra-hospitalares ocorram nas primeiras quatro horas. Analise os fatores apresentados abaixo como sendo de mau prognóstico em politraumatizados, em seguida assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta.

I. Débito urinário menor que 50mL/hora.

II. Plaquetas abaixo de 100.000.

III. Idade maior que 55 anos.

IV. PaO2 abaixo de 250.

V. Lactato abaixo de 2,5mmol/Litro.

Alternativas
Q672144 Medicina
Uma paciente vítima de Trauma Cranioencefálico (TCE) apresenta, seis horas após o acidente, abertura ocular ao estímulo doloroso, responde com palavras inapropriadas e retira o membro à dor. Levando em conta a escala de coma de Glasgow para a classificação da gravidade do TCE, esta paciente apresenta um TCE
Alternativas
Q672128 Medicina
“Paciente, sexo masculino, 40 anos, vítima de acidente automobilístico com esmagamento do membro inferior esquerdo. Chega ao pronto socorro com náuseas, vômitos e dor abdominal em cólica. Foi realizado um eletrocardiograma que evidenciou ondas T apiculadas, alargamento do complexo QRS e intervalo PR aumentado.” Diante do quadro, qual distúrbio hidroeletrolítico está presente nesse paciente?
Alternativas
Q650665 Medicina
Com relação ao manuseio de um paciente vítima de acidente automobilístico com lesão do anel pélvico, é correto airmar que :
Alternativas
Q650646 Medicina
Qual das opções abaixo apresenta indicação para realização de tomografia computadorizada de abdome no trauma?
Alternativas
Q428447 Medicina
Um paciente masculino, 32 anos, vítima de acidente automobilístico, sofreu trauma fechado em tórax, dando entrada no serviço de emergência, apresentando respiração paradoxal. Essa manifestação clínica se deve
Alternativas
Q428278 Medicina
Paciente vítima de trauma abdominal fechado é submetido a laparotomia exploradora onde se evidenciou transecção distal do pâncreas com traumatismo de seu ducto. Pode-se classificar essa lesão como de grau
Alternativas
Q287092 Medicina
Em relação ao trauma crânio encefálico (TCE), a lesão traumática aguda relacionada com a biomecânica de golpe e contra-golpe é:

Alternativas
Q265858 Medicina
Com relação ao manejo do paciente vítima de trauma, julgue os próximos itens.

O método START (simple triage and rapid treatment), que permite a triagem da vítima em menos de um minuto, pode ser usado tanto por profissionais treinados quanto pelo público leigo.
Alternativas
Q265855 Medicina
Com relação ao manejo do paciente vítima de trauma, julgue os próximos itens.

A traqueostomia, frequentemente necessária para tratamento de vítima de trauma grave de face, deve ser sempre eletiva, sendo indicada quando a doença estiver associada a traumatismos craniencefálicos, torácicos ou de medula cervical.
Alternativas
Q258288 Medicina
Com relação a traumatismos e queimaduras, julgue os itens a seguir.

Os traumatismos na região da cabeça podem causar lesões que variam desde cortes no couro cabeludo até lesões complexas que atingem o sistema nervoso central. A avaliação do estado neurológico da vítima deve ser feita no exame primário, no qual se avalia o seu nível de consciência.

Alternativas
Q258287 Medicina
Com relação a traumatismos e queimaduras, julgue os itens a seguir.

O socorrista de vítima de ferimento penetrante deve avaliar as lesões de entrada e de saída; nessa avaliação, para a determinação da trajetória e extensão do trauma, é essencial conhecer a posição do agressor e a da vítima no momento do trauma e a arma utilizada.

Alternativas
Q258283 Medicina
Com relação a traumatismos e queimaduras, julgue os itens a seguir.

Em caso de suspeita de traumatismo raquimedular, deve-se imobilizar a vítima e transportá-la em prancha rígida até o hospital.

Alternativas
Q258282 Medicina
A respeito do estado de choque e de traumas, julgue os itens de
94 a 99.

Nos casos de fraturas fechadas ou expostas, o socorrista deve tentar reduzir a fratura como forma de evitar lesões nervosas e vasculares.

Alternativas
Q258281 Medicina
A respeito do estado de choque e de traumas, julgue os itens de
94 a 99.

Nos quadros de traumatismos de membros, há, basicamente, cinco tipos de lesões: entorses, luxações, fraturas, amputações e esmagamentos. Nos casos de entorse, deve-se imobilizar o membro comprometido, aplicar gelo sobre o local e encaminhar a vítima ao serviço médico para avaliação radiológica.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: B
5: B
6: A
7: C
8: B
9: A
10: C
11: A
12: B
13: C
14: E
15: C
16: C
17: C
18: C
19: E
20: C