Questões Militares de Patologia - Bases Etiológicas de condição clínica

Foram encontradas 16 questões

Q2092314 Patologia
A situação hipotética a seguir contextualiza a questão. Leia-a atentamente.

“Homem, 84 anos, apresentou-se à clínica de cuidados primários com febre, mal-estar e descoloração e dor nos dedos das mãos e dos pés, que progrediram durante um período de duas semanas, como demonstrado na imagem. Nega tabagismo. Refere, ainda, parestesia nos membros e dor articular. Relata casos semelhantes na família.”


Considerando que o paciente evolui com acidente vascular cerebral de início precoce associada à inflamação sistêmica importante, qual a etiologia mais provável da doença? 
Alternativas
Q709568 Patologia
Dentre as manifestações orais mais fortemente associadas à infecção pelo HIV em adultos, pode-se citar:
Alternativas
Q709566 Patologia
Qual condição clínica está diretamente relacionada às dores faciais e às doenças neuromusculares, tendo os indivíduos por ela afetados uma frequência maior, de Neuralgia do Trigêmeo que o restante da população, podendo, ainda, apresentar características histopatológicas típicas, tais como presença de placas amorfas no gânglio do nervo?
Alternativas
Q709565 Patologia
A lesão que apresenta uma enganosa aparência microscópica benigna, com hiperplasia epitelial, cristas epiteliais amplas, alongadas e bulbosas, que parecem "empurrar" no sentido do tecido conjuntivo subjacente, com tampões de paraceratina, cujas células epiteliais apresentam um padrão de maturação normal, sem um grau significativo de atipia celular e intenso infiltrado de células inflamatórias crônicas no tecido conjuntivo subjacente é denominada
Alternativas
Q709564 Patologia
Em um serviço odontológico, no setor de triagem para tratamentos especializados, após anamnese detalhada, nenhuma doença sistêmica foi relatada pelo paciente ao cirurgião-dentista. Durante o exame intraoral, o profissional identificou no dorso da língua múltiplos nódulos endurecidos e levemente papilares. Suspeitando que a hipótese diagnóstica seja Condiloma Lata, qual doença sistêmica estaria associada e quais os testes sorológicos estariam relacionados a esse diagnóstico?
Alternativas
Q709563 Patologia
O Herpes-Zoster clinicamente evidente ocorre, durante a vida, em 10% a 20% dos indivíduos inicialmente infectados pelo vírus varicela-zoster. São fatores predisponentes para essa reativação do vírus, EXCETO:
Alternativas
Q709562 Patologia

Observe o texto a seguir.

Condição clínica grave que pode, ocasionalmente, resultar em abscesso cerebral, resultando em um aumento edemaciado periorbitário, com envolvimento das pálpebras e da conjuntiva. Pode ocorrer febre, calafrio, dor de cabeça, sudorese, taquicardia, náusea e vômito. Muitas vezes, a dor está presente sobre o olho e ao longo dos ramos oftálmico e maxilar do nervo trigêmeo, Proptose, equimose e ptose palpebral são encontradas em mais de 90% dos pacientes. Embora muitos casos sejam inicialmente unilaterais, sem o tratamento adequado, a infecção pode se disseminar para o lado contralateral.

De acordo com Neville (2009), o texto acima se refere

Alternativas
Q709558 Patologia
O cirurgião-dentista exerce papel central no diagnóstico precoce, identificando patologias que, a princípio, têm forte envolvimento orofacial e cuja identificação das características iniciais pode reduzir sequelas de uma doença, Sendo assim, segundo Neville {2009), o reconhecimento imediato dos sinais e sintomas da Arterite Temporal (vasculite multifocal das artérias cranianas, especialmente da artéria temporal superficial) é importante porque pode prevenir
Alternativas
Q709555 Patologia
Segundo Little (2009), o prognóstico do paciente com câncer depende, em grande parte, do estágio da doença no momento do diagnóstico. No sistema TNM, um paciente de 68 anos diagnosticado com Carcinoma de Células Escamosas na região posterior da borda lateral direita da língua, medindo 3,5cm em seu maior diâmetro, com um único linfonodo palpável, endurecido, em região submandibular, homolateral, medindo cerca de 2cm em seu maior diâmetro e sem evidências de metástases distantes conhecidas, é classificado como:
Alternativas
Q709553 Patologia
Um paciente, gênero masculino, 73 anos, está recebendo quimioterapia em ambiente ambulatorial para tratamento de câncer na cabeça e no pescoço. Ele apresenta dor devido a um Abscesso Periodontal associado ao dente 46 e necessita de atendimento odontológico de urgência. 0 tratamento proposto será anestesia, drenagem e raspagem subgengival. Considerando que o último ciclo de quimioterapia foi realizado há 20 dias, que a contagem de plaquetas é de 32.000 células/mm³ e que a contagem de granulócitos é de 1,560 células/mm³ , assinale a opção que apresenta as recomendações para esse atendimento, bem como a ordem em que deverão ser adotadas, de acordo com Little (2009). 
Alternativas
Q679779 Patologia
Paciente queixa-se de intensa azia e desconforto epigástrico. Foi submetido à endoscopia gástrica e biópsia. O exame histopatológico mostrou gastrite erosiva aguda. Assinale a alternativa que corresponde ao que o patologista deve ter observado ao examinar os fragmentos biopsiados pelo endoscopista:
Alternativas
Q679776 Patologia
Criança de 9 anos masculino com tumoração na linha mediana do IV ventrículo. Tumor sólido com limites nítidos. Histologicamente é formado por células uniformes com núcleos ovóides com formação em pseudo-rosetas perivasculares. O diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q679775 Patologia
Paciente feminino com tireóide assimetricamente aumentada de volume. O exame anatomopatológico mostrou aos cortes superfície de coloração branco-acizentada e consistência firme. A microscopia evidenciou infiltrado mononuclear e substituição do parênquima por tecido fibroso hialinizado. O diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q679774 Patologia
Paciente masculino com 50 anos procurou atendimento devido a lesões bolhosas e dolorosas em couro cabeludo, sendo realizada biópsia da lesão. O exame anatomopatológico revelou:bolha supra basal contendo células acantolíticas no lúmem. O diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q679773 Patologia
Paciente de 65 anos, masculino, radiologicamente apresenta lesões insuflantes em T1 e T2. Na avaliação histológica trata-se de neoplasia constituída por células monomórficas com citoplasma levemente basofílico e núcleos com cromatina que lembra “raios de roda de carroça”. O exame imunohistoquímico mostrou expressão para CD 38 e monoclonal de cadeia leve Kappa. O diagnóstico adequado é:
Alternativas
Q679772 Patologia
Durante o exame microscópico de um tumor de ovário de uma paciente de 48 anos , foi observado que se tratava de uma neoplasia constituída por ninhos de células epiteliais, homogêneas, lembrando epitélio transicional, circundadas por tecido conjuntivo fibroso. O diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: A
5: E
6: C
7: B
8: D
9: D
10: B
11: A
12: B
13: D
14: A
15: B
16: C