Questões Militares Sobre diagnósticos em patologia

Foram encontradas 74 questões

Q3276137 Patologia
Adolescente, 15 anos, sexo feminino, relata plenitude pós-prandial há cerca de 1 mês, de forma progressiva, o que causou diminuição da ingesta alimentar. Nega trauma ou uso de medicações. Foi submetida a ultrassonografia de abdome, que indicou alteração no pâncreas, mas foi inconclusiva, devido ao intenso meteorismo. Realizou tomografia computadorizada de abdome que revelou lesão de conteúdo heterogêneo, contendo áreas císticas, na cauda do pâncreas.

A principal hipótese diagnóstica, nesse caso, é
Alternativas
Q3276135 Patologia
Uma complicação possível do cisto tireoglosso não tratado é a malignização, mais comum em adultos.

Entre os tipos histológicos a seguir, o de maior prevalência é o
Alternativas
Q3276053 Patologia
Considere o caso de um paciente com diagnóstico de tumor intramedular extra-axial feito por ressonância magnética nuclear.
O tipo histológico mais provável, entre os citados a seguir, é o(a)
Alternativas
Q3276040 Patologia
O marcador molecular mais comumente utilizado para avaliar o diagnóstico diferencial de gliomas de alto grau na imunohistoquímica é o(a)
Alternativas
Q2191029 Patologia
Informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo sobre os achados patológicos encontrados na nefroesclerose vascular hipertensiva maligna. Em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Rins com numerosas petéquias em sua superfície.
( ) Proliferação fibrointimal/miointimal em artéria interlobular com aspecto em “casca de cebola” (Arteriolosclerose hiperplásica e hiperplasia da íntima).
( ) Necrose fibrinoide da arteríola glomerular.
( ) Nas arteríolas aferentes, aparece hialonose intimal, que resulta da deposição subendotelial de proteínas plasmáticas. Aumento concêntrico da hialinose reduz o lume vascular e substitui progressivamente os componentes da parede (arteriolosclerose hialina). 
Alternativas
Q2191026 Patologia
Analise as assertivas abaixo, quanto aos achados patológicos que podem ser encontrados na Hanseníase.
I. A hanseníase tuberculoide se apresenta microscopicamente como granulomas com células epitelioides agrupadas, com halo linfocitário denso, sobretudo em torno de glândulas sudoríparas, vasos, nervos e músculos. Há disposição perineural dos granulomas, com destruição de fibras nervosas.
II. A hanseníase Virchowiana apresenta faixa de derme desprovida de infiltrado inflamatório (faixa de Unna), com agrupamentos de macrófagos com citoplasma abundante e vacuolado contendo bacilos (células de Virchow). Linfócitos são raros.
III. O aspecto histológico da hanseníase dimorfa é intermediário entre os tipos Virchowiano e tuberculoide.
IV. A evolução insidiosa da Hanseníase pode ser interrompida por episódios reacionais. A reação do tipo I ocorre em pacientes com a forma de Hanseníase Virchowiana e corresponde à hipersensibilidade humoral (tipo III).
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2191019 Patologia
Associe as colunas, relacionando os tumores testiculares de células germinativas com seus respectivos achados microscópicos.
Tumor de célula germinativa (1) Seminoma (2) Carcinoma embrionário (3) Tumor do saco vitelino (4) Coriocarcinoma
Achado microscópico ( ) agrupamentos sólidos de células uniformes, com núcleos arredondados e cromatina uniforme e citoplasma PAS positivo, permeado por infiltrado linfocitário.
( ) células epiteliais com aspecto embrionário e maligno, as quais se dispõem em arranjo glandular, tubular ou papilífero e, mais raramente, sólido. O citoplasma das células é PAS negativo.
( ) corpúsculos de Schiller Duval.
( ) células do cito e sinciciotrofoblasto, estas últimas multinucleadas e com núcleos hipercromáticos e citoplasma eosinófilo contendo vacúolos. As células do citotrofoblasto são uniformes, agrupadas e com citoplasma claro.
A sequência correta dessa classificação é:
Alternativas
Q2131470 Patologia

Considerando que cada patologia pode ocasionar um tipo de choque, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1 – Choque hipovolêmico 

2 – Choque cardiogênico 

3 – Choque distributivo 

4 – Choque séptico 


( ) Pneumotórax hipertensivo 

( ) Lesão raquimedular

( ) Imunossupressão

( ) Peritonite  

Alternativas
Q2092329 Patologia
A situação hipotética a seguir contextualiza a questão. Leia-a atentamente.

“Mulher, 28 anos, refere episódios febris de início há seis meses, artralgias e perda ponderal de 6 Kg. No exame físico, foram detectadas alopecia e lesões eritematosas conforme demonstrado na imagem.”


Considerando que a paciente evoluiu com confusão mental; delírios; dificuldade de concentração e amnésia; qual anticorpo provavelmente está relacionado a tais manifestações? 
Alternativas
Q2092328 Patologia
A situação hipotética a seguir contextualiza a questão. Leia-a atentamente.

“Mulher, 28 anos, refere episódios febris de início há seis meses, artralgias e perda ponderal de 6 Kg. No exame físico, foram detectadas alopecia e lesões eritematosas conforme demonstrado na imagem.”


São exames presentes no critério diagnóstico da doença, EXCETO: 
Alternativas
Q2092327 Patologia
“Mulher, 24 anos, refere que, durante mudança de temperatura, os dedos de suas mãos apresentam palidez distal, como demonstrada na imagem.”
Imagem associada para resolução da questão

São considerados critérios diagnósticos para a doença, EXCETO:
Alternativas
Q2091863 Patologia
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) afeta, aproximadamente, 30% da população adulta, sendo mais frequente em homens, obesos e pessoas com mais de 40 anos de idade. O diagnóstico dessa patologia requer um estudo de polissonografia, onde o Índice de Apneia-Hipopneia (IAH) é utilizado para classificar a gravidade do quadro. Em relação à polissonografia na SAOS, é INCORRETO afirmar que o Índice de Apneia-Hipopneia (IAH): 
Alternativas
Q709551 Patologia
O Carcinoma Adenoide Cístico é uma neoplasia maligna de glândula salivar composta por uma mistura de células mioepiteliais e células ductais que podem apresentar um arranjo variado. Segundo Neville (2009), são reconhecidos três principais padrões histopatológicos do Carcinoma Adenoide Cístico. Assinale a opção que apresenta esses padrões histopatológicos.
Alternativas
Q709549 Patologia
Caso um indivíduo apresente perda abrupta do controle muscular de um dos lados da face, conferindo aparência de máscara rígida e resultando na incapacidade de sorrir, fechar os olhos, piscar ou levantar a sobrancelha, pode-se afirmar que há a possibilidade de esse indivíduo sofrer de Paralisia de Bell. Entretanto, quando os sintomas predominantes forem vertigem ou zumbido no ouvido, o diagnóstico diferencial deverá ser feito com:
Alternativas
Q680081 Patologia
Segundo Henry (2012), qual substância deverá estar presente em meios de isolamento primário para o crescimento do Sporotrix shencki, patógeno causador da Esporotricose?
Alternativas
Q670780 Patologia
No controle de qualidade em bioquímica clínica, a elaboração do gráfico de Levey-Jennings é uma estratégia comum de avaliação da variação dos testes em função de um controle. Entretanto, uma das desvantagens desse método é que
Alternativas
Q670779 Patologia
Os casos de doença de Chagas por transmissão oral podem levar ao óbito em breve espaço de tempo, geralmente por insuficiência cardíaca aguda. A avaliação das condições clínicas do paciente pode ser melhorada com a análise laboratorial de parâmetros que avaliem a possível presença de insuficiência cardíaca congestiva, como a dosagem de
Alternativas
Q670778 Patologia
No diagnóstico laboratorial das hepatites virais, o primeiro marcador detectado na infecção pelo e que cai a níveis indetectáveis em até 24 semanas é o
Alternativas
Q670777 Patologia
A cultura para Mycobacterium tuberculosis é difícil e demorada. Desta forma, o seu uso tem indicações muito específicas, como no
Alternativas
Q670776 Patologia
O método de diagnóstico da infecção pelo HIV que se baseia na captura de anticorpos com antígenos específicos contra proteínas do vírus, previamente separados por eletroforese, é o
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: E
5: C
6: A
7: C
8: C
9: A
10: A
11: B
12: B
13: E
14: C
15: B
16: A
17: C
18: B
19: B
20: A