Questões Militares Sobre anatomia e fisiologia veterinária em veterinária

Foram encontradas 53 questões

Q2090880 Veterinária
A córnea é uma estrutura transparente que ocupa uma grande porção na região anterior do globo ocular nos animais, proporcionalmente muito maior que no homem. Juntamente à lente e aos humores aquoso e vítreo, ela constitui os elementos refratários do olho. São consideradas alterações corneanas, EXCETO:
Alternativas
Q2090877 Veterinária
A urina dos cães é uma solução complexa e, sob determinadas condições, pode ocorrer a cristalização dos sais presentes e a formação de urólitos. Sobre as características dos urólitos, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2090858 Veterinária
São consideradas lesões cutâneas primárias, EXCETO:
Alternativas
Q2090816 Veterinária
Estudos cinemáticos com câmaras de alta velocidade confirmaram que, no início da fase de apoio da passada, a porção distal do membro anterior está sujeita a mais estresse devido à carga aplicada quando comparada com o membro posterior. Considera-se que os membros anteriores suportem, aproximadamente, 60 a 65 % do peso corporal total do cavalo, o que justifica a necessidade de uma boa musculatura e conformação. Portanto, defeitos de aprumo nos membros anteriores prejudicam o andamento do animal, sendo, muitas vezes, acompanhado de dor considerável. Durante o trabalho regular podem ser observados defeitos da passada, sobretudo nos membros anteriores. Dentre esses defeitos podemos citar:
Alternativas
Q2090814 Veterinária
A locomoção do equino envolve movimentos de todo o corpo e de segmentos dos membros em um ritmo e padrões automáticos que definem os vários andamentos. A resistência do aparelho locomotor às lesões depende do equilíbrio e da repartição das forças exercidas sobre os elementos osteoarticulares e músculo-tendinosos; estes estão diretamente correlacionados com orientação e relação dos eixos quando colocados em apoio. Os aprumos definem a orientação ideal dos eixos ósseos, ou seja, a angulação ideal das articulações, resultando em eficácia e a amplitude de movimentos para o animal. Sobre os defeitos de aprumos NÃO é possível afirmar que:
Alternativas
Q2090811 Veterinária
O sistema mamário de uma vaca é responsável por transformar os nutrientes que ela ingere em leite, armazená-lo no úbere e, posteriormente, ser drenado através da ordenha ou com a mamada do bezerro. Para que a glândula saia do estado não secretor para secretor, diversas mudanças são necessárias tanto do ponto de vista fisiológico quanto histológico e bioquímico. São considerados fatores que interferem na produção leiteira, EXCETO:
Alternativas
Q2047390 Veterinária
Assinale a alternativa que apresenta espécie que NÃO possui vesícula biliar.
Alternativas
Q2047378 Veterinária
A remoção do leite da glândula mamária é realizada quando o leite é liberado das áreas alveolares das glândulas para dentro dos ductos e cisternas da glândula e da teta. Em seguida, o leite é expelido das tetas durante o processo de sucção ou ordenha mecânica. A ejeção do leite ocorre quando é liberado qual hormônio na corrente sanguínea?
Alternativas
Q2047373 Veterinária
A articulação do tarso dos quadrúpedes é geralmente conhecida como
Alternativas
Q2023695 Veterinária
Sobre o ciclo estral em cadelas, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Veterinária |
Q2020085 Veterinária
Nas respostas neuro-humorais ao estresse, a elevação da vasopressina é produzida pela glândula.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Veterinária |
Q2020083 Veterinária
As manifestações clínicas dos defeitos hemostáticos podem ser consequências de alterações plaquetárias ou dos fatores de coagulação, primários e secundários. Assinale a alternativa que indica um defeito hemostático provocado por alteração plaquetária.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Veterinária |
Q2020079 Veterinária
Os antibióticos de largo espectro, quando administrados por longo período de tempo, eliminam a microbiota bacteriana intestinal que é responsável pela produção da vitamina
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Veterinária |
Q2020052 Veterinária
As fêmeas de equinos são poliéstricas estacionais. Assinale a alternativa que apresenta a estação reprodutiva natural dos equinos no hemisfério sul.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Veterinário |
Q1820556 Veterinária
A gonadotropina hipofisária cuja diminuição determina a hipertrofia do ovário é a
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Veterinário |
Q1820550 Veterinária
Em procedimentos cirúrgicos, a hemostasia mal feita pode determinar uma hipovolemia ou até um choque hipovolêmico. Assinale a alternativa que indica um dos fatores que dificulta a hemostasia.
Alternativas
Q1669398 Veterinária
São considerados órgãos linfoides:
Alternativas
Q1669393 Veterinária

Observe as afirmativas a seguir acerca dos efeitos dos glicocorticóides em cães:


I – Suas ações sobre o sistema imune incluem a redução da produção de mediadores inflamatórios e diminuição da imunidade mediada por células.

II – Seus efeitos metabólicos incluem o antagonismo à insulina através da diminuição da gliconeogênese e redução do catabolismo proteico.

III – Sobre a cicatrização, os principais efeitos advêm da inibição de fibroblastos e da síntese de colágeno.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q1669385 Veterinária
As mudanças endocrinológicas que acontecem na égua durante a gestação são diferentes das observadas para os demais animais domésticos devido à formação de estruturas temporárias produtoras de gonadotrofina coriônica equina chamadas:
Alternativas
Q1669366 Veterinária
Em relação à fisiologia do sistema genito-urinário do equino macho NÃO é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: D
5: E
6: C
7: C
8: B
9: D
10: C
11: A
12: B
13: C
14: D
15: E
16: A
17: A
18: B
19: A
20: B