Questões Militares Sobre clínica médica dos animais exóticos em veterinária

Foram encontradas 22 questões

Q2090843 Veterinária
Com relação à Dilatação Vôlvulo Gástrico (DVG), assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2047382 Veterinária
O médico veterinário do batalhão precisa imobilizar o membro de um animal e opta por imobilizar com a bandagem de Robert-Jones. Ele solicita que você, como técnico em Veterinária, efetue a imobilização, mas antes pede que explique como é feito o procedimento. Então, você diz que se deve 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Veterinária |
Q2020060 Veterinária
Observadas a legislação e demais regulamentações vigentes, assinale a alternativa que indica uma espécie de animal passível de controle por órgãos de governo de saúde, agricultura e meio ambiente, sem necessidade de autorização do IBAMA.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Veterinária |
Q2020059 Veterinária
Os animais silvestres pré-selecionados para soltura devem ser submetidos a um programa de quarentena e a exames clínicos e laboratoriais. Assinale a alternativa que indica uma doença que deverá ser investigada por exame sorológico para a soltura de felinos silvestres.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Veterinário |
Q1820542 Veterinária
Os animais silvestres pré-selecionados para programas de soltura deverão ser submetidos a um programa de quarentena específico em que são realizados exames laboratoriais pertinentes ao respectivo táxon. Assinale a alternativa que indica o tempo mínimo de quarentena e exames exigidos para os perissodáctilos.
Alternativas
Q1664656 Veterinária
Em um animal com ferida aberta por miíase, a seguinte ação NÃO ajuda no tratamento:
Alternativas
Q1664645 Veterinária
A via oral é uma excelente opção para administração de medicamentos em animais:
Alternativas
Q1664640 Veterinária
São objetivos da contenção mecânica EXCETO:
Alternativas
Q1006827 Veterinária

Em relação aos tipos de choque, correlacione a coluna da esquerda com a da direita, em seguida assinale a sequência correta de respostas:


      Tipos de Choque

1. Neurogênico.

2. Hipovolêmico.

3. Cardiogênico.

4. Anafilático.


            Antibióticos

( ) Pode ocorrer após anestesia geral profunda, com marcante depressão do centro vasomotor.

( ) Após vasodilatação intensa induzida por reação imunológica exacerbada, ocorre acentuada diminuição do retomo venoso, do débito cardíaco e da pressão arterial, e a morte pode ocorrer óbito em poucos minutos.

( ) Pode ser consequência de distúrbios mecânicos, tais como ruptura de cordoalhas tendinosas e defeitos septais.

( ) E uma possível consequência de traumatismo, mesmo na ausência de hemorragia, onde lesões capilares graves levam a perda de plasma para os tecidos.

Alternativas
Q1006806 Veterinária

Considerando o conhecimento dos aspectos fundamentais de doenças que acometem animais de rebanho, silvestres e/ou domésticos, enumere as afirmativas da segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.


1. Língua azul.

2. Febre maculosa.

3. Brucelose.

4. Doença de Lyme.

5. Tuberculose zoonótica.

6. Febre aftosa.


( ) Produz lesões dolorosas associadas a claudicação, sialorreia e agalaxia, febre e apresentação extremamente grave em filhotes.

( ) Afeta ruminantes, suínos, camelídeos, equinos, cãese mamíferos marinhos; os humanos adquirem a infecção pela ingestão de leite e manipulação de animais doentes.

( ) Implica alto risco para a população humana; em gado leiteiro pode cursar com sinais discretos e as lesões podem ser exuberantes apenas em achados de necropsia ou em abatedouros.

( ) Doença viral transmitida por vetor a ruminantes susceptíveis, particularmente ovinos, que apresentam úlceras oronasais, claudicação e cianose.

Alternativas
Q774174 Veterinária
Considerando os recursos terapêuticos em medicina veterinária interna, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta. 1. Pulsoterapia antibiótica 2. Abordagem paliativa 3. Hidrocortisona 4. Solução cristalóide hipertônica 5. Fisioterapia 6. Radiologia ( ) Indicada para casos em que a doença não é transmissível, representa comprometimento do grau de bem-estar do animal e é intratável por razões técnicas; terapêutica centrada principalmente no controle da dor e da progressão da patologia. ( ) Indicada para o diagnóstico de distúrbios respiratórios, no esclarecimento da suspeita clínica com acometimento de qualquer segmento da árvore respiratória de cães. ( ) Indicada para fluidoterapia em condições associadas a choque hipovolêmico em doenças inflamatórias em que há desvio de altas quantidades de fluido extracelular para dentro de cavidades, como nas peritonites. ( ) Indicada como anti-inflamatório no tratamento inicial de choque tóxico e sistêmico em cavalos, porém, o uso continuado dessa droga é contraindicado devido aos riscos desenvolvimento de sepse.
Alternativas
Q774165 Veterinária
Normas referentes à fauna silvestre nativa de um país têm o propósito de proteger os animais dos atos de abuso, maus-tratos e crueldade, além de evitar a introdução de espécies exóticas e a disseminação de doenças. Analise as afirmativas sobre a normatização sobre fauna silvestre no Brasil e coloque entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Os centros de triagem de animais silvestres (CETAS) são empreendimentos exclusivos de pessoas jurídicas, autorizados pelo IBAMA a receber animais silvestres voluntariamente entregues por particulares. ( ) A reabilitação de um animal silvestre inclui o diagnóstico clínico, laboratorial e o tratamento de doenças, dentre outras medidas para reintegrá-lo ao ambiente natural. ( ) O tempo mínimo de quarentena para a soltura de primatas é de 60 dias, pois, dentre outros aspectos inerentes a esses animais, eles devem ser investigados para a presença de patógenos zoonóticos como o Plasmodium sp., Flavivírus e Mycobacterium tuberculosis.
Alternativas
Q774158 Veterinária
 Em relação aos tipos de choque, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta. Tipos de Choque 1. Anafdático 2. Cardiogênico 3. Hipovolêmico 4. Séptico
Características
( )Pode ser classificado em hemorrágico e não hemorrágico, e se a oferta de oxigênio permanecer severamente diminuída, um dano celular irreversível pode ocorrer.  ( ) Pode ser causado por uma variedade de microrganismos, mas os mais frequentemente envolvidos são as bactérias gram-negativas. ( ) Este tipo de choque leva a uma alta mortalidade, e os sobreviventes apresentam baixa expectativa de vida, principalmente devido ao estabelecimento de uma insuficiência cardíaca grave.
( ) A reação que leva a esse choque ocorre em curto tempo após a exposição ao alérgeno, e pode ser caracterizada por broncoespasmo, edema laríngeo e urticária. 
Alternativas
Q774155 Veterinária
Levando em consideração o uso de animais em pesquisas, assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo . “ O uso de camundongos como animais de experimentação teve início no século XIX. Desde então, muitas linhagens e tipos diferentes de camundongos foram desenvolvidos, tais como, os camundongos______________ , os quais tiveram um gene ou grupo de genes silenciados ou deletados.”
Alternativas
Q636881 Veterinária
Nos distúrbios hemorrágicos espontâneos a hemostasia primária reflete a quantidade e função plaquetária e, o diagnóstico preliminar pode ser realizado ao lado do paciente, analisando o(a)
Alternativas
Q635008 Veterinária
Constitui-se em infração ética e são considerados métodos inaceitáveis para eutanásia em animais, o uso:
Alternativas
Q635002 Veterinária

Os espécimes da fauna silvestre nativa deverão ser destinados de acordo com os critérios da Instrução Normativa n° 179/2008 do 1BAMA, para retomo imediato à natureza quando:

I. for recém-capturado na natureza.

II. houver comprovação do local de captura na natureza.

III. a espécie ocorrer naturalmente no local de captura.

IV. houver experimentação, visando o desenvolvimento de procedimentos para soltura.

Alternativas
Q635000 Veterinária
 Na eutanásia, qual dos indicadores abaixo não é suficiente na confirmação per se da morte animal? 
Alternativas
Q550717 Veterinária

Os animais selvagens são mais suscetíveis ao estresse e lesões que as espécies domésticas, particularmente durante a captura, manejo, contenção química e transporte.

São equipamentos utilizados no manejo de animais selvagens em cativeiro ou natureza, EXCETO:

Alternativas
Q550673 Veterinária
A paralisia é o resultado final e fisiológico de todos os casos de lesão do nervo motor que, se for grave o bastante, será expressa clinicamente. O tipo de paralisia é frequentemente indicativo do local de lesão (neurônio motor superior ou inferior). Em relação ao neurônio motor superior, qual dos sintomas abaixo está relacionado à sua lesão?
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: E
5: A
6: B
7: C
8: C
9: C
10: D
11: C
12: A
13: A
14: C
15: C
16: C
17: B
18: B
19: D
20: B