Questões Militares de Veterinária - Clinica Médica para Suínos

Foram encontradas 15 questões

Q1883950 Veterinária
A Febre Aftosa é uma doença de notificação obrigatória conforme o Código Sanitário para Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Instrução Normativa nº 50/2013 do MAPA. Sobre a Febre Aftosa, analise os itens a seguir e assinale V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa:

( ) As espécies susceptíveis à Febre Aftosa são aquelas da subordem Ruminantia, da família Suidae, da ordem Artiodactyla, que compreende animais domésticos como bovinos, bubalinos, suínos, ovinos e caprinos e animais silvestres como javalis, capivaras, cervídeos, bisão, búfalo africano, elefantes, girafas, lhamas, alpacas, camelos bactrianos.
( ) O vírus é encontrado em todas as secreções e excreções do animal infectado e pode ser transmitido pelas vias direta (contato entre animais, aerossóis e suas secreções e excreções, sangue e sêmen) ou indireta (água, alimentos, fômites, trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, alimentos de origem animal), entrando no organismo por inalação, ingestão ou abrasão de pele ou mucosas.
( ) O agente etiológico (Picornavírus) possui os sorotipos: O, A, C, SAT 1, SAT 2, SAT 3 e Ásia 1. No Brasil, somente foram detectados os sorotipos O, A e C e SAT 1.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1664656 Veterinária
Em um animal com ferida aberta por miíase, a seguinte ação NÃO ajuda no tratamento:
Alternativas
Q1664645 Veterinária
A via oral é uma excelente opção para administração de medicamentos em animais:
Alternativas
Q1664640 Veterinária
São objetivos da contenção mecânica EXCETO:
Alternativas
Q1006827 Veterinária

Em relação aos tipos de choque, correlacione a coluna da esquerda com a da direita, em seguida assinale a sequência correta de respostas:


      Tipos de Choque

1. Neurogênico.

2. Hipovolêmico.

3. Cardiogênico.

4. Anafilático.


            Antibióticos

( ) Pode ocorrer após anestesia geral profunda, com marcante depressão do centro vasomotor.

( ) Após vasodilatação intensa induzida por reação imunológica exacerbada, ocorre acentuada diminuição do retomo venoso, do débito cardíaco e da pressão arterial, e a morte pode ocorrer óbito em poucos minutos.

( ) Pode ser consequência de distúrbios mecânicos, tais como ruptura de cordoalhas tendinosas e defeitos septais.

( ) E uma possível consequência de traumatismo, mesmo na ausência de hemorragia, onde lesões capilares graves levam a perda de plasma para os tecidos.

Alternativas
Q1006806 Veterinária

Considerando o conhecimento dos aspectos fundamentais de doenças que acometem animais de rebanho, silvestres e/ou domésticos, enumere as afirmativas da segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.


1. Língua azul.

2. Febre maculosa.

3. Brucelose.

4. Doença de Lyme.

5. Tuberculose zoonótica.

6. Febre aftosa.


( ) Produz lesões dolorosas associadas a claudicação, sialorreia e agalaxia, febre e apresentação extremamente grave em filhotes.

( ) Afeta ruminantes, suínos, camelídeos, equinos, cãese mamíferos marinhos; os humanos adquirem a infecção pela ingestão de leite e manipulação de animais doentes.

( ) Implica alto risco para a população humana; em gado leiteiro pode cursar com sinais discretos e as lesões podem ser exuberantes apenas em achados de necropsia ou em abatedouros.

( ) Doença viral transmitida por vetor a ruminantes susceptíveis, particularmente ovinos, que apresentam úlceras oronasais, claudicação e cianose.

Alternativas
Q636881 Veterinária
Nos distúrbios hemorrágicos espontâneos a hemostasia primária reflete a quantidade e função plaquetária e, o diagnóstico preliminar pode ser realizado ao lado do paciente, analisando o(a)
Alternativas
Q635008 Veterinária
Constitui-se em infração ética e são considerados métodos inaceitáveis para eutanásia em animais, o uso:
Alternativas
Q635000 Veterinária
 Na eutanásia, qual dos indicadores abaixo não é suficiente na confirmação per se da morte animal? 
Alternativas
Q550673 Veterinária
A paralisia é o resultado final e fisiológico de todos os casos de lesão do nervo motor que, se for grave o bastante, será expressa clinicamente. O tipo de paralisia é frequentemente indicativo do local de lesão (neurônio motor superior ou inferior). Em relação ao neurônio motor superior, qual dos sintomas abaixo está relacionado à sua lesão?
Alternativas
Q550666 Veterinária
Assinale a alternativa abaixo que apresenta, respectivamente, os significados para oligúria, polaquiúria, disúria e estrangúria.
Alternativas
Q267513 Veterinária
No controle de Dioctophyma em animais, qual alimento deve ser eliminado da dieta?
Alternativas
Q267510 Veterinária
A pasteurella multocida tipo A é o agente causador de pneumonia e rinite atrófica em:
Alternativas
Q245926 Veterinária
No tratamento das constipações, o duconato sódico, a glicerina e o óleo mineral são considerados, respectivamente, laxantes com ação:
Alternativas
Q179256 Veterinária
No diagnóstico ante mortem de infecções intensas de cisticercose suína avalia-se o seguinte órgão:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: C
5: C
6: D
7: C
8: C
9: B
10: B
11: A
12: B
13: A
14: A
15: C