Questões Militares Sobre diagnóstico por imagem em veterinária

Foram encontradas 28 questões

Q2023719 Veterinária
Sobre o diagnóstico de cálculos renais por meio de exames de imagem, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2023718 Veterinária
Sobre o diagnóstico da displasia coxofemoral, doença ortopédica bastante estudada em caninos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2023702 Veterinária
Os meios de contraste são frequentemente utilizados como auxílio no diagnóstico por imagem, permitindo uma melhor visualização de estruturas que não são normalmente observadas em uma radiografia simples.
Sobre os meios de contraste, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2023701 Veterinária
Em ultrassonografia, o artefato de imagem em que a interface refletora emite múltiplos ecos, apresentando-se como linhas ecogênicas brilhantes e paralelas e que podem impedir a visualização adequada de órgãos adjacentes, é chamado de
Alternativas
Q2023700 Veterinária
Sobre as propriedades do som no equipamento ultrassonográfico, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1777221 Veterinária
A síndrome do navicular é caracterizada por claudicação persistente, de impacto e de baixa intensidade, que acomete com frequência os cavalos de trabalho ou esporte. Suas características clínicas e de exames complementares são bem estabelecidas, sendo adequado afirmar que
Alternativas
Q1669406 Veterinária
A ultrassonografia abdominal é um componente fundamental para diagnóstico na medicina veterinária. Assinale a única opção que demonstra imagem anecogênica ao exame:
Alternativas
Q1669380 Veterinária

A laminite é uma doença comum que leva a degeneração, necrose e inflamação das lâminas dérmica e epidérmica da parede do casco de eqüinos. Sobre o diagnóstico radiográfico da laminite observe as afirmativas abaixo:


I - As projeções radiográficas iniciais para diagnóstico são lateromedial e dorsoproximal-palmar distal de 65°;

II – Os sinais radiográficos de laminite incluem deslocamento ventral do processo extensor em relação ao sulco coronário da parede do casco, maior distância entre o córtex dorsal da falange distal e a superfície da parede do casco, além de rotação ventral da extremidade da falange distal;

III – A progressão da enfermidade pode ser acompanhada por radiografias periódicas na projeção lateromedial.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q1669373 Veterinária
A osteoartrite é uma doença de caráter progressivo bastante comum em cães que normalmente se apresenta de forma secundária a outras doenças osteoarticulares. Sobre a osteoartrite NÃO é correto afirmar que:
Alternativas
Q1669372 Veterinária
A Dilatação Vólvulo Gástrico (DVG) é uma afecção aguda caracterizada pela distensão gasosa severa do estômago canino. Sobre a DVG é correto afirmar que:
Alternativas
Q1045467 Veterinária
A claudicação em equinos é uma perturbação estrutural ou funcional caracterizada pela desarmonia em um ou mais membros e que se manifesta, principalmente, durante a locomoção, por causas multifatoriais. Assinale a alternativa correta referente às condutas adequadas de diagnóstico para claudicação em equinos.
Alternativas
Q870076 Veterinária

Com relação ao diagnóstico por imagens, julgue o item a seguir.

O contraste radiográfico depende primordialmente da combinação entre a quilovoltagem (kV) e a miliamperagem por segundo (mAs), que estabelecem a energia ou força do raio X e a quantidade de raios X gerada por segundo, respectivamente.

Alternativas
Q870075 Veterinária

Com relação ao diagnóstico por imagens, julgue o item a seguir.

Os efeitos adversos da radiação por raios X classificam-se como determinísticos — caso em que a gravidade do efeito independe da dose de radiação — ou como estocásticos — caso em que, ultrapassado determinado limite, a gravidade do efeito aumenta à medida que a dose se eleva, como ocorre, por exemplo, no surgimento de cataratas induzidas por radiação.

Alternativas
Q870074 Veterinária

Com relação ao diagnóstico por imagens, julgue o item a seguir.

Para a correta interpretação das imagens radiográficas da medula espinhal, é necessária a utilização de contraste positivo baritado por via epidural, que permite diferenciar uma lesão mural de uma lesão extramural.

Alternativas
Q870072 Veterinária

Com relação ao diagnóstico por imagens, julgue o item a seguir.

Durante o procedimento de radiografia laterolateral da traqueia, é importante manter a cabeça do cão em posição de “alerta” evitando-se flexionar ventralmente ou estender dorsalmente o crânio, pois o deslocamento dorsal focal da traqueia, no primeiro caso pode mimetizar uma massa no mediastino cranial, enquanto, no segundo caso, a traqueia pode apresentar-se comprimida.

Alternativas
Q870071 Veterinária

Com relação ao diagnóstico por imagens, julgue o item a seguir.

Em se tratando de radiografias torácicas em cães, o padrão respiratório do paciente deve ser observado por alguns segundos antes da exposição radiográfica, de modo que a radiografia seja realizada de forma coordenada ao pico da expiração, momento em que o contraste pulmonar será otimizado devido ao menor volume do pulmão.

Alternativas
Q867797 Veterinária
O exame de ultrassonografia é uma modalidade diagnóstica cada vez mais difundida na medicina veterinária. A respeito do exame de ultrassonografia, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q774174 Veterinária
Considerando os recursos terapêuticos em medicina veterinária interna, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta. 1. Pulsoterapia antibiótica 2. Abordagem paliativa 3. Hidrocortisona 4. Solução cristalóide hipertônica 5. Fisioterapia 6. Radiologia ( ) Indicada para casos em que a doença não é transmissível, representa comprometimento do grau de bem-estar do animal e é intratável por razões técnicas; terapêutica centrada principalmente no controle da dor e da progressão da patologia. ( ) Indicada para o diagnóstico de distúrbios respiratórios, no esclarecimento da suspeita clínica com acometimento de qualquer segmento da árvore respiratória de cães. ( ) Indicada para fluidoterapia em condições associadas a choque hipovolêmico em doenças inflamatórias em que há desvio de altas quantidades de fluido extracelular para dentro de cavidades, como nas peritonites. ( ) Indicada como anti-inflamatório no tratamento inicial de choque tóxico e sistêmico em cavalos, porém, o uso continuado dessa droga é contraindicado devido aos riscos desenvolvimento de sepse.
Alternativas
Q587437 Veterinária
Em relação ao diagnóstico por imagem da desmite do ligamento suspensor (LS) em equinos se pode afirmar que a

I. radiografia é o principal instrumento para o diagnóstico, pois avalia o aumento no tamanho do ligamento.

II. ultrassonografia com imagens longitudinais e transversais avalia o carpo e ramos do LS.

III. ultrassonografia com imagens longitudinais e transversais indica a origem do LS no 3º metacarpiano palmar proximal.

IV. fratura de ossos sesamoides e dos metacarpianos menores pode ser observada na ultrassonografia.

V. cintilografia pode ser usada para confirmar o diagnóstico, porém não serve para monitorar a cicatrização da fratura. 


Alternativas
Q550745 Veterinária

As discopatias toracolombares representam 84 a 86% dos problemas de discos intervertebrais em cães.

Baseado nisso, podemos afirmar que as vértebras mais frequentemente envolvidas são

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: C
5: A
6: B
7: B
8: D
9: C
10: B
11: D
12: C
13: E
14: E
15: C
16: E
17: E
18: C
19: E
20: B