Questões Militares Sobre doenças infecciosas em veterinária

Foram encontradas 94 questões

Q3218002 Veterinária
A Portaria n° 35, de 17/04/2018, define os testes laboratoriais a serem empregados para o diagnóstico do mormo no Território Nacional. Os testes de triagem para o diagnóstico laboratorial do mormo são:
Alternativas
Q3218001 Veterinária
A Raiva é uma doença que se apresenta de forma variável nas diferentes espécies de mamíferos. Para a confirmação de uma suspeita clínica, o laboratório de diagnóstico deverá receber amostras em bom estado de conservação e com material suficiente para diagnóstico. Para cães e gatos, deverá haver o encaminhamento de:
Alternativas
Q3218000 Veterinária
A Língua Azul é uma doença: 
Alternativas
Q3217994 Veterinária
É uma doença de notificação compulsória e imediata, neuroparalítica grave, rara, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida por uma bactéria: 
Alternativas
Q3261877 Veterinária
O mormo é uma enfermidade infectocontagiosa, causada pela bactéria Burkholderia mallei, que afeta principalmente equídeos. Essa doença pode se manifestar de forma aguda ou crônica, apresentando sintomas como secreção nasal purulenta, lesões cutâneas e pneumonia. Considerando as características e a legislação dessa doença, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3261874 Veterinária
No processo de monitoramento e avaliação de um programa de controle de roedores, o nível de infestação pode ser avaliado por meio de métodos indiretos, permitindo classificar as infestações em alta, média ou baixa.
Assinale a alternativa que indica o correto nível de infestação em relação à observação nela apresentada.
Alternativas
Q3261872 Veterinária
Com base nos conhecimentos sobre acidentes ofídicos no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica dos envenenamentos botrópico (causado por jararacas e similares) e/ou crotálico (causado por cascavéis e similares).
Alternativas
Q3261866 Veterinária
No diagnóstico microscópico da Hepatite Infecciosa Canina podem ser observadas inclusões intranucleares em hepatócitos, células de kupffer e células do endotélio dos sinusoides. São arredondadas, basofílicas e ocupam a maior parte do diâmetro nuclear, provocando a marginação da cromatina. Essas inclusões são chamadas de:
Alternativas
Q3261864 Veterinária
Com relação à classificação de risco de agentes biológicos, é correto afirmar: 
Alternativas
Q3261863 Veterinária
Com relação aos tipos de toxinas bacterianas, é correto afirmar: 
Alternativas
Q3261861 Veterinária
A intoxicação de origem alimentar é decorrente de falhas durante o processamento dos alimentos que levam à contaminação por microrganismos. Considerando a contaminação por bactérias e seus mecanismos patogênicos, é correto afirmar: 
Alternativas
Q3261860 Veterinária
Com relação às informações disponíveis sobre os aspectos epidemiológicos das doenças transmitidas por alimentos (DTA), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Veterinária |
Q2172747 Veterinária
A raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado principalmente pela mordedura e lambedura. A respeito da raiva, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Veterinária |
Q2172746 Veterinária
A febre amarela no ser humano é uma doença infecciosa febril aguda que possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). Reveste-se da maior importância epidemiológica por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. Em relação a esta doença é CORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Veterinária |
Q2172734 Veterinária
Com relação à ceratoconjuntivite seca (CCS) no cão, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Veterinária |
Q2172723 Veterinária
O médico veterinário, ao examinar um potro com 6 dias de vida, com relato do proprietário de letargia e perda de apetite, identificou a presença de uveíte bilateral, associada a hipópio. Além disso, o animal estava desidratado e hipoglicêmico, com temperatura retal de 39,5º C e com hiperemia das mucosas oral e ocular. Diante do quadro apresentado, mesmo sem o resultado dos exames laboratoriais, qual das alternativas a seguir apresenta a suspeita diagnóstica CORRETA?
Alternativas
Q2090891 Veterinária
Assinale, a seguir, os sinais clínicos apresentados por um cão acometido por ceratoconjuntivite seca.
Alternativas
Q2090886 Veterinária
Endocardite é uma infecção que acomete as válvulas cardíacas ou os tecidos endocárdicos. A bacteremia persistente, transitória ou recidivante causa a infecção endocárdica. Sobre a endocardite infecciosa, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2090881 Veterinária
A Ceratoconjuntivite Seca (CCS) é uma doença do sistema lacrimal relativamente frequente, apresentada por deficiência do filme aquoso de lágrimas, o que resulta em ressecamento e inflamação da córnea e da conjuntiva. NÃO constitui uma possível etiologia da CCS temporária ou permanente:
Alternativas
Q2090879 Veterinária
O pavilhão auricular consiste na parte plana da cartilagem auricular, coberta por pele em ambos os lados. A maioria das doenças de pele pode afetar o pavilhão auricular nos cães e gatos, podendo, também, lesionar outras partes do corpo. São dermatoses pruriginosas do pavilhão auricular de cães e gatos, EXCETO: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: B
5: A
6: A
7: E
8: C
9: D
10: B
11: A
12: C
13: C
14: B
15: C
16: D
17: E
18: A
19: D
20: B