Questões Militares Sobre equinos em veterinária

Foram encontradas 218 questões

Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Veterinária |
Q2172714 Veterinária
Um equino, em situação de desequilíbrio circulatório e em rápido declínio do quadro clínico, é considerado um paciente para atendimento emergencial, porque o quadro pode evoluir para um choque hipovolêmico. Um paciente apresentando esse quadro exige uma intervenção do médico veterinário para restabelecer emergencialmente a volemia e mantê-la. Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2090840 Veterinária
O melanoma é uma neoplasia que afeta os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina. Representam grande parte dos tumores cutâneos em equinos (média de 15%), especialmente de pelagem tordilha e idade avançada. A incidência de melanomas em cavalos tordilhos com mais de quinze anos de idade pode alcançar 80%. Sobre tal neoplasia, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2090837 Veterinária
Tumores cutâneos são patologias que não só afetam a estética do animal, mas também acarretam perdas econômicas consideráveis. Ademais, muitos destes tumores não se localizam somente na pele, podendo fazer metástases e prejudicar a saúde do animal como um todo. Em equinos, a pele é o órgão onde mais ocorrem neoplasias, chegando a, aproximadamente, 50% dos casos. Dentre estas neoplasias, podemos citar:
Alternativas
Q2090833 Veterinária
O hemangiossarcoma é um tumor maligno que tem origem no endotélio vascular. Este tipo de tumor cresce rapidamente e as metástases são comumente relatadas, revelando um mau prognóstico. Embora de ocorrência relativamente rara em equinos, este tumor deve ser diferenciado de outros que afetam a pele de equinos devido à sua forma clínica apresentar algumas similaridades. São possibilidades de manifestação clínica desta neoplasia, EXCETO:
Alternativas
Q2090828 Veterinária
O timpanismo é definido como o acúmulo de gases, levando à distensão ruminal que pode culminar até mesmo no óbito do animal. A asfixia e a morte do animal, geralmente ocorrem por alterações respiratórias e circulatórias que são comuns neste quadro. O manejo alimentar é a principal forma de prevenção do timpanismo. São considerados fatores colaboradores para tal patologia, EXCETO:
Alternativas
Q2090817 Veterinária
“Patologia miodegenerativa hiperaguda/subaguda, causada por uma deficiência de selênio e vitamina E, gerada em animais que se encontram em situações de estresse, frio ou que estão mal-alimentados. É mais comum em bezerros, cordeiros e potros, podendo elevar sua ocorrência após rápido crescimento dos animais, alto grau de ácidos graxos insaturados na dieta e exercícios incomuns em excesso. Os músculos afetados variam com a idade do animal. Nos músculos esqueléticos verifica- -se necrose simétrica. O músculo torna-se seco com edema intramuscular, onde os feixes afetados ficam em uma posição adjacente ao músculo normal. Além disso, pode ocorrer da musculatura se tornar pálida, por reduzir concentrações de mioglobina, e a urina vermelho escuro, devido à mioglobinúria.” As informações se referem a:
Alternativas
Q2090816 Veterinária
Estudos cinemáticos com câmaras de alta velocidade confirmaram que, no início da fase de apoio da passada, a porção distal do membro anterior está sujeita a mais estresse devido à carga aplicada quando comparada com o membro posterior. Considera-se que os membros anteriores suportem, aproximadamente, 60 a 65 % do peso corporal total do cavalo, o que justifica a necessidade de uma boa musculatura e conformação. Portanto, defeitos de aprumo nos membros anteriores prejudicam o andamento do animal, sendo, muitas vezes, acompanhado de dor considerável. Durante o trabalho regular podem ser observados defeitos da passada, sobretudo nos membros anteriores. Dentre esses defeitos podemos citar:
Alternativas
Q2090815 Veterinária
A claudicação em equinos pode ter diversas causas, sendo considerada como um distúrbio estrutural ou funcional que pode se manifestar com o animal tanto em estação quanto em movimento. Considerando que o diagnóstico de claudicação deve ser criterioso, a fim de listar as possíveis origens da popularmente conhecida “manqueira”. Assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2090814 Veterinária
A locomoção do equino envolve movimentos de todo o corpo e de segmentos dos membros em um ritmo e padrões automáticos que definem os vários andamentos. A resistência do aparelho locomotor às lesões depende do equilíbrio e da repartição das forças exercidas sobre os elementos osteoarticulares e músculo-tendinosos; estes estão diretamente correlacionados com orientação e relação dos eixos quando colocados em apoio. Os aprumos definem a orientação ideal dos eixos ósseos, ou seja, a angulação ideal das articulações, resultando em eficácia e a amplitude de movimentos para o animal. Sobre os defeitos de aprumos NÃO é possível afirmar que:
Alternativas
Q2090810 Veterinária
A “doença do navicular” é uma das principais causas de claudicação intermitente em equinos. Pode ser descrita como uma doença degenerativa crônica e progressiva que afeta o osso navicular e estruturas adjacentes como tendões e bolsa navicular. Considerando algumas características desta doença, é correto afirmar que é também denominada de:
Alternativas
Q2090809 Veterinária
Sobre as formas de apresentação da laminite em equinos, podemos afirmar que a laminite possui:
Alternativas
Q2090806 Veterinária
A laminite é a principal e mais grave enfermidade que acomete os cascos de equídeos, cursando com inflamação nas lâminas do casco e consequente afundamento e rotação da terceira falange, o que leva à intensa dor. Devido ao enorme prejuízo no desempenho dos animais, a laminite é constantemente estudada para que seja evitada e, quando já instalada, tratada de maneira mais breve possível. São considerados fatores desencadeantes da laminite, EXCETO:
Alternativas
Q2047391 Veterinária
Um animal atendido pelo médico veterinário do batalhão apresentava mucosas oculares e orais com coloração amarelada. Essa coloração pode ser indicativa de
Alternativas
Q2047384 Veterinária
O médico veterinário do batalhão a que você pertence precisa fazer uma fluidoterapia em um cavalo que está desidratado. Você, como técnico em Veterinária, está auxiliando-o no momento e este pede que se pegue um cateter tamanho 18G. Como o calibre do cateter é diferenciado por cores para facilitar a identificação, é necessário pegar um cateter de qual cor? 
Alternativas
Q2047382 Veterinária
O médico veterinário do batalhão precisa imobilizar o membro de um animal e opta por imobilizar com a bandagem de Robert-Jones. Ele solicita que você, como técnico em Veterinária, efetue a imobilização, mas antes pede que explique como é feito o procedimento. Então, você diz que se deve 
Alternativas
Q2047380 Veterinária
Em relação às vias de administração de medicamentos, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2023722 Veterinária
O parto na espécie equina ocorre de forma razoavelmente rápida, e no caso de algum imprevisto, o médico veterinário deve estar pronto para tomar as medidas necessárias.
Sobre os partos na espécie equina, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2023708 Veterinária
O mormo é uma das mais antigas doenças infectocontagiosas de equídeos e tem especial atenção no campo da saúde pública por se tratar de uma zoonose.
Sobre o mormo, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2023707 Veterinária
As enfermidades do trato respiratório são as que mais afetam equinos, principalmente as de origem bacteriana.
Sobre a doença bacteriana conhecida como garrotilho, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2023705 Veterinária
As infecções por grandes estrôngilos tem uma alta incidência em todo o mundo e são responsáveis por grandes perdas na criação de equídeos.
Sobre a estrongilose em equinos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: D
5: B
6: D
7: D
8: B
9: E
10: C
11: E
12: E
13: E
14: D
15: D
16: B
17: D
18: A
19: B
20: C