Questões Militares de Veterinária - Equinos

Foram encontradas 220 questões

Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Veterinária |
Q2172714 Veterinária
Um equino, em situação de desequilíbrio circulatório e em rápido declínio do quadro clínico, é considerado um paciente para atendimento emergencial, porque o quadro pode evoluir para um choque hipovolêmico. Um paciente apresentando esse quadro exige uma intervenção do médico veterinário para restabelecer emergencialmente a volemia e mantê-la. Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2090840 Veterinária
O melanoma é uma neoplasia que afeta os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina. Representam grande parte dos tumores cutâneos em equinos (média de 15%), especialmente de pelagem tordilha e idade avançada. A incidência de melanomas em cavalos tordilhos com mais de quinze anos de idade pode alcançar 80%. Sobre tal neoplasia, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2090837 Veterinária
Tumores cutâneos são patologias que não só afetam a estética do animal, mas também acarretam perdas econômicas consideráveis. Ademais, muitos destes tumores não se localizam somente na pele, podendo fazer metástases e prejudicar a saúde do animal como um todo. Em equinos, a pele é o órgão onde mais ocorrem neoplasias, chegando a, aproximadamente, 50% dos casos. Dentre estas neoplasias, podemos citar:
Alternativas
Q2090833 Veterinária
O hemangiossarcoma é um tumor maligno que tem origem no endotélio vascular. Este tipo de tumor cresce rapidamente e as metástases são comumente relatadas, revelando um mau prognóstico. Embora de ocorrência relativamente rara em equinos, este tumor deve ser diferenciado de outros que afetam a pele de equinos devido à sua forma clínica apresentar algumas similaridades. São possibilidades de manifestação clínica desta neoplasia, EXCETO:
Alternativas
Q2090828 Veterinária
O timpanismo é definido como o acúmulo de gases, levando à distensão ruminal que pode culminar até mesmo no óbito do animal. A asfixia e a morte do animal, geralmente ocorrem por alterações respiratórias e circulatórias que são comuns neste quadro. O manejo alimentar é a principal forma de prevenção do timpanismo. São considerados fatores colaboradores para tal patologia, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: D
5: B