Questões Militares
Sobre órgãos relacionados e planos nacionais em veterinária
Foram encontradas 11 questões
Sobre as vacinações previstas no PNSA, analise os itens a seguir e assinale V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa:
( ) Doença de Marek: a vacinação é obrigatória nos estabelecimentos incubatórios de reprodução, antes da expedição das aves de um dia.
( ) Doença de Newcastle: as aves reprodutoras e de postura comercial devem realizar vacinação sistemática contra a doença de Newcastle, inclusive as aves SPF (Specific Pathogen Free).
( ) Salmoneloses: as granjas de reprodução do tipo linhas puras, bisavós, avós e SPF não são autorizadas a utilizar vacinação de qualquer natureza contra salmonelas.
As afirmativas são, respectivamente,
(MAPA, 2021)
No contexto do PNCEBT, sobre os testes de diagnóstico indireto aprovados para Brucelose, seus critérios de utilização e interpretação, analise os itens a seguir e assinale V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa:
( ) O Teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT), é de fácil execução, porém pouco sensível, e constitui-se como o único teste de rotina realizado por médicos veterinários habilitados.
( ) O 2-Mercaptoetanol (2-ME) é um teste confirmatório a que podem ser submetidos os animais que reagirem ao AAT. É mais específico e deve ser executado em laboratório da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.
( ) O Teste de Fixação de Complemento (FC), é realizado em laboratórios da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária para efeitos de trânsito nacional de animais e para diagnóstico de casos inconclusivos ao teste do 2-ME.
As afirmativas são, respectivamente,
(MAPA, 2021)
No contexto do PNCEBT, sobre os testes de diagnóstico indireto aprovados para Tuberculose, seus critérios de utilização e interpretação, analise os itens a seguir:
I. O teste cervical simples é adotado como prova de rotina, sendo realizado com inoculação intradérmica de tuberculina PPD bovina, na região cervical ou na região escapular dos animais, devendo a inoculação ser efetuada de um mesmo lado em todos os animais do estabelecimento de criação que estão sendo testados.
II. O teste da prega caudal é utilizado exclusivamente em gado de corte, como prova de rotina, sendo que qualquer aumento de espessura na prega inoculada classificará o animal como reagente.
III. O teste cervical comparativo, que utiliza a inoculação intradérmica de tuberculina PPD bovina, nas dosagens de 0,1 mL e 0,5 mL, pode ser utilizado como teste confirmatório em animais reagentes ao teste cervical simples ou ao teste da prega caudal ou como prova de rotina em rebanhos com histórico de reações inespecíficas, em estabelecimentos certificados como livres e em estabelecimentos com criação de bubalinos, visando garantir boa especificidade diagnóstica.
Está correto o que se afirma em:
No que se refere às doenças de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial e à aplicação de medidas de defesa sanitária, julgue o item seguinte.
Tanto qualquer cidadão quanto os profissionais que atuam na
área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal
devem realizar a notificação de suspeita ou ocorrência das
doenças listadas como de notificação obrigatória.