Questões Militares Sobre pastagem e plantas tóxicas em veterinária

Foram encontradas 11 questões

Q2090826 Veterinária
A jurubeba, planta de nome científico Solanum fastigiatum, é uma espécie vegetal arbustiva que invade pastagens e terrenos abandonados. Esta planta causa a chamada “doença do armazenamento”, na qual ocorre acúmulo lisossomal de lipídios nas células de Purkinje. Quando há carência de forragem, os animais podem buscar tal planta invasora como alternativa para alimentação, acontecendo, assim, os casos de intoxicação. Sobre os sinais clínicos, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2090821 Veterinária
“Enfermidade que cursa com alterações neurológicas. O agente causal se desenvolve em ambientes de anaerobiose como carcaças em decomposição, matéria vegetal em putrefação ou lodo e águas paradas. As toxinas são as responsáveis pelos sinais e sintomas da doença, podendo matar um bovino com apenas um grama de matéria contaminada. O mecanismo de ação ocorre pelo bloqueio da liberação de acetilcolina com o impedimento da passagem dos impulsos do nervo para o músculo, resultando em paralisia flácida.” A enfermidade descrita trata-se de:
Alternativas
Q2090806 Veterinária
A laminite é a principal e mais grave enfermidade que acomete os cascos de equídeos, cursando com inflamação nas lâminas do casco e consequente afundamento e rotação da terceira falange, o que leva à intensa dor. Devido ao enorme prejuízo no desempenho dos animais, a laminite é constantemente estudada para que seja evitada e, quando já instalada, tratada de maneira mais breve possível. São considerados fatores desencadeantes da laminite, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Veterinário |
Q1820544 Veterinária
A ingestão de algumas plantas pode provocar intoxicações em cães. Assinale a alternativa que apresenta a denominação de plantas que podem, respectivamente, provocar distúrbios hematológicos, endócrinos e cardiovasculares:
Alternativas
Q1045441 Veterinária
.Considerando o conhecimento sobre plantas tóxicas, correlacione as colunas a seguir:
1 Crotalaria spp 2 Manihot spp 3 Thiloa glaucocarpa 4 Ricinus communis 5 Senna occidentalis
( ) Planta hepatotóxica ( ) Planta que causa degeneração e morte muscular ( ) Planta que afeta o trato digestório
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1045434 Veterinária
Analise as afirmativas a seguir referentes a plantas tóxicas:
I. Entende-se por plantas tóxicas de interesse agropecuário aquela que, quando ingerida pelos animais de fazenda, sob condições naturais, causa danos à saúde ou mesmo a morte.
II. Senecio spp. é um exemplo de planta que afeta o funcionamento do coração.
III. Pteridium aquilinum é uma planta que apresenta ação radiomimética.
IV. Entende-se por facilitação social o fato de animais passarem a ingerir plantas, por imitação aos animais que já adquiriram tal hábito.
Assinale
Alternativas
Q1006822 Veterinária

Com relação a plantas tóxicas para equinos, assinale a alternativa correta:


I. Equisetum spp. (cavalinha) pode destruir a reservas de vitamina D do animal, levando a andar cambaleante e perda do controle muscular.

II. A planta conhecida popularmente como bolotas ou carvalho pode ser tóxica em quantidades mínimas, causando cólicas e danos renais.

III. Os equinos não costumam recorrer ao Pteridium aquilinum (samambaia), mas podem ingerir a planta quando da escassez de alimentos ou mesmo misturada ao feno, o que pode causar sintomas parecidos aos da intoxicação por Equisetum spp. .

IV. Um exemplo de planta hepatotóxica é a Hypericum perforatum (erva-de-São-João), e seu dano hepático pode ser traduzido em hipersensibilidade à luz solar.

Alternativas
Q635029 Veterinária

Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo.

O nome vulgar da ___________ é ____________, que tem como princípios ativos a ___________ e ____________ . O cão intoxicado gravemente por essa planta pode desenvolver___________ . 

Alternativas
Q635009 Veterinária

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.

Os principais compostos tóxicos presentes em ______________ são _____________ e _____________ , responsáveis, respectivamente, por distúrbios _______________ e atividade________________ em animais.

Alternativas
Q587421 Veterinária
Entre os cuidados na alimentação de equinos destaca-se a vigilância da ingestão de plantas tóxicas, a exemplo dos gêneros Crotalaria e Senecio que podem comprometer a função hepática e ocasionar a morte dos animais após exposição crônica, pela presença de compostos
Alternativas
Q267541 Veterinária
Analise as afirmativas colocando entre parênteses a letra “V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F" quando a afirmativa for falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Nas pastagens para equinos em climas tropicais observa-se que:

( ) Nas gramíneas o conteúdo de celulose aumenta com o aumento da temperatura ambiental.
( ) A capacidade de pastejo em solos férteis de climas temperados pode chegar até uma lotação de 5 animais adultos de 500 kg por hectare/ano, enquanto em condições tropicais a capacidade de suporte é em torno de 2 a 2,5 animais por hectare/ano.
( ) Com o aumento da temperatura ambiental ocorre um aumento proporcional nas concentrações de lignina e hemicelulose nas gramíneas.
( ) O capim braquiária possui um percentual de proteína bruta menor que o feno de capim Napier.
( ) No período chuvoso o teor de proteína bruta é cerca de 6% a 10%, já no período seco é em torno de 4% a 5%.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: A
5: B
6: E
7: E
8: D
9: E
10: C
11: E