Questões Militares de Museologia - Conceitos e Definições de Museologia
Foram encontradas 6 questões
Observe a imagem.
Na imagem, vemos um exemplo de “coleção”. Dentro dos conceitos básicos da museologia, a palavra “coleção” ganha
um significado primordial. Assinale a alternativa que apresenta a definição mais adequada à palavra “coleção”, em
termos museológicos.
“No universo da cultura, o museu assume funções as mais diversas e envolventes. Uma vontade de memória seduz as pessoas e as conduz à procura de registros antigos e novos, levando-as ao campo dos museus, no qual as portas se abrem sempre mais. A museologia é hoje compartilhada como uma prática a serviço da vida.”
(Disponível em: http://www.museus.gov.br/os-museus/.)
Nessa expansão dos museus e de sua função enquanto instituição surge uma questão: quais são os procedimentos para a criação de um museu? Assinale a única alternativa correta em relação a essa questão.
Gastar muitos milhares de dólares para restaurar algum local histórico pode parecer importante a determinados grupos porém para uma administração pública eficiente levara em conta muito mias precariedade de saneamento básico, educação, saúde e abastecimento. Isso não quer dizer que o Estado não deva ter nenhuma participação da iniciativa privada nesta área. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.
O desinteresse do empresário __________ em apoiar a ____________ não é bem entendido. Como desenvolveu _________________.
Determinados museus brasileiros e localidades históricas vêm se organizando, a duras penas, para enfrentar uma nova realidade. Em relação ao texto assinale a alternativa correta.
I. A cada ano vem diminuindo o número de visitantes do Museu da Inconfidência e de 1993 para 1994 a visitação diminuiu mais de 90%.
II. As cerimônias da Semana Santa deixaram de ser apenas um acontecimento religioso e se transformaram num evento capaz de mobilizar muitas empresas operadoras dos grandes pólos emissores e ter um fluxo brutal de turistas.
III. Está havendo no Brasil um esboço de resgate da história regional.
IV. Não podemos apenas ressaltar a importância dos museus e localidades históricas, mas também o próprio turismo cultural.
As questões do meio ambiente já foram amplamente debatidas no que se refere ao prisma sociológico, do porque desse fenômeno atingiu o Brasil, devastado por madeireiras e queimado, tendo vindo de fora, como quase todo, porém, o caráter denunciador e também modismo. Em relação ao texto do autor Mario Jorge Pires, assinale a alternativa correta.
I. A passagem da indiferença no passado ao modismo presente, não se fez, no Brasil, sem prejuízo de alguma atração. No caso, entrou em baixa tudo que é considerado cultura erudita.
II. Em um mundo cheio de atrativos como a internet, TVs por assinatura, Dvds, um shopping em cada bairro, locadoras em cada esquina entre outras coisas, dificulta a atração de um público a um museu convencional.
III. Sempre haverá administradores de museu cujo discurso inflamado baterá na jurássica tônica da falta de verbas.
IV. Para alguns administradores de museu, o local é apenas, e não tem e nunca terá a preocupação de competir com outras formas de lazeres existentes no mundo contemporâneo.
O princípio mais importante dos museus è o de usar a linguagem visual clara e precisa e meios de comunicação que não marginalizem nenhuma das categorias de visitantes. O técnico de museu ou museògrafo, deve forçosamente trabalhar em estreito contato com o pesquisador que programou o serviço a ser executado, para que a proposta inicial seja transmitida de forma clara e objetiva. Assinale a alternativa correta em relação aos estudos de museus do Brasil e do mundo.
I. Há três grandes cursos de formação em estudos de museu (“estudos de museu” e não museologia) na Europa.
II. Os cursos da Europa discutirão sobre tudo, legislação pertinente, relações internas intermuseus, filosofia e política que orienta a preservação dos bens culturais, o uso do museu nas sociedades e noções de museografia.
III. Na Europa, nos EUA, os serviços de museografia são normalmente executados por arquitetos altamente especializados.
IV. No Brasil há dois modelos diversos de cursos, um deles é de graduação, que enfrenta a impossibilidade de formar um especialista e limita-se a fornecer “informações gerais” sobre as disciplinas que estudam o acervo do museu e sobre tais acervos.