Questões Militares de Museologia - Documentação Museológica
Foram encontradas 2 questões
A categorização tipológica dos bens históricos já parte da noção de conjuntos muitas vezes orgânicos, tendo por objetivo o realce da atratividade. Além disso a conectividade ganha contornos mais complexos com a introdução do conceito ampliado das inibições geográficas, por último, outro redimensionamento na ponderação das chamadas qualidades intrínsecas dos bens, indo para além dos itens comuns, para chegar em uma equação em que o maior peso pode ser dado aquilo que è realizado nos bens históricos para atraírem visitantes. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Complexo histórico – conjunto dos componentes orgânicos de um bem ou o conjunto de bens em que cada um desempenhou ( ou ainda desempenha) uma função complementar ao outro.
( ) Ao se fazer um inventário, não devem ser levadas em consideração as possíveis demandas para os atrativos. No caso de bens histórica, basta saber o acesso a eles a partir dos pólos emissores ou dos pólos intermediários que costumam ser as pequenas cidades dotadas de alguma infraestrutura de serviços, mas principalmente, o acesso entre esses bens.
( ) Bairros inteiros históricos são bastante comuns em certos estados brasileiros.
( ) Reconstrução é o reaproveitamento de edificações e artefatos para os quais foram originalmente concebidos.
Para o autor Mario Jorge Pires, tratando de publicações merecem destaque o guia da cidade Tiradentes, este guia contem os mesmos bens históricos da base cartográfica da cidade, orinalmente elaborada pelo IPHAN, cada bem recebeu um código próprio, como intento de estabelecer a importância dos inibidores geográficos entre os bens. Assinale a alternativa correta, dos bens com seus respectivos códigos.
I. Matriz de Santo Antônio.
II. Câmara Municipal.
III. Cadeia Pública.
IV. Estação Ferroviária.
( ) A3.
( ) A1.
( ) B5.
( ) A5.