Questões Militares
Sobre história da museologia em museologia
Foram encontradas 22 questões
“Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum.”
(Disponível em: http://www.museus.art.br/historia.htm.)
Sobre a origem e a história dos museus, analise as afirmativas a seguir.
I. A palavra museu originou-se na Grécia antiga e está ligada às divindades da memória, filhas de Zeus.
II. Na Idade Média o termo ganhou grandiosidade e importância, e a construção de museus se tornou mais comum do que a construção de igrejas e catedrais.
III. Com o espírito renascentista e humanista em ascensão a partir do século XV, os “gabinetes de curiosidades” e coleções científicas proliferam pela Europa.
IV. A acepção atual de museu surgiu principalmente no contexto da Revolução Industrial, quando produzir obras de arte se tornou uma atividade em série.
Estão corretas apenas as afirmativas
“O Museu Histórico Nacional, no Rio, completa 94 anos neste mês de agosto. Entre os eventos previstos para celebrar o centenário da Independência do Brasil, foi inaugurado no Rio de Janeiro o Museu Histórico Nacional (MHN), o primeiro do gênero no país.”
(Disponível em: http://www.museuhistoriconacional.com.br/mh-g.htm.)
Sobre o surgimento das primeiras instituições museológicas no Brasil, assinale a afirmativa correta.
O habito de viajar è antigo. No século XVII, as boas famílias, mandavam seus filhos completarem a educação com viagens nas quais aprendiam línguas e costumes de outros povos, compravam obras de arte e visitavam os monumentos da Antiguidade, como o Fórum, em Roma. Informe (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso e, em seguida, assinale a sequência correta.
( ) Foi no século XVII, que as viagens passaram a ser organizadas por um pessoal especializado, tornando-se aos poucos uma forma de negocio denominado turismo.
( ) Atividade turística é: Produto da sociedade capitalista industrial e se desenvolvesse sob o impulso de motivações diversas, que incluem o consumo de bens culturais.
( ) Constituiu na Inglaterra uma empresa inicialmente dedicada ás excursões ferroviárias de recriação, uma vez que os trens eram o mais moderno e rápido meio de locomoção conhecido.
( ) Além do valor cultural específico, do ponto de vista do turismo cultural, os bens culturais possuem outro valor, o de serem objetos indispensáveis, cujo consumo constitui a base de sustentação da própria atividade.
Em relação aos museus do século XIX, na Inglaterra, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) “ O museu atingiu uma classe da sociedade que não pode ser atingida de nenhuma outra forma”, conforme diz um funcionário do Museu Britânico.
( ) John Ruskin, estudioso, apresentara um projeto à comissão parlamentar para “ que desse uma função mais educativa ao museu”.
( ) Um dos primeiros sinais de que o museu deveria servir para produzir espanto e choque diante de tantas riquezas e não funcionar como local de prazer, foi a retirada dos grandes salões que serviam para descanso, chá e refrescos.
( ) Em 1857, no Novo Edifício do Museu de História de Londres, foram introduzidos, grandes salões para descanso.
Gastar muitos milhares de dólares para restaurar algum local histórico pode parecer importante a determinados grupos porém para uma administração pública eficiente levara em conta muito mias precariedade de saneamento básico, educação, saúde e abastecimento. Isso não quer dizer que o Estado não deva ter nenhuma participação da iniciativa privada nesta área. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.
O desinteresse do empresário __________ em apoiar a ____________ não é bem entendido. Como desenvolveu _________________.
Foi no conjunto dos esforços realizados, em especial os dos intelectuais modernistas, de conhecer, compreender e recriar o Brasil, que se desenvolveu a ideia de proteção ao patrimônio. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.
Em 30 de novembro de 1937 _____________ assinou o _____________ , que teve por base um projeto de _____________ criando o Serviço de Patrimônio Histórico e artístico Nacional, primeiro órgão federal dedicado á preservação.
Enumere por ordem cronológica, em que os centros históricos foram reconhecidos pela Unesco.
( ) Olinda.
( ) Ouro Preto.
( ) Salvador.
( ) Diamantina.
Enumere, por ordem cronológica, os museus que surgiram no Brasil no final do século XIX.
( ) Museu Paulista.
( ) Museu do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.
( ) Museu Paranaense.
( ) Museu Emilio Goeldi.
( ) Museu do Exercito.
Embora tenham se passadas muitas décadas da época em que era comum certo tipo de visitação, compenetrada e sisuda, e os museus tenham se renovado, observamos que, num dado momento, as visitações perderam a flexibilidade. Assinale as alternativas correta.
I. Durante muito tempo, prevaleceu no Brasil a ideia de que uma visita a um prestigioso museu, a uma pinacoteca ou a um solar mobiliado do século XIX, deveria necessariamente ser revestida de certa gravidade.
II. Os museus modificaram-se bastante, agregando atividades antes sequer imaginadas.
III. Uma nova concepção aos museus os transforma em um espaço de educação extraclasse contribuindo desta forma, para o cumprimento de uma das suas metas: a pedagógica.
IV. Os museus são proibidos de produzirem qualquer evento que saia das regras estabelecidas desde o século XIII até nos dias atuais, respeitadas por todo o mundo.
As Companhias de Variedades apresentam ilusionistas, mágicos quadros fantásticos e o celebre cinematografo foi exibido com outras atrações. De acordo com a obra de Mario Jorge Pires, “Lazer e Turismo Cultural”, assinale a alternativa correta.
I. Nos primeiros meses de 1912, a coluna Palcos e Circos não separava os cinemas dos teatros, já por volta de outubro do mesmo ano a separação era notada.
II. Cinemas de bairros mais ou menos afastados do núcleo central preocupavam em imitar na medida de suas possibilidades, as vantagens que os famosos cinemas da zona central proporcionavam as seus frequentadores, como as matinês infantis.
III. Na matinê ou soirée, ao entrar na sala de projeção, o espectador assistia um único filme, de sua preferência.
IV. Tanto na coluna Palcos e Circos quanto nos anúncios pagos pelos cinemas, eram comuns o anúncio de cinco filmes, mas sempre ao lado da frase “além de outros filmes”.
Assinale a alternativa correta em relação aos Museus Brasileiros entre os séculos XIX e XX.
I. Com a tramitação demorada, o museu da cidade do Rio de Janeiro, foi solicitado e discutido em 1891 e só criado em 1934.
II. Alguns museus do Estado de São Paulo foram criados pelo governo através da simples assinatura de decretos, no fim dos anos 50 e início dos anos 60.
III. O Museu de Armas Zatti, em Porto Alegre, é um dos museus privados do Brasil, e foi criado em 1920.
IV. O museu público até o século XIX era visto como uma mistura de conceitos mal compreendidos, abarcando desde as ideias de contemplação, de templo do saber, até de representante do “caráter nacional”.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
A maioria dos autores é unânime em afirmar que a cidade de São Paulo passou por uma súbita transformação nos fins do século XIX.
I. A partir da década de 1880, a porcentagem de moradores da zona urbana aumentou muito. A maior parte das chácaras e sítios dos arredores do núcleo antigo da cidade de São Paulo foi loteada para a formação de bairros novos.
II. A cidade de São Paulo não se concentrava entre rios, havendo assim grande necessidade de uma ampla rede de transportes.
III. Em 1872 formou-se a primeira companhia de bondes da cidade de São Paulo e a inauguração da linha de bondes para o Brás foi comemorada em 1877, com muita festa.
IV. Ernani Silva Bruno (1954) escreveu que depois de 1870 acentuou-se a tendência das manifestações religiosas perderem parte da importância que tinham na era colonial.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
Os museus de etnografia nasceram separadamente daqueles de “arte”, sobretudo dos de “arte antiga”, Vários museus surgiram no século XIX, grandemente incentivados pelas recém - fundadas Sociedades de Etnografia.
I. A pedra de toque, a “civilização” por excelência era aquela do observador, a cultura europeia do século XIX.
II. O Museu Pigorini, de Roma, criado por um padre, englobava a Etnografia e a pré-história.
III. A Mesopotâmia e a Palestina tiveram no século XIX, uma grandeza que nunca mais conheceram, ambas patrocinadas sobre tudo pelos ingleses e franceses.
IV. A publicação em 1852 da obra “Teoria da Evolução” de Herbert Spencer muito influenciou a Arqueologia, a História e a Antropologia de forma geral.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
No século XIX, o museu se via, diante de uma herança cristalizadora de todas as tendências e posições: templo de grandes mestres do passado, do apogeu da civilização clássica greco–romana, grandes exposições de “tudo” que a natureza e o homem criassem de importante ou exótico.
I. O Museu Britânico, de 1800 á 1840, foi enriquecido por materiais trazidos das colônias e protetorados ingleses, ou simplesmente, de lugares onde a Inglaterra tivesse influência.
II. Ainda hoje, nos grandes museus europeus pode-se ver a trajetória do colonialismo desse continente no século XIX.
III. Obeliscos inteiros foram removidos do Egito para as praças de Paris pelas forças de Napoleão.
IV. Em 1857 o museu não deveria apenas servir para produzir espanto e choque diante de tantas riquezas, mas, sim, de funcionar como local de prazer, relaxamento e aprendizado.
A arqueologia nos revela a existência de extraordinárias coleções de objetos em propriedade dos faraós e imperadores do mundo antigo. Objetos em ouro, prata, metais, formavam coleções que funcionavam como “verdadeiras reservas econômicas” para os tempos de guerra e que, na paz consistiam em marca indubitável de prestígio social. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Foram os romanos os grandes colecionadores da Antiguidade, amealhando em Roma, objetos trazidos de suas guerras no Oriente, na Britânica, no Norte da África, enfim, de todo o seu vastíssimo império.
II. Foram os egípcios os maiores colecionadores da Antiguidade, principalmente de fósseis de grandes animais, como alguns dinossauros, que eram considerados sagrados.
III. Os Incas foram os maiores colecionadores da Antiguidade, e tudo o que tinham era colocados em vários aglomerados de objetos que juntos formavam elevações, as quais são denominados sambaquis.
IV. Devido a quantidade de vestígios de todos os tipos da pré-história, encontrados nas Cordilheiras do Andes, os chilenos são considerados os maiores colecionadores da Antiguidade do mundo.