Questões Militares
Sobre memória e patrimônio cultural em museologia
Foram encontradas 16 questões
Documento I:
O documento I retrata um tipo de registro fundamental na organização museológica. Contém informações referentes
ao acervo do museu. Um museu que não mantém atualizadas e em bom estado as informações relativas a seu acervo,
deixa de cumprir uma de suas principais funções, ou talvez a mais importante, que é a preservação de sua memória.
Trata-se de um exemplo de abertura de:
“No universo da cultura, o museu assume funções as mais diversas e envolventes. Uma vontade de memória seduz as pessoas e as conduz à procura de registros antigos e novos, levando-as ao campo dos museus, no qual as portas se abrem sempre mais. A museologia é hoje compartilhada como uma prática a serviço da vida.”
(Disponível em: http://www.museus.gov.br/os-museus/.)
Nessa expansão dos museus e de sua função enquanto instituição surge uma questão: quais são os procedimentos para a criação de um museu? Assinale a única alternativa correta em relação a essa questão.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre os inibidores geográfico turísticos localizados na cidade Tiradentes MG. A seguir indique a alternativa com a sequência correta.
( ) No que se refere aos “ inibidores geográficos” a cidade de Tiradentes (MG) encontra-se em situação excelente.
( ) A Capela de Santo Antonio da Canjica e a Estação Ferroviária são bens históricos isolados um do outro e dos demais.
( ) A Igreja Santíssima Trindade e o Chafariz de São José ambos são bens históricos isolados um do outro e dos demais.
( ) A Igreja Matriz e a da Santíssima Trindade, não chegam a se construir em inibidores geográficos para o perfil normal de turistas merecendo, porém, atenção quando se tratar de visitantes da terceira idade.
Se a legislação de muitos museus e casas históricas não permite ou emperra a parceria com a iniciativa privada, talvez o enfoque da administração não deva ser voltado, num primeiro momento, ao marketing, mas as formas e procedimentos de tornar estatutos e regimentos mais elásticos diante da realidade da penúria. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre as realizações de eventos em Museus. A seguir indique a alternativa com a sequência correta.
( ) Audições Musicais, Teatro Espetáculos de Multimídia são algumas das inúmeras variações das realizações de eventos em museus e bens históricos.
( ) As audições musicais têm sido os eventos mais comuns nas localidades históricas.
( ) Pode ocorrer que o museu disponha de auditório com palco suficientemente adequado para representações teatrais.
( ) A encenação dos últimos momentos do presidente Getúlio Vargas, no Museu da República do Rio de Janeiro, prova à possibilidade desse tipo de eventos em museus.
A categorização tipológica dos bens históricos já parte da noção de conjuntos muitas vezes orgânicos, tendo por objetivo o realce da atratividade. Além disso a conectividade ganha contornos mais complexos com a introdução do conceito ampliado das inibições geográficas, por último, outro redimensionamento na ponderação das chamadas qualidades intrínsecas dos bens, indo para além dos itens comuns, para chegar em uma equação em que o maior peso pode ser dado aquilo que è realizado nos bens históricos para atraírem visitantes. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Complexo histórico – conjunto dos componentes orgânicos de um bem ou o conjunto de bens em que cada um desempenhou ( ou ainda desempenha) uma função complementar ao outro.
( ) Ao se fazer um inventário, não devem ser levadas em consideração as possíveis demandas para os atrativos. No caso de bens histórica, basta saber o acesso a eles a partir dos pólos emissores ou dos pólos intermediários que costumam ser as pequenas cidades dotadas de alguma infraestrutura de serviços, mas principalmente, o acesso entre esses bens.
( ) Bairros inteiros históricos são bastante comuns em certos estados brasileiros.
( ) Reconstrução é o reaproveitamento de edificações e artefatos para os quais foram originalmente concebidos.
A França e a Inglaterra, berços de grandes historiadores, autores que foram de obras que contribuíram, em muito, para debates e por lançar luz nas grandes estruturas econômicas e sociais, não aniquilaram – nem era essa intenção - a história factual tampouco a história regional. A condição que proporcionou a alquimia de transformar a filosofia da história em opositora cruel - a história factual – confundida, muitas vezes, com a história oficialista – e, pior, do aparato simbólico criado pelo passado. Variando mais ou menos de acordo com a região do pais, podemos dizer que a grande síntese agiu como um verdadeiro rolo compressor em cima do que havia anteriormente. Nos paises de origem, não se processou essa “guerra”. Tanto é verdade, que o turismo cultural não foi afetado. Se houve variações no fluxo de visitantes, essas se devem a outros fatores. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso, em relação dos casos da França e na Inglaterra.
( ) Os túmulos das grandes personalidades continuaram a ter uma visita normal.
( ) Os palácios reais mantiveram seu prestígio.
( ) As tradições religiosas principalmente a história das localidades não se perderam de uma geração para outra.
( ) As efemérides continuaram impecavelmente comemoradas.
A realização de eventos revitaliza o conjunto do patrimônio histórico da cidade, região ou país. O uso dessa estratégia tem sido responsável pelo aumento da produção cultural (exposições, shows, cursos, palestras, venda de livros etc.) de prédios e instalações que integram o patrimônio histórico. Sob esse aspecto assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo:
O evento è visto como um agente de revitalização do valor histórico do prédio ou instalação, conferindo-lhe valor ________________. O evento também è usado como elemento de geração de benefícios diverso para a ________________.
Gastar muitos milhares de dólares para restaurar algum local histórico pode parecer importante a determinados grupos porém para uma administração pública eficiente levara em conta muito mias precariedade de saneamento básico, educação, saúde e abastecimento. Isso não quer dizer que o Estado não deva ter nenhuma participação da iniciativa privada nesta área. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.
O desinteresse do empresário __________ em apoiar a ____________ não é bem entendido. Como desenvolveu _________________.
A finalidade do patrimônio originalmente tida como a de representar o passado das nações, multiplicou-se. A partir de dois pontos de vista, muitas vezes tomado como antagônicos, e entre dois extremos cabem alguns projetos, e muito deles pretendem revitalizar uma grande área para finalidades cultuais. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.
No Brasil a _____________________ reconheceu como patrimônio da humanidade os centros históricos de ___________________ (1980) e __________________ (1982).
Assinale a alternativa que contém a ordem exata dos Parques Nacionais Brasileiros, com seus respectivos Estados e data de criação.
1. SC – 06/07/61.
2. BA – 17/09/85.
3. CE – 30/04/59.
4 GO – 11/01/61
( ) Chapada Diamantina.
( ) São Joaquim.
( ) Emas.
( ) Ubajara.
Determinados museus brasileiros e localidades históricas vêm se organizando, a duras penas, para enfrentar uma nova realidade. Em relação ao texto assinale a alternativa correta.
I. A cada ano vem diminuindo o número de visitantes do Museu da Inconfidência e de 1993 para 1994 a visitação diminuiu mais de 90%.
II. As cerimônias da Semana Santa deixaram de ser apenas um acontecimento religioso e se transformaram num evento capaz de mobilizar muitas empresas operadoras dos grandes pólos emissores e ter um fluxo brutal de turistas.
III. Está havendo no Brasil um esboço de resgate da história regional.
IV. Não podemos apenas ressaltar a importância dos museus e localidades históricas, mas também o próprio turismo cultural.
Vários são os componentes que podem integrar uma cidade histórica: a cultura material, com bens históricos específicos ou isolados, complexos históricos e manchas, e os ingredientes que podem entrar como potencializados do FUR (Fatores de utilização dos recursos) que são os costumes e práticas comuns em outros tempos. Assinale a alternativa correta em relação á verificação “in loco” do perímetro histórico, onde foram encontrados certos itens de grande importância.
I. O calçamento de pedra irregular refez o calçamento original pé-de-moleque, com bom resultado.
II. A iluminação pública é feita por lampiões pendentes nas edificações, embora a luz seja elétrica.
III. A charrete é um dos meios mais comuns para transitar com o turista pela cidade.
IV. A chegada á cidade pode ser feita por meio de maria-fumaça.
Como grande parcela dos bens arquitetônicos que se prestariam a um trabalho de ambientação histórica pertence ou é administrada pelo poder público, a falta de verbas poderá ser alegada como um empecilho á aplicação da estratégia. Neste caso, a solução deve ser a busca de parceria com a iniciativa privada. Assinale as alternativas correta.
I. Ao patrocinar um evento que não utilize a ambientação de base histórica, em um bem arquitetônico administrado pelo poder público a empresa poderá realizar ações promocionais.
II. Promoções de vendas; como a distribuição de brindes, cuponagem são ações promocionais de eventos que não utilizam a ambientação de base histórica.
III. A realização de pesquisas no local é uma ação promocional de um evento que utiliza a ambientação de base histórica.
IV. A comercialização de produtos de fabricação direta como (filmes fotográficos, alimentos, etc.) é uma ação promocional de um evento que utiliza ambientação de base.
O turismo nasceu em volta de bens culturais paisagísticos e arquitetônicos preservados, e hoje, cada vez mais, vai exigindo a criação de mais cenários, de mais exotismos, provocando quadros artificiais. Assinale a alternativa correta.
I. Os artistas, os arquitetos e os espíritos sensíveis preservam selos e toda a história de correspondência epistolar com seus respectivos envelopes e carimbos.
II. Os historiadores, os arqueólogos, os antropólogos, os músicos, os intelectuais variados, sempre procuram preservar de um jeito ou de outros bens culturais ligados ao seu campo de ação.
III. A classe dominante quase sempre tem seu prestígio herdado e por isso gosta de preservar os testemunhos materiais de seus antepassados.
IV. Os professores de engenharia ou de arquitetura, por sua vez, podem preservar edifícios antigos com fins didáticos.