Questões Militares Sobre acesso coronário em odontologia

Foram encontradas 38 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Endodontia |
Q2262267 Odontologia
As vias de disseminação e drenagem do abscesso perirradicular agudo dependem da relação anatômica do ápice do dente envolvido com as inserções musculares.
Nos dentes posteriores inferiores a drenagem do abscesso pela cortical lingual, com via de disseminação pelo espaço submandibular, pode ocorrer se o ápice do dente envolvido estiver localizado
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Endodontia |
Q2262259 Odontologia
Técnica de odontometria que consiste em colocar um instrumento com 10 mm de comprimento dentro do canal radicular, proceder a uma tomada radiográfica e, com o auxílio de uma régua milimetrada, medir na radiografia o comprimento do dente e o do instrumento; de posse dos três valores, realiza-se uma “regra de três” (Teorema de Thales), pela qual se obtém comprimento real do dente (CRD).
A descrição refere-se à técnica de
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Endodontia |
Q2262257 Odontologia
Em relação às etapas operatórias para acesso à câmara pulpar, a manobra realizada com a intenção de dar uma conformidade à cavidade pulpar e que visa permitir que a cavidade adquira paredes lisas e planas, para favorecer a visibilidade adequada dos orifícios de entrada dos canais radiculares, é denominada
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Endodontia |
Q2262256 Odontologia
Em relação às etapas operatórias de acesso coronário e preparo da câmara pulpar, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Prótese Dentária |
Q2173153 Odontologia
Nos casos de grande destruição coronária, nos quais o remanescente coronário não é suficiente para prover resistência estrutural ao material de preenchimento, indica-se o uso dos núcleos metálicos fundidos. Em relação a esses núcleos, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2090402 Odontologia
A classificação dos canais baseia-se em suas curvaturas, diâmetros e acessibilidade. Observe o conjunto de características: 
Calibre: canais de calibre amplo, mediano ou ligeiramente constrito.  Curvatura: canais retos ou com curvatura discreta (< 25 graus).  Acessibilidade: acessíveis até a região apical com lima 15.
A classificação compatível com tal conjunto de características é:
Alternativas
Q2090372 Odontologia
Considerando o primeiro pré-molar superior, com relação à sua anatomia interna e acesso cavitário, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2090371 Odontologia
Considerando o incisivo central superior, com relação à sua anatomia interna e acesso cavitário, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2090360 Odontologia
Paciente, 5 anos de idade, sexo masculino, chegou ao atendimento clínico com queixa de dor e incômodo na face. Ao exame clínico, o profissional observou edema extrabucal e na cavidade bucal avaliou lesão cariosa com comprometimento endodôntico no dente 85. O paciente não apresentava febre, inapetência ou prostração, além de não relatar alergia medicamentosa. Diante do quadro clínico, a conduta a ser empregada é: 
Alternativas
Q1819843 Odontologia
O objetivo principal do acesso coronário e radicular é obter acesso direto à entrada dos canais radiculares, de forma a permitir o controle do operador nas etapas seguintes do tratamento endodôntico. Quais medidas preliminares básicas recomenda-se nesta etapa?
Alternativas
Q1010079 Odontologia
A qualidade da vedação coronária depende da espessura do material, como ele é compactado dentro da cavidade, e da extensão de contato com a estrutura dental saudável ou restauração. Qual a espessura mínima indicada de material restaurador provisório em dentes anteriores na área de cíngulo, de acordo com TORABINEJAD (2010)?
Alternativas
Q1009835 Odontologia
Para COHEN (2011), durante o acesso cavitário, uma vez que a câmara pulpar foi penetrada, a porção de teto remanescente deverá ser removida; para tanto, é necessário utilizar qual tipo específico de broca?
Alternativas
Q908591 Odontologia

Associe a representação esquemática do movimento executado por um determinado instrumento endodôntico à sua respectiva característica.


INSTRUMENTO ENDODÔNTICO

Imagem associada para resolução da questão


CARACTERÍSTICA

(A) Esse movimento pode ser empregado durante o cateterismo de canais atresiados e na fase inicial da remoção do material obturador no retratamento endodôntico.

(B) É o principal movimento efetivo de corte de um instrumento no preparo de segmentos achatados de canais radiculares.

(C) Esse movimento tem como objetivo o conhecimento da anatomia interna e o esvaziamento inicial do canal radicular, assim como a determinação da odontometria.


Aponte a sequência correta, resultante dessa associação.

Alternativas
Q908590 Odontologia

Coloque em ordem cronológica os procedimentos clínicos da etapa denominada pré-Instrumentação, segundo Lopes & Siqueira Jr. (2015).


( ) Cateterismo.

( ) Ampliação cervical do canal radicular.

( ) Glide path (criação do leito do canal radicular).

( ) Complementação da exploração do canal radicular.


A sequência correta dessa ordenação é

Alternativas
Q790549 Odontologia

Abertura coronária é o ato operatório pelo qual se tem acesso à câmara pulpar. Sobre a cirurgia de acesso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A forma de conveniência nos molares superiores e inferiores pode exigir a remoção da cúspide mesiovestibular.

( ) A zona de eleição para abertura coronária dos dentes anteriores é a superfície lingual. Em alguns casos pode-se alterar a zona de eleição, considerando-se sempre que o objetivo principal da abertura coronária é permitir um acesso o mais retilíneo possível ao canal radicular.

( ) Nos molares superiores a abertura inicial deve ser realizada pela superfície oclusal em um ponto deslocado no sentido palatino da fossa central.

( ) Nos molares inferiores a abertura inicial deve ser realizada na superfície oclusal em um ponto deslocado para distal da fossa central.


A sequência está correta em 

Alternativas
Q741805 Odontologia
Em casos de canais radiculares extremamente atrésicos, o procedimento mais adequado para o seu acesso é o emprego de
Alternativas
Q698956 Odontologia
A ponta dos instrumentos endodônticos é projetada para servir de guia e facilitar a penetração do instrumento no interior do canal radicular. De acordo com Lopes e Siqueira Jr . (2015), a geometria da ponta é uma característica importante no desenho do instrumento e interfere no preparo apical de um canal. Sendo assim, segundo esses autores, é correto afirmar que 
Alternativas
Q698954 Odontologia
A Técnica Híbrida de Tagger é uma técnica de obturação de canais radiculares em que há combinação da compactação lateral a frio seguida da termoplastificação da guta-percha. De acordo com Lopes e Siqueira Jr . (2015), com relação a essa técnica é correto afirmar que
Alternativas
Q698953 Odontologia
Na Endodontia, a nomenclatura é importante para padronizar a terminologia empregada para os instrumentos endodônticos, sendo uma adaptação das normas da ABNT TB-111 e NB-205, citadas pelo Manual de Brocas e Furações usadas na Engenharia. Diante do exposto, de acordo com Lopes e Siqueira Jr. (2015), a distância entre vértices ou cristas de uma mesma aresta lateral de corte disposta na forma helicoidal ao longo da direção axial do instrumento é denominada
Alternativas
Q690838 Odontologia
No que se refere ao preparo mecânico dos canais radiculares pode-se afirmar que
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: A
5: A
6: A
7: A
8: A
9: D
10: E
11: B
12: D
13: B
14: A
15: D
16: C
17: C
18: E
19: B
20: D