Questões Militares
Sobre anatomia dentária em odontologia
Foram encontradas 419 questões
1. Supraorbita
2. Aurículotemporal
3. Supratroclear
4. Infraorbital
( ) Porção lateral da fronte e pálpebra superior, parte do couro cabeludo e seio frontal.
( ) Porção medial da fronte e pálpebra superior, parte do couro cabeludo e seio frontal.
( ) Pálpebra inferior, asa do nariz, parte superior da bochecha, lábio superior e parte do saco lacrimal, incisivos superiores, canino e pré-molares, seios maxilares e cavidade nasal.
( ) ATM, região temporal, pavilhão da orelha e meato acústico externo.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA da correlação, na ordem de cima para baixo:
De acordo com a classificação de Hsu e Kim, nos istmos tipo V
Assinale a alternativa que apresenta o(s) ramo(s) da artéria lingual que irriga(m) a musculatura intrínseca da língua.
As fissuras de lábio e palato podem surgir
I. A calvária, os ossos que cobrem a superfície superior e interna do cérebro, tem formação óssea endocondral, isto é, com precursores cartilaginosos.
II. A mandíbula apresenta um crescimento maior pela aposição de osso novo na superfície posterior do ramo. Ao mesmo tempo, grandes quantidades de osso são removidas a partir da superfície anterior do ramo.
III. Os ossos da base do crânio são formados, inicialmente, por cartilagem e, mais tarde, são transformados em osso pela ossificação endocondral.
IV. A maxila desenvolve-se totalmente pela ossificação intramembranosa e ela se move para baixo e para frente em relação ao crânio. Além disso, a maxila sofre reabsorção óssea na sua porção anterior.
V. A mandíbula tem tanto a atividade periosteal como a endocondral, que participam do seu crescimento. A cartilagem que cobre a superfície do côndilo mandibular sofre hiperplasia, hipertrofia e reposição endocondral. Todas as outras áreas da mandíbula são formadas e crescem por aposição direta à superfície e remodelagem.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
I. O crescimento dos tecidos moles faciais acompanha o crescimento dos tecidos duros faciais. II. O crescimento da cartilagem nasal e dos tecidos moles apresentam um estirão considerável na adolescência. III. O crescimento do osso nasal está completo aproximadamente aos 10 anos de idade. IV. O nariz e o mento tornam-se mais salientes com o crescimento na adolescência e pós-adolescência. V. A espessura labial atinge seu ponto máximo na vida adulta e depois diminui.
Estão corretas apenas as assertivas
Analise as colunas e correlacione os tipos de tecido ósseo:
( 1 ) É o tipo mais comum de tecido ósseo de origem periosteal no esqueleto infantil, incluindo todos os ossos da face e do crânio. Esse é o tipo padrão de osso periosteal do esqueleto em crescimento, e ele também pode se formar em algumas áreas endosteais.
( 2 ) É encontrado como um tipo único de osso em algumas espécies. É uma variedade de crescimento lento. No esqueleto humano, forma-se em locais específicos onde o córtex forma-se vagarosamente, durante um período de tempo.
( 3 ) É o tipo de osso com crescimento mais rápido entre todos. Caracteristicamente, ele é encontrado em todos os ossos do esqueleto fetal bem como em algumas partes do esqueleto pós-natal. Também está envolvido na formação de calo ósseo na recuperação de uma fratura.
( 4 ) Tem espaços grandes e irregulares que contêm medula vermelha ou amarela. É constituído de trabéculas ou por finas lâminas ósseas. É uma característica da medula e é particularmente abundante em epífises e córtices de ossos chatos do esqueleto. É sempre produzido pelo endósteo; normalmente nunca se forma na parte externa do osso.
( ) Tecido ósseo esponjoso fino
( ) Osso esponjoso grosseiro
( ) Osso vascular primário
( ) Osso avascular
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo.
De acordo com os estágios de desenvolvimento dos dentes proposto por NOLLA, assinale “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) à frente de cada afirmativa a seguir e, ao final responda o que se pede:
( ) Estágio 8: um terço de raiz completo ( ) Estágio 2: calcificação inicial ( ) Estágio 5: coroa completa ( ) Estágio 4: dois terços da coroa completos
Marque a alternativa que corresponde à sequência CORRETA na ordem de cima para baixo.
Assinale “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) à frente de cada afirmativa a seguir e, ao final, responda o que se pede:
( ) Existe uma distribuição familiar da falta de dentes congênita em muitos casos e a hereditariedade é um fator etiológico de importância.
( ) A falta congênita é observada frequentemente em conjunto com outras manifestações clínicas de distúrbios no desenvolvimento do tecido ectodérmico; por exemplo, anidrase e falta de folículos dos pelos.
( ) As inflamações localizadas ou infecções, não são causas para a falta congênita de dentes.
( ) Condições sistêmicas como raquitismo, sífilis e severos distúrbios intra-uterinos são causas da destruição do desenvolvimento dos germes dentários.
Marque a alternativa que corresponde à sequência CORRETA na ordem de cima para baixo.
( ) As coroas dos dentes posteriores possuem face oclusal, que se caracteriza pelas seguintes estruturas particulares: cúspides, sulcos, fóssulas, cristas marginais e tubérculos.
( ) A raiz possui forma conicopiramidal, seu eixo sofre curvaturas e seu corpo apresenta-se mais ou menos achatado.
( ) Incisivos e caninos são unirradiculares, já os pré- molares inferiores e o segundo pré- molar superior são birradiculares.
( ) O ponto de contato é responsável pela equalização das forças mastigatórias, impedindo que forças excessivas desloquem e fraturem os dentes.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo: