Questões Militares
Comentadas sobre bioquímica em odontologia em odontologia
Foram encontradas 22 questões
O texto refere-se ao mecanismo de ação
O texto refere-se ao adoçante
A identificação dos estágios de desenvolvimento da doença gengival é essencial para a sua prevenção e para o tratamento ainda na fase precoce, com vistas a impedir a instalação de um quadro irreversível em relação à evolução e ao comprometimento dos tecidos de sustentação. Considerando essas informações, julgue o próximo item, relativos às fases da doença gengival.
A segunda fase, que se inicia após quatro a sete dias da
manifestação da doença, pode ser evidenciada pela presença de
eritema em decorrência da proliferação de capilares e da
formação aumentada de alças capilares, sendo um de seus
sinais o sangramento à sondagem.
A identificação dos estágios de desenvolvimento da doença gengival é essencial para a sua prevenção e para o tratamento ainda na fase precoce, com vistas a impedir a instalação de um quadro irreversível em relação à evolução e ao comprometimento dos tecidos de sustentação. Considerando essas informações, julgue o próximo item, relativos às fases da doença gengival.
A primeira fase caracteriza-se pela presença de vasculite,
capilares dilatados e aumento do fluxo sanguíneo, além de
perda de colágeno perivascular.
Sobre a smear layer, conclui-se que
Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
A mineralização da placa varia amplamente entre os indivíduos e no mesmo indivíduo mesmo em diferentes regiões da cavidade oral. Mas pode-se afirmar que um tempo mínimo de ____________________ é suficiente para a formação do cálculo supragengival.
I. A infecção pelo HIV começa com a ligação da proteína do envelope viral, a GP 120, ao receptor localizado na superfície de um linfócito conhecido como “célula CD4”.
II. O teste laboratorial ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) vem sendo amplamente utilizado na triagem de anticorpos contra o vírus HIV, devido à sua facilidade de automação, custo relativamente baixo e elevada sensibilidade e especificidade.
III. Os testes rápidos e os testes simples são o “padrão-ouro” dos testes laboratoriais para detecção dos anticorpos anti-HIV.
Estão corretas as afirmativas
(1) Clorexidina
(2) Triclosan
(3) Compostos quaternários de amônia
(4) Sanguinarina
( ) apresenta um mecanismo de ação semelhante a outro agente, destacando-se o cloreto de cetilpiridino.
( ) composto catiônico do grupo dos bisbiguanídeos e possui considerável substantividade.
( ) interfere no metabolismo bacteriano, pois em baixas concentrações, causa modificação drástica no transporte celular. É bacteriostático e possui baixa substantividade.
( ) tem origem natural e efeitos limitados no controle da placa supragengival.
Os níveis de mediadores químicos da inflamação, como a prostaglandina e interleucina-1 (IL-1), não sofrem alteração no ligamento periodontal em curto tempo após a aplicação de forças ortodônticas.
A remodelação óssea é imprescindível para o movimento ortodôntico, entretanto sua atuação na remoção da pressão sobre o ligamento periodontal dissipa as forças incidentes sobre os dentes, o que provoca estresses funcional e mecânico e impede a liberação de mediadores químicos para a movimentação dentária.
A saliva dilui os produtos ácidos produzidos pelas bactérias e auxilia na digestão por meio da enzima amilase, responsável pela quebra das moléculas dos alimentos.
Ao secar-se uma superfície dental descalcificada, de tal forma que os espaços intercristalinos sejam preenchidos por ar, verifica-se grande diferença entre o índice de refração do espaço preenchido com a hidroxiapatita e o dos espaços vazios, o que se deve ao fato de o tecido descalcificado perder sua translucidez e, consequentemente, parecer opaco ao exame clínico.
A aparência da lesão inicial em esmalte, ou seja, a presença de mancha branca opaca, resulta das diferenças nos índices de refração de luz entre hidroxiapatita, água e ar.