Questões Militares Sobre clareamento dentário em odontologia

Foram encontradas 31 questões

Q3248609 Odontologia
Assinale a alternativa que descreve corretamente a relação entre: os diferentes tipos de sistemas clareadores, agente clareador, indicação e longevidade aproximada do resultado clareador:
Alternativas
Q2089646 Odontologia
Observe a descrição de uma técnica de clareamento dental, utilizada em dentes sem vitalidade pulpar: “O agente clareador é colocado no interior da câmara pulpar do dente escurecido, mantido por alguns dias, e o produto é trocado regularmente em consultório odontológico até alcançar a cor desejada”. A afirmativa trata-se da técnica: 
Alternativas
Q2089629 Odontologia
Da mesma forma que todos os outros procedimentos em odontologia, o clareamento dental também deve ser planejado. De acordo com Sarmento et al (2016), alguns fatores devem ser considerados durante o diagnóstico e o planejamento do tratamento clareador como o tipo e a concentração do agente a ser utilizado; o tempo de exposição; a utilização de fontes de luz/calor; e, a condição do dente a ser clareado. Em relação ao clareamento dental, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2089618 Odontologia

O peróxido de carbamida é um agente clareador, sólido, branco e cristalino que se dissolve em água e produz peróxido de hidrogênio e ureia. Em produtos odontológicos, é encontrado em concentrações de 10 a 45%. Em concentrações de 10 a 22% é, geralmente, indicado para o clareamento caseiro e empregado por períodos que variam de uma a oito horas diárias. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. É comercializado em gel e, em contato com umidade, lentamente se dissocia em peróxido de hidrogênio e ureia nas concentrações de 3,6% e 6,4%, respectivamente.


II. O peróxido de hidrogênio atua ativamente sobre os pigmentos; a ureia ainda se dissocia em amônia e gás carbônico.


III. Os produtos são comercializados em seringas, contendo: agente ativo; espessantes; essências; agentes ativos remineralizantes; dessensibilizantes; além de estabilizadores.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q2015032 Odontologia
Quando o clareamento ultrapassa a quantidade ótima na qual o resultado obtido é máximo (ponto de saturação), o efeito do agente clareador diminui e começa a atuar em outros compostos que apresentam cadeias de carbono, que não sejam as moléculas pigmentadas (cromóforos). Assinale a alternativa que apresenta corretamente em qual substrato essa reação ocorre. 
Alternativas
Q1986647 Odontologia
De acordo com Reis e Loguercio (2021), dentre as substâncias comumente empregadas em produtos clareadores, como é denominada a que apresenta a capacidade de ativar uma grande quantidade de peróxido de hidrogênio, levando à liberação de radicais livres de hidroxila?  
Alternativas
Q1806137 Odontologia
O clareamento dental está entre os procedimentos mais populares e realizados no dia a dia nos consultórios odontológicos. É considerada uma etapa importante no planejamento estético devido à influência da cor do substrato no resultado estético com laminados cerâmicos finos e resinas compostas.
Em relação aos tipos e ao mecanismo de ação dos agentes clareadores, é incorreto afirmar que
Alternativas
Q1347430 Odontologia
Segundo Hirata (2011), sobre o clareamento dental e a ação dos produtos clareadores, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q1347428 Odontologia
Segundo Hirata (2011), sobre o clareamento de consultório, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1012484 Odontologia
Qual das afirmativas está correta em relação ao clareamento dental endógeno?
Alternativas
Q1012483 Odontologia

O clareamento dental é um tratamento bem indicado para pacientes que apresentam dentes escurecidos ou estão insatisfeitos com a coloração dos mesmos.

Qual das orientações deve ser dada ao paciente que pretende se submeter ao clareamento exógeno ou supervisionado?

Alternativas
Q1009977 Odontologia

Sobre o clareamento dentário e sua relação com as reabsorções dentárias, segundo CONSOLARO (2012), analise as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas, associando a sequência final ao gabarito.


( ) A clareação externa não está associada à reabsorção dentária.

( ) As duas causas principais da Reabsorção Cervical Externa são o traumatismo dentário do tipo concussão e a clareação dentária interna. Ambos podem estar associados.

( ) Alguns anos atrás, as causas mais comuns de escurecimento dentário eram decorrentes de iatrogenias durante condutas terapêuticas endodônticas.

( ) Entre as pigmentações de origem sistêmica que levam ao escurecimento dentário, destacam-se as promovidas pela vibramicina administrada em crianças com idade inferior a 12 anos.

( ) Os clareadores podem modificar bioquimicamente os tecidos dentários mineralizados e isso pode influenciar na patogenia da Reabsorção Cervical Externa.

Alternativas
Q1009857 Odontologia
De acordo com HIRATA (2011), sobre clareamento dental, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1010032 Odontologia

Segundo HIRATA (2011), sobre os aspectos fundamentais de cor, analise as afirmativas atribuindo V às verdadeiras e F às falsas e, em seguida, marque a opção correta:


( ) O croma (ou saturação) define a família à qual pertence uma determinada cor. O matiz significa a intensidade de um determinado croma.

( ) O cinza não é considerado um matiz puro, já que é resultado da combinação do preto com branco.

( ) O amarelo é o pigmento universal para dentes, sendo adicionado à todas as cores e incisais, mesmo em pequenas quantidades.

Alternativas
Q1010031 Odontologia
Segundo HIRATA (2011), o pintor americano Munsell, em 1905, propôs um sistema de ordenação de cores denominado matiz (hue), saturação (satured), e valor (value), o que foi importante para o entendimento e caracterização da cor. Considerando que a matiz define a família a qual pertence determinada cor, na odontologia foi adotado um sistema baseado em quatro matizes básicos: A (marrom); B (amarelo e marrom); C (cinza e marrom) e D (vermelho e marrom). Observações clínicas demostraram conforme o autor, que os pacientes que possuem dentes com o matiz A ou marrom, correspondem a cerca de:
Alternativas
Q1010020 Odontologia
Sobre as características das pigmentações internas dos dentes e seus respectivos tratamentos, Segundo CONCEIÇÂO (2007) está correta a afirmativa:
Alternativas
Q701647 Odontologia
0 sucesso da técnica de clareamento dental caseiro e a busca dos pacientes por dentes cada vez mais brancos levaram as indústrias a desenvolverem produtos que podem ser encontrados em farmácias e supermercados a preços mais acessíveis e podem ser usados sem a supervisão do cirurgião-dentista. Sendo assim, segundo Hirata (2011), com relação à efetividade desses métodos de clareamento chamados "over-the-counter", analise as afirmativas abaixo. I - o peróxido de carbamida a 10% pode ser considerado um método de clareamento "over-the-counter" e tem seu efeito cientificamente confirmado. II - os enxaguatórios bucais e os pincéis com baixas concentrações de peróxido de hidrogênio apresentam um leve efeito clareador, mas sem nenhuma evidência clínica relevante. III- cremes dentais, gomas de mascar e fios dentais podem, além de remover leves manchas superficiais, apresentar leve a moderado efeito clareador, dependendo da intensidade de uso. IV - as tiras clareadoras podem apresentar resultados estéticos e efeitos adversos semelhantes ao clareamento com peróxido de carbamida a 10% utilizado com moIdeiras, entretanto, ainda necessitam de mais estudos de médio/longo prazo. Assinale a opção correta.
Alternativas
Q682210 Odontologia

Com relação ao clareamento dental, de acordo com Conceição:

I- Os manchamentos podem ser divididos em extrínsecos e intrínsecos.

II- As manchas extrínsecas não podem ser removidas com abrasivos dentais.

III- Dentes escurecidos por tetraciclina apresentam menores possibilidades de clareamento.

IV- O peróxido de carbamida utilizado para o clareamento dental, inicialmente se decompõem em uréia e peróxido de hidrogênio.

Alternativas
Q682186 Odontologia
Em 1950, foi introduzido no mercado um antibiótico de amplo espectro denominado tetraciclina. Essa droga era utilizada no tratamento de infecções respiratórias, urinárias e da pele. Quando ministrada no período de formação dos dentes, desde o segundo trimestre de vida intra-uterina até os oito anos de idade, é capaz de causar manchamento dos dentes, que pode variar de uma coloração branda a um escurecimento severo. Sobre o manchamento dos dentes por tetraciclina e seu respectivo tratamento, podemos afirmar, segundo Conceição, que:
Alternativas
Q653834 Odontologia
O diagnóstico da causa da alteração de cor do dente influenciará diretamente na seleção do agente clareador e da técnica a ser empregada. Segundo Conceição et al. (2007), o clareamento dental NÃO está indicado para casos de 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: E
5: C
6: B
7: A
8: E
9: D
10: B
11: D
12: C
13: A
14: D
15: D
16: B
17: E
18: C
19: D
20: E