Questões Militares
Sobre clareamento dentário em odontologia
Foram encontradas 33 questões
O peróxido de carbamida é um agente clareador, sólido, branco e cristalino que se dissolve em água e produz peróxido de hidrogênio e ureia. Em produtos odontológicos, é encontrado em concentrações de 10 a 45%. Em concentrações de 10 a 22% é, geralmente, indicado para o clareamento caseiro e empregado por períodos que variam de uma a oito horas diárias. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. É comercializado em gel e, em contato com umidade, lentamente se dissocia em peróxido de hidrogênio e ureia nas concentrações de 3,6% e 6,4%, respectivamente.
II. O peróxido de hidrogênio atua ativamente sobre os pigmentos; a ureia ainda se dissocia em amônia e gás carbônico.
III. Os produtos são comercializados em seringas, contendo: agente ativo; espessantes; essências; agentes ativos remineralizantes; dessensibilizantes; além de estabilizadores.
Está correto o que se afirma apenas em
Em relação aos tipos e ao mecanismo de ação dos agentes clareadores, é incorreto afirmar que
O clareamento dental é um tratamento bem indicado para pacientes que apresentam dentes escurecidos ou estão insatisfeitos com a coloração dos mesmos.
Qual das orientações deve ser dada ao paciente que pretende se submeter ao clareamento exógeno ou supervisionado?
Segundo HIRATA (2011), sobre os aspectos fundamentais de cor, analise as afirmativas atribuindo V às verdadeiras e F às falsas e, em seguida, marque a opção correta:
( ) O croma (ou saturação) define a família à qual pertence uma determinada cor. O matiz significa a intensidade de um determinado croma.
( ) O cinza não é considerado um matiz puro, já que é resultado da combinação do preto com branco.
( ) O amarelo é o pigmento universal para dentes, sendo adicionado à todas as cores e incisais, mesmo em pequenas quantidades.
Sobre o clareamento dentário e sua relação com as reabsorções dentárias, segundo CONSOLARO (2012), analise as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas, associando a sequência final ao gabarito.
( ) A clareação externa não está associada à reabsorção dentária.
( ) As duas causas principais da Reabsorção Cervical Externa são o traumatismo dentário do tipo concussão e a clareação dentária interna. Ambos podem estar associados.
( ) Alguns anos atrás, as causas mais comuns de escurecimento dentário eram decorrentes de iatrogenias durante condutas terapêuticas endodônticas.
( ) Entre as pigmentações de origem sistêmica que levam ao escurecimento dentário, destacam-se as promovidas pela vibramicina administrada em crianças com idade inferior a 12 anos.
( ) Os clareadores podem modificar bioquimicamente os tecidos dentários
mineralizados e isso pode influenciar na patogenia da Reabsorção Cervical
Externa.