Questões Militares de Odontologia - Dentes Decíduos

Foram encontradas 61 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Endodontia |
Q2262288 Odontologia
Diante de uma situação de avulsão dental, o tratamento de emergência imediatamente quando o evento acontece é reimplantar, se possível, ou armazenar o dente avulsionado em um meio apropriado de armazenamento, até a realização do reimplante.
Considerando meios mais disponíveis (à parte de meios de cultura em recipientes de transporte especializados) os meios de armazenamentos sugeridos, por ordem de preferência, são:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Endodontia |
Q2262286 Odontologia
Em relação aos materiais utilizados no tratamento da polpa vital de dentes com fratura 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Endodontia |
Q2262246 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta informação relacionada aos danos traumáticos aos tecidos moles orais que caracterizam a contusão.
Alternativas
Q2090501 Odontologia
A maioria dos traumatismos dentais ocorrem, principalmente, na região anterior da maxila em pacientes entre 7 e 12 anos de idade. Sobre as lesões traumáticas dentárias, analise as afirmativas a seguir.
I. O dente com subluxação caracteriza-se pela ausência de deslocamento, mobilidade normal e sensibilidade à percussão. II. Um dente que, após um trauma, apresenta uma reabsorção inflamatória externa na lateral da raiz possui uma resposta positiva de maior intensidade aos estímulos térmicos. III. O protocolo atualmente preconizado para as fraturas radiculares é de uma contenção flexível (semirrígida) para dentes adjacentes por 2 a 4 semanas. IV. Em uma fratura coronária que envolve a polpa, sem impacção de detritos contaminados, a reação inflamatória se estende por não mais que 2 mm de profundidade nas primeiras 48 horas da lesão traumática.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2090364 Odontologia
Sobre as características da dentição decídua e a morfologia dos dentes decíduos, analise as afirmativas a seguir.

I. O tubérculo molar de Zuckerkandl, quando presente, se localiza na face vestibular do primeiro molar decíduo inferior.
II. O espaço primata no arco inferior se localiza entre o incisivo lateral decíduo e canino decíduo.
III. As curvas de compensação no arco decíduo são de Spee e Wilson.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2090344 Odontologia
A diferença anatômica entre os dentes decíduos e permanentes é de interesse para uma melhor condução do diagnóstico e tratamento pulpar. Sobre os dentes decíduos, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2090340 Odontologia

O ciclo vital dos dentes decíduos deve ser considerado quando se opta pela realização das terapias pulpares. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. O ciclo vital do dente decíduo é curto, variando em duração para cada dente.


II. Os períodos de vida da polpa incluem formação radicular, raiz completa e reabsorção radicular.


III. Quando se inicia o processo da rizólise há aumento do número de células próximo à região reabsorvida.


IV. Durante o processo de rizólise os filetes nervosos mantêm-se íntegros em sua extensão.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q2090339 Odontologia

As manifestações clínicas dos dentes decíduos após os traumatismos dentoalveolares podem se manifestar de formas diferentes; entretanto, a alteração de cor é característica para a sinalização de algum evento traumático na criança. Considerando as informações, relacione adequadamente as colunas a seguir.


1. Obliteração pulpar.

2. Reabsorção interna.

3. Reabsorção externa.

4. Necrose pulpar.

( ) Coloração acinzentada.

( ) Coloração rósea a avermelhada.

( ) Coloração amarelada.

( ) Sem alteração de cor.


A sequência está correta em

Alternativas
Q2090338 Odontologia
Os traumatismos dentários em dentes decíduos podem atingir os dentes sucessores permanentes e, em alguns casos, afetar a porção coronária e/ou a porção radicular. Dentre os distúrbios como consequência ao traumatismo dentoalveolar, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2090337 Odontologia
Para melhor condução nos tratamentos de traumatismos dentoalveolares é importante que o profissional reconheça a relação anatômica dos germes dos incisivos permanentes superiores, comparado aos incisivos decíduos na cavidade bucal. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2090335 Odontologia
A idade da criança é um importante marcador do possível estágio de desenvolvimento do dente permanente. Considerando os traumatismos dentoalveolares, nas possibilidades de sequelas e sua gravidade, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2090333 Odontologia
Considerando que o Diamino Fluoreto de Prata (DFP) é uma opção utilizada na odontologia, sendo viável para tratamento em dentes decíduos, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2051974 Odontologia
Uma criança de 5 anos de idade sofreu uma queda com fratura incompleta de esmalte. Quando examinada logo após o trauma, observou-se sangramento no sulco gengival. O dente apresentava mobilidade, mas sem deslocamento aparente. Assim, a criança sofreu, respectivamente, lesão do tipo
Alternativas
Q2051971 Odontologia
A Dentística Operatória e Restauradora sofre algumas modificações em relação aos preparos feitos nos dentes decíduos, o que ocorre em razão das diferenças anatômicas entre a dentição decídua e a permanente. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2051965 Odontologia
Um dos aspectos importantes e significativos de um traumatismo na dentadura decídua é a possibilidade de ocorrer a manifestação de alguma alteração. Essa sequela é uma condição na qual a câmara pulpar e o canal são gradualmente obliterados por progressiva deposição de dentina. Assim, o dente apresenta cor mais amarelada. O enunciado refere-se à
Alternativas
Q2016660 Odontologia

Segundo ANDREASEN, J.O.; ANDREASEN, F.M. (2001), todos os dentes traumatizados devem ser examinados radiograficamente. Sobre essa frase, marque nas assertivas abaixo, “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas. Em seguida, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.


( ) Este exame serve a dois propósitos: (1) revela o estágio de formação radicular e (2) revela os traumatismos que afetam a porção radicular dos dentes e as estruturas periodontais.

( ) A demonstração radiográfica do deslocamento de dentes permanentes normalmente requer o uso de mais de uma exposição em diferentes angulações. O método ideal é o uso de 3 angulações diferentes para cada dente traumatizado, usando uma técnica de projeção padronizada.

( ) As fraturas ósseas geralmente são discerníveis em radiografias intra-orais a menos que a fratura esteja restrita à tábua óssea vestibular ou lingual. Se há suspeita de fraturas dos maxilares, sempre devem ser feitas radiografias extra-orais.

( ) Fragmentos dentais deslocados no interior de uma laceração labial podem ser constatados radiograficamente pelo uso de uma película comum colocada entre as arcadas dentárias e os lábios. Um curto período de exposição ou o uso de uma baixa quilovoltagem são defendidos para essas exposições.  

Alternativas
Q2015040 Odontologia
Os dentes são órgãos mineralizados, resistentes, esbranquiçados e implantados em ossos próprios denominados ossos alveolares. Os termos aplicados ao estudo anatômico dos dentes permitem identificar e descrever o elemento dental. Nesse sentido, assinale a alternativa cujo termo descrito significa “saliências de esmalte que apresentam as mais diversas localizações, que podem aparecer em qualquer face das coroas dentais, presentes em dentes decíduos e permanentes”. 
Alternativas
Q1646147 Odontologia
As lesões traumáticas na dentição decídua podem provocar sequelas no dente permanente sucessor em virtude da relação anatômica entre as duas dentições e dependerá do grau de severidade do trauma. É considerada sequela de trauma no dente permanente como consequência de trauma na dentição decídua:
Alternativas
Q1319473 Odontologia
Traumatismos em dentes decíduos podem requerer cuidados específicos para garantir que o germe dentário permanente não seja lesado ou deslocado. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Quando as forças intrusivas deslocam a raiz do incisivo decíduo para o interior da área folicular, a exodontia do decíduo deslocado é contraindicada. ( ) Devido à inclinação vestibular das raízes dos incisivos decíduos, a maioria das raízes dos incisivos decíduos intruídos será forçada através da placa óssea labial diante de um impacto axial. ( ) Quando o deslocamento de um incisivo decíduo requer a sua remoção, os elevadores não devem ser utilizados para luxação, devido ao eminente risco de deslocamento do germe dentário permanente. ( ) Quando traumatismos resultam em deslocamento dos dentes e possível implicação de dano ao suprimento neurovascular dos dentes decíduos, os mesmos devem ser acompanhados dada a possibilidade de necrose pulpar infectada que afeta aproximadamente 50% de todos os dentes deslocados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
Alternativas
Q908610 Odontologia

Em relação à resposta pulpar após traumatismos dentários, analise as seguintes afirmativas.


I. Nas fraturas radiculares, o tratamento endodôntico está sempre indicado.

II. Dentes portadores de obliteração do canal radicular (OCR) respondem negativamente aos testes térmicos e positivamente ao teste de sensibilidade elétrico.

III. Após luxações brandas, em dentes com rizogênese completa, pode ocorrer o fenômeno denominado reabsorção apical transitória.

IV. Em uma fase precoce do desenvolvimento radicular, quando a polpa vital é exposta acidentalmente, o procedimento de escolha deve ser aquele que permita a apecigênese.

V. Após avulsões em dentes com rizogênese completa, é recomendável que tanto a pulpectomia, quanto a colocação de Ca(OH)2 no canal sejam realizadas imediatamente após o reimplante dentário.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: E
5: A
6: E
7: A
8: D
9: C
10: B
11: C
12: C
13: B
14: A
15: D
16: D
17: D
18: B
19: D
20: C