Questões Militares
Sobre dentística em odontologia
Foram encontradas 436 questões
( ) Quanto maior a altura e paralelismo dos preparos, mais oclusal será o ponto tangente, menor será a .área de compressão e maior será a resistência ao deslocamento, quando o dente for submetido a uma .força oblíqua.
( ) Considerando-se o diâmetro da base observa-se que um molar tem mais estabilidade que um pré-molar .e um incisivo com a mesma altura.
( ) A ausência de uma parede axial de um dente pode ser compensada pela adição de sulcos nas outras .paredes, com o mesmo efeito, aumentando a estabilidade da restauração.
( ) Um outro artifício para melhorar as qualidades retentivas de um preparo é a confecção de casquetes metálicos sobre o remanescente coronário.
I. Tanto os pins e canaletas quanto os pinos intradentinários devem respeitar a distância de 0,5 mm da junção amelo-dentinária.
II. Uma outra forma de se prover a retenção a cavidades em dentes vitais é a confecção de pins ou canaletas, os quais devem ser mais largos do que profundos ou com a abertura superficial mais larga que a base.
III. Quanto ao material de confecção, os pinos intradentinários podem ser metálicos ou em fibra de vidro, sendo que os do tipo rosqueáveis são exclusivamente metálicos.
IV. Para o planejamento com pino intradentinário, é necessário que haja no mínimo 2,0 mm de espessura para o futuro material restaurador em todas as faces envolvidas.
V. Nos dentes anteriores, o número de pinos intradentinários a ser utilizado é de um pino para cada ângulo inciso-proximal perdido. Nos molares, essa relação é de um pino para cada crista perdida, limitados a 4 pinos.
VI. A inclinação do pino deve ser ligeiramente para lingual de modo que não comprometa a estética.
A alternativa que contém as assertivas VERDADEIRAS é:
( ) Dentre as vantagens da utilização das resinas compostas diretas em dentes posteriores, cita-se a característica conservadora do preparo cavitário, limitada ao acesso e à remoção da lesão cariosa, além do reforço da estrutura dental remanescente.
( ) A contração de polimerização é uma das principais limitações das resinas compostas, e deve ser controlada durante a realização da restauração para evitar a ocorrência de fendas marginais, sensibilidade pós-operatória, flexão das cúspides ou trincas no esmalte sem suporte dentinário.
( ) Atualmente, a sensibilidade da técnica restauradora não se constitui em fator limitante ao uso das resinas compostas diretas em dentes posteriores, devido à padronização dos protocolos clínicos de uso dos materiais adesivos e restauradores.
( ) As resinas compostas diretas em dentes posteriores são bem indicadas para restaurações de lesões cariosas oclusais amplas com envolvimento de, no máximo, duas cúspides.
Uma hipótese de diagnóstico plausível para o caso clínico descrito é:
Com relação ao tema, relacione os diferentes materiais com suas respectivas indicações.
1. Vernizes cavitários 2. Cimento de hidróxido de cálcio 3. MTA modificado 4. Cimento de ionômero de vidro convencional
( ) usado para forramento ( ) usado para selamento ( ) usado para base cavitaria ( ) usado para forramento e/ou para base cavitaria.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
( ) O acabamento e o polimento das restaurações de amálgama devem ser feitos logo após a escultura e brunidura.
( ) Falhas na condensação do amálgama levam ao surgimento de porosidades, dificultando um polimento correto.
( ) Mondelli e colaboradores recomendam um tempo mínimo de 48 horas após a condensação para realização do acabamento e polimento.
As afirmativas são, respectivamente,
I. A cavidade preparada de um dente pode ser denominada de acordo com o número de faces em que ocorre.
II. Uma cavidade é classificada como complexa quando envolve duas faces.
III. As cavidades associadas com preparos cavitários que podem apresentar cobertura parcial ou total das cúspides e/ou de outras faces do dente são chamadas de intraextracoronárias.
Está correto apenas o que se afirma em
Em relação aos materiais para proteção pulpar, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A pasta de hidróxido de cálcio química é comercializada em duas pastas, base e catalisadora. Os nomes base e catalisadora são apenas convencionados e não têm relação com seus componentes, uma vez que o catalisador não participa, de fato, como reagente de uma reação química.
( ) Após a presa do hidróxido de cálcio pró-análise (PA), o recobrimento com cimento de hidróxido de cálcio é opcional.
( ) Um produto amplamente utilizado para capeamento pulpar é o agregado trióxido mineral.
( ) Após a utilização do cimento de hidróxido de cálcio como forramento, pode-se inserir a resina composta sem nenhum tipo de impacto negativo às propriedades mecânicas finais do dente a ser restaurado.
( ) O esmalte é o principal responsável pelo valor dos dentes e pelas gradações de croma observadas em diferentes regiões de um dente. ( ) O valor é o grau de saturação ou intensidade do matiz. ( ) A avaliação das cores em corpos translúcidos é significativamente mais complexa que em corpos opacos. ( ) Na classificação de cores da escala VITA, o croma é identificado por letras.
( ) A escolha de cor deve ser feita, preferencialmente, após a colocação do isolamento absoluto. ( ) O valor, ou brilho, das resinas é facilmente identificado nas escalas de cores e bisnagas das resinas. ( ) As resinas não são inertes ao meio bucal e, após uma semana, já pode ser detectada alteração de cor. ( ) As resinas macroparticuladas sofrem menor pigmentação e são mais estáveis no que se refere a cor.