Questões Militares Sobre doenças ósseas em odontologia

Foram encontradas 53 questões

Q2475097 Odontologia
Em relação às lesões fibro-ósseas dos maxilares, de acordo com Neville (2016), é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2475092 Odontologia
A perda dos elementos dentais provoca alterações importantes na maxila e na mandíbula, sendo um processo contínuo, manifestando-se por meio de mudanças anatômicas e funcionais no paciente. De acordo com Teixeira (2020), são modificações ocorridas nos ossos maxilares com o edentulismo, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2050358 Odontologia
Paciente de 65 anos de idade, sexo feminino, refere uso de Prolia há 5 anos, sem demais comorbidades e/ou tratamentos relatados. Comparece ao consultório odontológico para instalação de implante dentário na região do 36, o qual foi extraído há mais de 1 ano. No exame clínico, nota-se ausência de sinais ou sintomas sugestivos de lesões, no entanto refere alteração de sensibilidade na região sem causa odontológica aparente. No exame tomográfico, observou-se alteração no padrão trabecular ósseo, sem neoformação óssea na região do alvéolo do 36. Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa correspondente ao estágio da Osteonecrose dos maxilares relacionada a medicamentos.
Alternativas
Q2050325 Odontologia
Paciente de 72 anos, sexo masculino, portador de prótese total convencional superior e prótese parcial removível a grampos inferior, apresenta-se no consultório odontológico para substituição das próteses. O paciente apresenta os elementos dentários de 33 a 43, hígidos e com boa condição periodontal. Durante o exame clínico e radiográfico, por meio de radiografia panorâmica, percebe-se perda óssea na porção anterior da maxila, tuberosidade maxilar proeminente, presença de hiperplasia papilar no palato duro e excessiva reabsorção óssea na região posterior de mandíbula. O conjunto de sinais apresentados constitui a Síndrome 
Alternativas
Q1986625 Odontologia
Segundo Neto, Kurita e Campos (2019), a osteomielite representa um processo inflamatório do tecido ósseo, o qual pode ser limitado a uma única região ou se propagar por todo o osso, bem como envolver suas várias porções (incluindo a medular, a esponjosa, a cortical e o periósteo) e o tecido mole circundante. Embora seja difícil determinar o momento exato de mudança entre os estágios de apresentação da osteomielite, didaticamente, ela pode ser classificada em subtipos,
Sendo assim, correlacione o subtipo de osteomielite aos seus aspectos radiográficos, assinalando a seguir a opção que apresenta a sequência correta. 

SUBTIPOS DE OSTEOMIELITE
I- Osteomielite Supurativa Aguda
Il- Osteomielite Supurativa Crônica
lll- Osteomielite Esclerosante Difusa
IV- Osteomielite Esclerosante Focal
V- Osteomielite com Periostite Proliferativa

ASPECTOS RADIOGRÁFICOS 
( ) Obliteração dos espaços medulares e consequente aumento da radiopacidade do tecido ósseo. Não é possível delimitar com precisão a zona de osso afetada e de tecido ósseo normal.
( ) Múltiplas imagens radiolúcidas, de limites difusos e formatos irregulares, apresentando regiões radiopacas de sequestros ósseos em seu interior.
( ) Imagem radiopaca que aparece circunscrevendo e se estendendo abaixo dos ápices radiculares de um dente que geralmente apresenta sinais de inflamação ou infecção pulpar.
( ) Alterações líticas difusas do tecido ósseo, sendo observada a perda da definição do trabeculado e imagens radiolúcidas mal definidas.
( ) Formação periférica e linear de tecido ósseo reacional, cujo crescimento se dá a partir da superfície externa da cortical. No interior do osso neoformado, podem ser encontradas áreas radiolúcidas osteolíticas ou sequestros ósseos.  
Alternativas
Q1986613 Odontologia
Segundo Neville (2016), como é chamada a patologia óssea caracterizada histopatologicamente por reabsorção e formação de osso descontrolada, sendo a junção entre alternada reabsorção e formação óssea indicada por linhas de inversão basofílca o que resulta em uma aparência de “quebra-cabeça” ou de “mosaico”?  
Alternativas
Q1986606 Odontologia
Segundo Lindhe et al. (2018), com relação ao tecido ósseo é correto afirmar que:  
Alternativas
Q1347426 Odontologia
Segundo Neville et al (2016), a Doença de Paget do osso é caracterizada por reabsorção e deposição óssea anárquicas e anormais, resultando em deformidade e enfraquecimento esquelético. O acometimento dos ossos gnáticos está presente em tomo de 17% dos pacientes, com predileção pela maxila e o diagnóstico requer correlação entre os achados clínicos e radiográficos com os resultados laboratoriais. Em geral, testes laboratoriais apresentam:
Alternativas
Q1013716 Odontologia
Segundo Neville et al (2016), sobre as patologias ósseas dos maxilares, é correto afirmar que:
Alternativas
Q858301 Odontologia

Considerando a classificação das patologias ósseas e suas principais características radiográficas, julgue o item subsequente.

O diagnóstico diferencial do osteossarcoma, cuja imagem radiográfica se assemelha a raios de sol, é o hemangioma intraósseo.

Alternativas
Q858300 Odontologia

Considerando a classificação das patologias ósseas e suas principais características radiográficas, julgue o item subsequente.

A periostite proliferativa e a histiocitose X requerem análise clínica minuciosa, considerando-se que ambas apresentam aspecto radiográfico único com radiopacidades em casca de cebola.

Alternativas
Q858299 Odontologia

Considerando a classificação das patologias ósseas e suas principais características radiográficas, julgue o item subsequente.

O aspecto radiográfico de vidro despolido (fosco) indica displasia fibrosa, geralmente comum em pacientes jovens e também presente em pacientes com hiperparatireoidismo.

Alternativas
Q858298 Odontologia

Considerando a classificação das patologias ósseas e suas principais características radiográficas, julgue o item subsequente.

A doença de Paget, comum em pacientes idosos, apresenta perfil radiográfico com radiopacidades com aspecto de flocos de algodão, encontradas também em portadores da síndrome de Gardner.

Alternativas
Q821615 Odontologia

Paciente idosa com história médica de cálculos renais, reabsorção subperiosteal das falanges dos dedos médio e indicador, “roncos” abdominais e letargia mental. Apresenta alteração na região dos molares inferiores, detectada ao exame radiográfico. As imagens mostram sinais de rarefação das lâminas duras e alteração do padrão do trabeculado medular.

Diante desse relato, a alteração deve ser diagnosticada como

Alternativas
Q742754 Odontologia
É descrito como uma pequena espícula de osso necrosado sobre a coroa do dente em erupção, através da mucosa bucal. Pode desenvolver-se a partir de tecido osteogênico ou odontogênico. Trata-se de
Alternativas
Q741800 Odontologia
Paciente do sexo feminino com 48 anos de idade, raça negra, ao exame radiográfico apresenta no elemento 32 uma imagem radiolúcida circunscrita de limites bem definidos abaixo da raiz. No teste de sensibilidade o elemento respondeu positivamente; o dente se apresenta assintomático. A hipótese diagnóstica é
Alternativas
Q709590 Odontologia
De acordo com Dean, Avery e Mc Donald (2011), com relação ao querubismo (displasia fibrosa familiar), assinale a opção correta,
Alternativas
Q702783 Odontologia
As fendas labial e palatina são fatores pré-natais determinantes das maloclusões. De acordo com o exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q695561 Odontologia
Considere que um paciente adulto comparece ao consultório odontológico com tumefação facial extra oral, na região submandibular direita, com queixa de dor espontânea, pulsátil e localizada, e relata febre e mal-estar. Sendo assim, é correto afirmar que esse paciente apresenta um quadro de:
Alternativas
Q690901 Odontologia
Como observado em Mugayar (2000), há vários sistemas de classificação para as fissuras labiopalatais. Dentre eles, aquele que se destaca, caracteriza-se pelo fato de
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: A
5: B
6: C
7: B
8: A
9: B
10: C
11: C
12: C
13: C
14: D
15: B
16: C
17: E
18: A
19: C
20: A