Questões Militares Sobre emergências médicas em odontologia em odontologia

Foram encontradas 56 questões

Q2475258 Odontologia
Considerando as recomendações atuais da American Hearth Association (2007) para a prevenção da ocorrência de Endocardite Infecciosa (EI), está recomendada a profilaxia antibiótica para a realização de procedimentos odontológicos nas seguintes condições cardíacas, associadas ao risco mais elevado de resultado adverso da EI, EXCETO:
Alternativas
Q2262341 Odontologia
A massagem cardíaca, durante a ressuscitação cardiopulmonar, é considerada adequada quando
Alternativas
Q2262340 Odontologia
Apesar de alguns tipos de choque terem sinais e sintomas característicos, em geral, os pacientes em choque se apresentam com algum grau de alteração do nível de consciência, desde uma simples ansiedade até o coma, passando por agitação, sonolência, confusão mental e torpor, hipotensão e taquicardia, taquipneia e hiperpneia, sudorese, palidez cutânea e perfusão capilar diminuída.
Uma das principais causas do choque distributivo é
Alternativas
Q2262328 Odontologia
Paciente de 50 anos, sexo masculino, 70 Kg sofreu choque hipovolêmico em decorrência de traumatismo com lesões multissitêmicas. Taquicardia, taquipneia e uma diminuição na diferença entre a pressão arterial sistólica e a diastólica são observados na avaliação física. Estima-se uma perda de sangue de 20%.
Com base na porcentagem de perda de sangue aguda, essa hemorragia é classificada como de classe
Alternativas
Q2258079 Odontologia
A hipertermia maligna (HM; hiperpirexia) é uma desordem farmacológica na qual uma variante genética no indivíduo altera a resposta dessa pessoa a algumas substâncias. As manifestações clínicas agudas da HM incluem taquicardia, taquipneia, pressão arterial instável, cianose, acidose, respiratória e metabólica, febre alta, rigidez muscular e morte.
Frente a uma situação de paciente em risco para HM, o seguinte anestésico pode ser usado de forma segura:
Alternativas
Q2258078 Odontologia
Emergências médicas no consultório odontológico podem ocorrer, mas nem todos os profissionais estão preparados para lidar com elas, o que faz toda a diferença no desfecho clínico. A condição que se caracteriza por alterações respiratórias como dispneia, palpitações, tremores, parestesia e tonturas, que pode ser tratada de forma simples, com o controle da ansiedade do paciente, e que pode ser revertida pedindo-se ao paciente para respirar dentro de um saco de papel é 
Alternativas
Q2172614 Odontologia
De acordo com Malamed, 2016, com relação à frequência de possíveis causas de perda de consciência no consultório odontológico, poderíamos listar, da mais comum para a mais rara: 
Alternativas
Q2045967 Odontologia
Mãe de criança de 3 anos de idade liga para o consultório odontológico relatando que sua filha comeu grande parte de uma bisnaga de dentifrício fluoretado e está apresentando náuseas. A criança pesa 15 quilos. Sobre essa situação clínica, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2025830 Odontologia
Nos casos de Hipotensão Arterial Severa em pacientes em uso de compostos fenotiazínicos, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2017723 Odontologia
Paciente do gênero masculino, 35 anos, reagiu a uma tentativa de assalto e foi vítima de ferimento por arma de fogo. O projétil atingiu a face do paciente na região da sínfise mandibular, cominuindo a região entre os dentes 33 e 43, e ficou alojado no pescoço próximo à artéria carótida externa. Com base na classificação das lesões por arma de fogo, essa lesão é classificada como 
Alternativas
Q2017717 Odontologia
Em relação aos cuidados específicos com materiais perfurocortantes e à conduta após acidente, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2017716 Odontologia
Paciente do sexo feminino, 17 anos de idade, vítima de acidente de trânsito bicicleta versus automóvel. A ciclista foi encaminhada para o hospital de referência. No exame clínico, notou-se ausência do dente 11, fratura do dente 21 e diversas abrasões em face e lábio superior. A equipe da PM-GO que acompanhava o caso encontrou um dente inteiro no local do acidente e o armazenou para levar ao hospital. Diante do exposto, o meio mais adequado para armazenar o dente avulsionado é o/a
Alternativas
Q2017714 Odontologia
Paciente do sexo feminino, 75 anos e edêntula, foi vítima de queda da própria altura há 3 dias e compareceu ao ambulatório de odontologia da polícia militar do estado de Goiás queixando-se de dor na mandíbula. Ao exame clínico, observouse equimose em assoalho e boca do lado direito e abertura normal da boca. Com base nessas informações, quais são a principal hipótese diagnóstica e o melhor exame a ser solicitado? 
Alternativas
Q2017710 Odontologia
Paciente do gênero feminino, 18 anos, foi vítima de ferimento por arma de fogo com projétil que atingiu sua mandíbula. A equipe de urgência e emergência, ao chegar à cena do trauma, evidenciou a paciente em dificuldade respiratória. Ao tentar realizar a ventilação bolsa-máscara, observaram extrema dificuldade em realizar a manobra. Com base no Teste mnemônico de MOANS para Dificuldade durante Ventilação com Bolsa-Válvula-Máscara, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. M: Musculatura – musculatura flácida aumenta o risco para maior dificuldade durante a ventilação.
II. O: Obstrução ou obesidade – obstrução nas vias aéreas superiores ou índice de massa corpórea (IMC) > 26 podem dificultar a ventilação.
III. N: Edêntulo – os dentes proveem suporte para a máscara. Se o paciente faz uso de dentaduras, elas devem permanecer durante a ventilação para aumentar as chances de sucesso.
IV. S: Sepse – pacientes em quadro séptico apresentam dificuldade ventilatória pelo aumento significativo do volume na região do pescoço.
Alternativas
Q2017706 Odontologia
A hiperventilação é uma emergência bastante comum nos consultórios odontológicos e, quase sempre, é resultado da ansiedade extrema. São sinais e sintomas da hiperventilação, EXCETO
Alternativas
Q1986619 Odontologia
Segundo Andrade (2011), com relação às fases da evolução do choque anafilático e seus sinais e sintomas, fazem parte da fase 2 (sistema respiratório) os seguintes sinais e sintomas: 
Alternativas
Q1751986 Odontologia
Acerca de primeiros socorros, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1619967 Odontologia
O atendimento odontológico de um paciente hipertenso necessita seguir algumas premissas. Com relação à conduta, o profissional deve seguir premissas como,
Alternativas
Q1619954 Odontologia
De acordo com Sabbagh-Haddad et al. (2003), o tratamento odontológico em ambulatório, de um paciente com necessidades especiais, é correto afirmar que o/os

Alternativas
Q1619953 Odontologia
A Osteogênese Imperfeita é uma doença genética rara que afeta 1:8.000 indivíduos. Caracteriza-se por um distúrbio na maturação do colágeno. A maturação anormal do colágeno causa um osso com córtex fino, com trabeculado delgado e com osteoporose difusa.
O indivíduo com Osteogênese Imperfeita pode apresentar características como as listadas a seguir.
I. Perda auditiva. II. Esclera azulada. III. Hiperplasia da maxila. IV. Dentinogênese imperfeita.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: D
5: D
6: E
7: D
8: E
9: D
10: D
11: E
12: A
13: A
14: D
15: E
16: C
17: C
18: C
19: B
20: B