Questões Militares Sobre farmacologia na odontologia em odontologia

Foram encontradas 284 questões

Q2551632 Odontologia
Paciente compareceu ao atendimento com dor pulsátil, contínua e difusa na região do dente 36. Ao exame clínico, observou-se exposição pulpar por cárie e o uso de analgésicos relatado pelo paciente, porém sem resultado eficaz. O profissional tinha limitação de tempo para o atendimento e pouca habilidade operatória. Com base nas informações desse caso, preencha os parênteses na ordem sequencial em que ocorrem as etapas de um atendimento de emergência.
( ) Selamento provisório com cimento temporário. ( ) Medicação local com corticosteroide. ( ) Medicação sistêmica com Ibuprofeno de 6/6 horas. ( ) Pulpectomia do canal mais amplo.
A sequência correta em que ocorre o processo é:
Alternativas
Q2475318 Odontologia
A migrânea tem forte componente genético e hereditário e não tem cura, mas sim controle. O tratamento farmacológico é extensamente indicado, desde que prescrito por um especialista, e pode ser de dois tipos: preventivo ou profilático e abortivo. As drogas preventivas quando prescritas irão prevenir ou reduzir a frequência das crises. Dentre as drogas cuja ação seja PREVENTIVA, marque a alternativa que NÃO CORRESPONDE a uma delas:
Alternativas
Q2475316 Odontologia
A utilização de fármacos no controle da dor e disfunção deve ser realizada de maneira consciente e responsável. Com relação à terapia farmacológica, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2475297 Odontologia
Muitas são as modalidades terapêuticas que podem ser utilizadas para o controle das Síndromes de Sensibilidade Central (SC) e o uso de fármacos é um deles. Dentre os principais medicamentos utilizados no tratamento de condições relacionadas à SC, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2475262 Odontologia
O uso de soluções anestésicas locais, na Odontologia, tem como finalidade bloquear a passagem dos impulsos nervosos que provocam a dor. Considerando as assertivas abaixo, marque “V” para a(s) VERDADEIRA(S) e “F” para a(s) FALSA(S) e, em seguida, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.
( ) Os anestésicos locais são fármacos que suprimem a condução do estímulo nervoso de forma irreversível, promovendo a sensibilidade de uma determinada região.
( ) Todos os anestésicos locais atravessam facilmente a barreira hematocefálica, de forma que a toxicidade sistêmica dos anestésicos locais, após sua absorção para a corrente sanguínea, ocorre primariamente pela depressão do Sistema Nervoso Central, mais sensível à ação desses fármacos.
( ) A associação de vasoconstritores aos sais anestésicos produz uma interação farmacológica desejável, pois essa ação vasoconstritora faz com que o sal anestésico fique por mais tempo em contato com as fibras nervosas, prolongando a duração da anestesia e reduzindo o risco de toxicidade sistêmica.
( ) Reações alérgicas graves associadas à anestesia local em odontologia são raramente observadas, principalmente após a introdução dos anestésicos do grupo éster e a diminuição do uso dos anestésicos do grupo amida. 
Alternativas
Q2475095 Odontologia
Quando ingerido em conjunto com álcool, pode gerar acúmulo de acetaldeído gerando reação adversa caracterizada por palpitações, queda de pressão, dor no peito, dificuldade respiratória, náuseas, vômitos e transpiração excessiva. 
De acordo com Andrade (2014), o nome dessa reação adversa e o medicamento ao qual é mais comumente relacionada é, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2475094 Odontologia
Segundo Andrade (2014), sobre os antibióticos empregados no tratamento ou prevenção das infecções bacterianas bucais, é correto afirmar, EXCETO: 
Alternativas
Q2475093 Odontologia
Em relação aos corticosteroides, de acordo com Andrade (2014), é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2262350 Odontologia
Assinale a alternativa que contém apenas anestésicos locais de ação intermediária.
Alternativas
Q2262348 Odontologia
O espectro de ação, em termos clínicos, é um dos melhores critérios de classificação dos antibióticos, pois é baseado na eficácia terapêutica contra determinadas espécies de microrganismos.
Antibiótico que apresenta ação principal contra bactérias anaeróbias, especialmente bacilos gram-negativo, é: 
Alternativas
Q2262347 Odontologia
Primeiramente eles induzem à síntese de lipocortinas, um grupo de proteínas responsáveis pela inibição da fosfolipase A2. Com isso, irão reduzir a disponibilidade do ácido araquidônico e, por consequência, a síntese de substâncias pró-inflamatórias.
O texto refere-se ao mecanismo de ação 
Alternativas
Q2262344 Odontologia
A terapia com anticoagulante oral é largamente usada na prevenção primária ou secundária de trombose venosa profunda, embolia pulmonar, fenômenos tromboembólicos em portadores de próteses metálicas de válvulas cardíacas e em pacientes com fibrilação atrial. Recomenda- -se a manutenção da anticoagulação oral em pacientes que serão submetidos a procedimentos odontológicos, quando estes se encontram dentro da faixa terapêutica.
O nível adequado do INR para se obter uma anticoagulação adequada e segura, para a maioria das indicações, está no intervalo de 
Alternativas
Q2262302 Odontologia
Os anestésicos locais são classificados por sua capacidade de reagir com sítios receptores específicos no canal de sódio.
Em relação à classificação dos anestésicos locais articaína, lidocaína, mepivacaína e prilocaína, é correto afirmar que pertencem a Classe
Alternativas
Q2262301 Odontologia
É classificado como um inibidor da cicloxigenase, apesar de apresentar muito pouca atividade anti-inflamatória (é um fraco inibidor da COX-1 e da COX-2). Por esse motivo, é empregado apenas como analgésico em procedimentos odontológicos em que há expectativa ou presença de dor de intensidade leve a moderada, não interferindo na produção de edema.
A descrição refere-se
Alternativas
Q2262300 Odontologia
Mesmo quando se empregam pequenas doses de benzodiazepínicos, uma pequena percentagem dos pacientes pode apresentar efeitos paradoxais, ou seja, ao invés da sedação esperada, o paciente apresenta excitação, agitação e irritabilidade. Os efeitos paradoxais são mais comuns em crianças e idosos.
Pelo fato de dificilmente produzir esses efeitos, o benzodiazepínico com início de ação de 120 min, duração do efeito de 2-3 horas, considerado como o agente ideal para a sedação consciente dos pacientes idosos, é:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Endodontia |
Q2262283 Odontologia
Paciente de 61 anos, sexo feminino, diabética descompensada, se queixa de dor e edema 1 dia após uma intervenção endodôntica no dente 31. Apresenta febre, linfadenite e fadiga. Sabendo tratar-se de um abscesso flare up, o tratamento sistêmico indicado inclui:
Alternativas
Q2258071 Odontologia
Entre os medicamentos usados para neuralgia trigeminal, os anticonvulsivantes são os mais usados, sendo tratamento de 1ª linha.
Entre esses medicamentos, assinale o que tem maior risco de ocorrência da Síndrome de Stevens Johnson como efeito adverso. 
Alternativas
Q2258070 Odontologia
Leia o fragmento a seguir.
“ O _____ é classificado como inibidor de COX apesar de quase não apresentar efeito anti-inflamatório, e por este motivo é usado apenas como antitérmico ou analgésico para casos de dor leve a moderada. Entretanto, apesar de muito usado pela população e ser vendido sem receitas de profissionais habilitados, em altas doses ou o uso crônico pode causar sérios danos ao(s) _____.”
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
Alternativas
Q2173562 Odontologia
As substâncias neuroquímicas que transmitem o impulso através da fenda sináptica são chamadas neurotransmissores e podem ser de ação rápida ou lenta. Marque a alternativa CORRETA que indica um neurotransmissor considerado de ação lenta: 
Alternativas
Q2172637 Odontologia
De acordo com PRADO e SALIM, 2004, em relação à antibioticoprofilaxia na infecção odontogênica, analise as afirmativas como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA na ordem de cima para baixo:
( ) O uso de antibióticos para profilaxia de infecção das feridas após cirurgias pode ser considerado polêmico por envolver pacientes hígidos.
( ) Doença valvular degenerativa e estenose subaórtica hipertrófica idiopática são exemplos de lesões valvares que podem predispor à endocardite bacteriana.
( ) Havendo lesões valvares que predisponham à endocardite infecciosa, deve-se utilizar antibiótico profilaticamente nos tratamentos endodônticos convencionais, bem como nos procedimentos de cirurgias paraendodônticas.
( ) Para pacientes alérgicos a penicilina, o esquema antibiótico de primeira escolha para profilaxia de endocardite infecciosa é Cefalexina, 500mg, 1 hora antes da cirurgia por via oral. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: A
5: D
6: C
7: D
8: C
9: E
10: C
11: A
12: D
13: C
14: E
15: A
16: A
17: B
18: C
19: D
20: D