Questões Militares de Odontologia - Histologia

Foram encontradas 172 questões

Q2262327 Odontologia
O reparo tecidual do alvéolo dentário é caracterizado por uma cadeia de reações bioquímicas e teciduais, que culmina na reparação completa da ferida alveolar.
Entre o primeiro e o quarto dia após uma exodontia, o processo considerado fisiológico de reparação inclui
Alternativas
Q2022255 Odontologia
Acerca da etiopatogênese das doenças periodontais, assinale a opção que indica os mais importantes fatores de risco para a periodontite.
Alternativas
Q1012286 Odontologia

A gengiva é a parte da mucosa mastigatória que cobre o processo alveolar e circunda a porção cervical dos dentes. A gengiva é formada por uma porção epitelial e um tecido conjuntivo subjacente.


Em relação ao epitélio gengival e seus constituintes, pode-se afirmar que

Alternativas
Q1010172 Odontologia
Em um corte histológico, a doença periodontal é caracterizada pela presença de infiltrado de células inflamatórias dentro de uma zona de largura no tecido conjuntivo gengival adjacente ao biofilme na superfície do dente. Segundo LINDHE (2010), a medida desta zona de largura no tecido conjuntivo é de:
Alternativas
Q1010160 Odontologia
Segundo CONSOLARO (2014), em relação a evoluções possíveis do estresse celular, qual das alternativas abaixo não está relacionado à adaptação celular?
Alternativas
Q1010094 Odontologia
Segundo ANDREASEN (2001), os produtos da cascata de coagulação regulam as células na área da ferida. A substância que age como quimiotática para os monócitos e induz a angiogênese é a:
Alternativas
Q1010083 Odontologia
Segundo TORABINEJAD (2010), qual é a célula imune mais importante na polpa dentária?
Alternativas
Q1010082 Odontologia

Sobre a inervação do tecido pulpar, marque V para afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa, assinalando em seguida a alternativa correta correspondente, se acordo com TORABINEJAD (2010):


( ) A primeira e a terceira divisão do nervo trigêmeo ( V¹ e V³) proporcionam a inervação sensorial principal da polpa dos dentes superiores e inferiores respectivamente.

( ) Os pré -molares inferiores podem receber ramificações sensoriais do nervo milo-hióideo do V³, que é principalmente um nervo motor.

( ) Molares inferiores ocasionalmente recebem inervação sensorial do primeiro e do segundo nervos espinhais cervicais (C1 e C3), podendo levar a dificuldade na anestesia desses dentes.

( ) Os nervos sensoriais que suprem a polpa dental contêm ambos os axônios, mielinizados e amielinizados. Os axônios mielinizados são quase todos os axônios Aδ de condução rápida e estreitos.

Alternativas
Q1010081 Odontologia
Dentre os tipos celulares presentes no tecido pulpar, encontram-se as células do sistema imune. As células apresentadoras de antígeno presentes mais abundantemente na camada odontoblástica e ao redor dos vasos sanguíneos, correspondentes a 8% da polpa, são, de acordo com TORABINEJAD (2010):
Alternativas
Q1009987 Odontologia
Segundo LOPES (2015), qual a função do sistema complemento presente em lesões perirradiculares?
Alternativas
Q1009898 Odontologia
Em relação aos aspectos histológicos do complexo dentina-polpa, e de acordo com MEZZOMO (2006), assinale a opção incorreta.
Alternativas
Q1009596 Odontologia

O endotélio tem uma importância muito grande na difusão de componentes plasmáticos para os tecidos e na regulação de fenômenos teciduais, pois representa a origem de muitas moléculas que atuam como mediadores químicos. Por essa razão, alguns estudiosos consideram o endotélio como um verdadeiro órgão endócrino.


Segundo CONSOLARO (2014), qual mediador é considerado pleiotrópico na inflamação e age como promotor do relaxamento do músculo liso vascular?

Alternativas
Q1009595 Odontologia

Segundo CONSOLARO (2014), o processo inflamatório ,quando bem sucedido, promove a destruição e eliminação do agente agressor. A resolução do processo, em algumas horas ou dias, geralmente ocorre associado a fenômenos vasculares, exudativos e celulares, caracterizando a fase aguda da inflamação.

Em relação aos fenômenos biológicos, de acordo com o autor, julgue as afirmativas e marque a opção correta:


I- O início da inflamação depende dos mastócitos, que são células teciduais fixas.

II- A agressão tecidual também induz no local a liberação de citocinas, fatores de crescimento e produtos do ácido aracdônico, que também participarão da iniciação e manutenção dos fenômenos vasculares, especialmente nas agressões mais severas.

III-As citocinas, como a interleucina-1, o TNF e o interferon-gama aumentam a permeabilidade vascular de forma mais duradoura.

IV- A ação dos agentes flogógenos nos tecidos, além de liberar proteínas e destruir certo número de células, pode ativar enzimas teciduais, como a colagenase, outras proteases e lípases. Essas proteínas e enzimas podem ativar o fator XII da coagulação sanguínea.

V- A pressão hidrostática além de constante é grande nos tecidos, e junto com a pressão osmótica do plasma, acaba por prevalecer, na porção terminal das vênulas, a entrada de líquidos dos tecidos para o sangue. Esse efeito é denominado de “pressão de reabsorção”.

Alternativas
Q908607 Odontologia
Qual das alternativas a seguir apresenta uma afirmação correta sobre os princípios biológicos que regem a cicatrização de uma ferida cirúrgica endodôntica?
Alternativas
Q908583 Odontologia

Para o atendimento das urgências endodônticas, a elaboração de um correto diagnóstico envolve, entre outros fatores, a aplicação prática do conhecimento sobre a fisiologia da dor de origem pulpar.


Sobre as fibras nervosas sensitivas pulpares, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q858330 Odontologia

Com relação à hipomineralização do molar incisivo (HMI), julgue o item subsecutivo.

A etiologia da HMI inclui, como possível causa, uma combinação de fatores como problemas na gestação e no parto, alterações sistêmicas na primeira infância e predisposição genética.
Alternativas
Q858329 Odontologia

Com relação à hipomineralização do molar incisivo (HMI), julgue o item subsecutivo.

As lesões da HMI caracterizam-se por opacidades demarcadas superiores a 1 mm, localizam-se nas faces oclusal, vestibular e lingual da coroa do dente e são marcadas por áreas de coloração branca, creme, castanha ou marrom, de superfície lisa e espessura normal.

Alternativas
Q858321 Odontologia

A avaliação do risco à cárie dentária envolve tanto a identificação de indivíduos com maior predisposição ao desenvolvimento da doença como a promoção de medidas de prevenção e de tratamento apropriadas. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

No desenvolvimento da lesão de cárie, a invasão bacteriana em dentina torna-a infectada e impede o controle tanto de lesões não cavitadas como de lesões cavitadas inativas.

Alternativas
Q858316 Odontologia

Com relação ao diagnóstico, ao tratamento e à prevenção da cárie, julgue o item subsequente.

As opacidades fluoróticas são simétricas, arredondadas e localizadas; as não fluoróticas, por sua vez, são difusas e transversais.

Alternativas
Q858290 Odontologia

As imagens precedentes mostram a situação inicial e final do caso clínico de um paciente que procurou tratamento estético nos dentes ântero-superiores. Clinicamente, foram observadas manchas sugestivas de hipoplasia de esmalte na face vestibular de todos os incisivos.

Considerando as informações e as imagens apresentadas, julgue o item seguinte, a respeito de diagnóstico, materiais e técnicas de tratamento.

A hipoplasia de esmalte resulta da redução no comprimento dos ameloblastos — que se apresentam cuboidais durante a formação do esmalte — e da consequente deficiência na quantidade e na qualidade de esmalte.

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: B
5: A
6: A
7: D
8: D
9: D
10: D
11: D
12: A
13: B
14: C
15: A
16: C
17: C
18: E
19: E
20: C