Questões Militares de Odontologia - Lesões Não-Cariosas

Foram encontradas 45 questões

Q2477873 Odontologia
As lesões de desgaste dentário, também conhecidas como “lesões não cariosas”, costumam ser uma combinação entre os fenômenos de atrição, abrasão e erosões dentárias, que ocorrem simultaneamente na cavidade oral. Quando o desgaste dentário é químico e há clara indicação de que o fator causador é o contato frequente com substâncias ácidas, ele é denominado erosão dentária. Sobre esta condição, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2475290 Odontologia
Atualmente é aceito que lesões cervicais não cariosas têm uma etiologia multifatorial envolvendo tensão, fricção e biocorrosão. Sobre as lesões causadas por biocorrosão é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2475256 Odontologia
As lesões cervicais não cariosas são caracterizadas pelo desgaste da estrutura dentária na região cervical do dente. Considerando estas lesões, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2196384 Odontologia
A lesão cervical não-cariosa é uma lesão caracterizada pela perda de estrutura dentária na região cervical do dente. Este desgaste pode ter início pela erosão, abrasão ou abfração.
Associe as colunas relacionando as causas do desgaste com suas respectivas descrições.

Causa do desgaste 
(1) Abrasão (2) Abfração
(3) Erosão
Descrição
( ) perda de estrutura dentária pelo desgaste mecânico, que ocorre pela constante fricção de um corpo estranho. ( ) perda patológica, crônica, localizada e indolor de estrutura dentária, pela dissolução por ácidos não bacterianos. ( ) perda de estrutura dental devido às microfraturas do esmalte, provenientes de forças oclusais mal dirigidas ou exageradas. 
A sequência correta dessa classificação é: 
Alternativas
Q2195651 Odontologia
Analise as assertivas abaixo relacionadas às fissuras labiais e palatais.

I. Defeito congênito que surge durante o quarto estágio de desenvolvimento e o local exato onde elas surgem é determinado pelos locais onde houve falha na fusão dos vários processos faciais.
II. As fissuras labiais ocorrem devido à uma falha de fusão entre os processos nasal mediano e nasal lateral e a proeminência mandibular, que normalmente aparece nos seres humanos durante a sexta semana de desenvolvimento.
III. Cerca de 60% dos indivíduos com fissura labial também têm fissura palatal.
IV. O cigarro usado pela mãe é um fator etiológico no desenvolvimento da fenda labial e palatina, e mesmo o fumo passivo aumenta o risco de fenda palatina.
V. Um importante passo inicial no desenvolvimento do palato primário é um movimento para frente do processo nasal lateral, o que o coloca em posição para que o contato com o processo nasal mediano seja possível. A hipóxia associada ao tabagismo provavelmente interfere neste movimento.

Estão corretas apenas as assertivas 
Alternativas
Q2050328 Odontologia
Paciente de 4 anos de idade, sexo feminino, é levada ao consultório por sua mãe. Apresenta um aumento de volume de cor púrpura azulada ulcerada na crista alveolar anterior da mandíbula. Não há relato de traumatismos prévios, mas a criança queixa-se de dor. A mãe relata que houve crescimento rápido dessa lesão. A radiografia oclusal mostra a presença de uma lesão radiolúcida com expansão da cortical. Os elementos 71 e 72 estão ausentes e radiograficamente podem ser observados todos os dentes permanentes anteriores em posição intraóssea. Com base nessas características, a melhor suspeita clínica é de
Alternativas
Q2022290 Odontologia

Algumas deficiências vitamínicas podem estar associadas às manifestações orais e dentárias.

Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A deficiência de ácido ascórbico pode estar associada ao sangramento gengival.

( ) A deficiência de riboflavina pode estar associada à queilite angular.

( ) A deficiência de niacina pode estar associada à glossite.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Q2022271 Odontologia
O crescimento excessivo do tecido pulpar jovem em direção à superfície oclusal, que se dá em consequência de um processo inflamatório crônico, é chamado de
Alternativas
Q2017701 Odontologia
Paciente do gênero masculino, melanoderma, 45 anos, procurou atendimento odontológico, pois notou lesão branca em mucosa jugal direita. Ao exame clínico, foi observada lesão esbranquiçada, não raspável, brilhante e em forma de névoa difusa que, ao se distender a mucosa jugal com as mãos, desaparecia e retornava à sua coloração inicial ao finalizar a tração. Considerando as características clínicas apresentadas, assinale a principal hipótese diagnóstica.
Alternativas
Q2016658 Odontologia
Em relação às lesões cervicais não cariosas e seu diagnóstico, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q1806131 Odontologia
Para definir as estratégias de controle e tratamento das lesões cervicais não cariosas (LCNCs) e da hipersensibidlade dentinária cervical (HDC), é fundamental a definição prévia dos fatores etiológicos. Dessa forma, o tratamento se concentra na causa dos problemas e não nos seus sintomas.
Em relação à terapia e manejo dessas lesões, é correto afirmar que os
Alternativas
Q1806129 Odontologia
Sabe-se que as lesões cervicais não cariosas (LCNCs) são multifatoriais e estão intimamente relacionadas com o estilo de vida do paciente. O diagnóstico correto e o estabelecimento de uma conduta que minimize seus efeitos é fundamental para evitar a sua progressão.
Em relação às LCNCs e à hipersensibilidade dentinária cervical (HDC), é incorreto afirmar que
Alternativas
Q1012489 Odontologia

Considerando as lesões cervicais não cariosas, preencha as lacunas da assertiva abaixo.

Dependendo da quantidade de ___________________ perdido(a), da presença de __________________ e do envolvimento estético e funcional, pode-se optar por intervenções no dente afetado, seja por meio de métodos ___________________, como aplicação de agentes dessensibilizantes, selantes e laserterapia, ou, em estágios mais avançados de perda de estrutura dental, a realização de tratamento restaurador com ____________________________ ou _______________________________.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas
Q1012488 Odontologia

Devido à dificuldade em investigar e comparar dados clínicos, juntamente com a complexidade das propriedades biofísicas da estrutura dental, a progressão das lesões cervicais não cariosas não pode ser atribuída a um único fator etiológico. Com base nesta afirmação, relacione os tipos de lesão cervical, na primeira coluna, com sua etiologia, na segunda coluna.

LESÃO CERVICAL

(1) Abrasão

(2) Biocorrosão

(3) Abfração

ETIOLOGIA

( ) Parafunção.

( ) Bulimia, gastrite.

( ) Fatores mecânicos extrínsecos.

( ) Acúmulo de tensões no esmalte cervical, que se fratura, expondo a dentina subjacente.

( ) Perda dos tecidos dentários mineralizados por ação química que não envolva bactérias.

( ) Atrito por instrumentos, pela escovação inadequada ou pelo uso de pastas abrasivas.

Marque a sequência correta.

Alternativas
Q990565 Odontologia
A Academia de Dentística Operatória tem publicado recomendações sobre diretrizes de decisão de tratamento de Lesões Cervicais Não Cariosas (LCNC).
A esse respeito, avalie os critérios para restauração da LCNC descritos a seguir.
I. Estética inaceitável da lesão para o profissional. II. Significativa sensibilidade por exposição da dentina a líquidos gelados, comida e ar. III. Recuperação da resistência do dente e da integridade corono-radicular devido à profundidade da lesão. IV. Impossibilidade de eliminar ou diminuir substancialmente a taxa de progressão através da eliminação do fator etiológico.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q990564 Odontologia
Frequentemente as lesões não cariosas são associadas ao relato de hipersensibilidade, resposta exagerada ou dor passageira relacionada à exposição da dentina a estímulos químicos, táteis, térmicos ou osmóticos do meio bucal, que normalmente não produziriam dor em um dente sem perda de estrutura tecidual. 
Complete as lacunas das frases a seguir com o nome do tipo de lesão não cariosa a partir do seu aspecto clínico.
________________ é frequentemente rasa, ampla, de aspecto arredondado sem bordas definidas. ________________ é geralmente rasa, de superfície lisa-polida, com contorno regular e margens agudas. ________________ é normalmente profunda, em forma de cunha, com margens bem definidas, ocasionalmente subgengival.
A sequência que preenche corretamente as lacunas das frases é
Alternativas
Q858298 Odontologia

Considerando a classificação das patologias ósseas e suas principais características radiográficas, julgue o item subsequente.

A doença de Paget, comum em pacientes idosos, apresenta perfil radiográfico com radiopacidades com aspecto de flocos de algodão, encontradas também em portadores da síndrome de Gardner.

Alternativas
Q858297 Odontologia
     Uma criança do sexo feminino, com sete anos de idade, foi encaminhada a uma clínica odontológica com queixas de pequenas lesões na região da face e do pescoço. Na anamnese, a mãe relatou que outras crianças que faziam natação, no mesmo horário que a paciente, apresentavam as mesmas lesões. Ao exame físico, verificou-se a presença de pápulas múltiplas indolores não hemorrágicas que apresentavam diâmetro entre 2 mm e 4 mm. Após análise, chegou-se ao diagnóstico de molusco contagioso.

Considerando o caso clínico precedente, julgue o próximo item.

O molusco contagioso manifesta-se na região bucal por meio de lesões vesiculares múltiplas na gengiva associadas a lesões na região jugal.
Alternativas
Q820029 Odontologia

Sobre o diagnóstico das lesões cervicais não-cariosas informe, se as afirmativas a seguir, são verdadeiras(V) ou falsas (F).

( ) A abrasão é a perda da estrutura dentária ocorrida pelo desgaste mecânico que, geralmente, acontece pela constante fricção de um corpo estranho.

( ) A erosão é a lesão causada pela perda de estrutura dental devido a microfraturas do esmalte desencadeada por tensões de tração e compressão provenientes de forças oclusais mal dirigidas ou exageradas.

( ) A abfração é a perda patológica, crônica, localizada e indolor de estrutura dentária promovida pela dissolução por ácidos não bacterianos provenientes de alimentos, medicamentos e, ainda, por ácidos do próprio organismo.

( ) A corrosão é a perda patológica, crônica, da estrutura dental, promovida pela diferença de gradiente dos diferentes materiais dentários utilizados nas restaurações, causando a retirada da hidroxiapatita e deposição de íons galvânicos.

( ) Lesão multifatorial resulta da interação de dois ou mais fatores etiológicos sendo que, na prática clínica, é difícil fazer o diagnóstico dessas lesões.

A alternativa que apresenta a sequência correta é

Alternativas
Q790593 Odontologia
Em relação ao cordão fibroso de Robin e Magitot, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: B
5: C
6: B
7: B
8: E
9: E
10: C
11: A
12: A
13: D
14: C
15: D
16: B
17: C
18: E
19: B
20: C